Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Menstruação atrasada: 9 principais causas e o que fazer

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.

Geralmente, este atraso na menstruação pode durar desde 1, 2, 3 ou 5 dias até 1 a 2 meses, sendo recomendado consultar o médico se a menstruação continuar atrasada por mais de 3 meses, para que a causa possa ser identificada e tratada.

Porém, se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, existe a probabilidade de gravidez, sendo recomendado fazer um teste, que pode ser comprado nas farmácias.

Menstruação atrasada: 9 principais causas e o que fazer

Se a menstruação está atrasada e a mulher já realizou pelo menos 2 testes de gravidez no último mês, com 7 dias de intervalo entre a realização do teste, e o resultado tenha dado negativo, é muito provável que não seja gravidez e o atraso na menstruação possa estar a ser causado por outras situações, como:

1. Excesso de atividade física

O excesso de atividade física, como acontece com atletas ou pessoas que estão em preparação para alguma prova ou competição esportiva, por exemplo, podem levar a alterações hormonais, como é o caso do aumento da prolactina, que pode levar ao atraso da menstruação. Porém, é importante que a pessoa saiba que é importante praticar atividade física regular, desde que não seja em excesso.

2. Dietas muito restritivas

Algumas dietas muito restritivas, podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação. Além disso, a redução de aporte de nutrientes faz com que o organismo aproveite a pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, o que se pode refletir em atrasos ou mesmo ausência na menstruação.

3. Alterações no sistema reprodutor

Alterações no sistema reprodutor, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero, também podem causa oscilações nor hormônios sexuais femininos, podendo levar a alterações na menstruação.

4. Alterações do hipotálamo e hipófise

O hipotálamo e a hipófise são glândulas que estão localizadas no cérebro e que são responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais. Doenças que causam alterações nestas glândulas podem levar a oscilações no ciclo e, consequentemente, atrasos ou antecipação da menstruação.

5. Pílula de uso contínuo

A pílula ou outros anticoncepcionais de uso contínuo, como fornecem hormônios ao organismo diariamente e sem pausas, impedem que ocorra a menstruação. Porém, podem ocorrer pequenos sangramentos ocasionalmente, mas em diferentes dias do ciclo.

6. Pré menopausa

Quando a fase da menopausa se começa a aproximar, é normal começarem a ocorrerem atrasos ou mesmo falhas na menstruação. Algumas mulheres podem entrar na menopausa numa idade precoce e não perceber que é essa a causa dos atrasos da menstruação.

7. Pós-parto

No pós-parto, a menstruação só poderá voltar após a mulher parar de amamentar. Porém, é necessário usar métodos contraceptivos durante a amamentação, para evitar uma gravidez.

8. Uso de anticoncepcional

Em algumas mulheres que deixam de usar anticoncepcional como a pilula, implante ou injeção anticoncepcional, o ciclo menstrual pode demorar cerca de 6 meses a voltar a ser regular, o que é perfeitamente normal, não havendo motivo para preocupação.

9. Estresse e ansiedade

O estresse pode influenciar a regulação hormonal, realizada pelo hipotálamo, no cérebro, levando a alterações na menstruação.

Algumas destas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses (amenorreia), sendo recomendado consultar o médico caso isso aconteça. Conheça outras causas que podem levar ao atraso da menstruação

Também se deve ter em atenção a situações de adolescentes que já tenham completado 16 anos de idade, ainda não menstruou pela primeira vez. Nesse caso, o ginecologista pode diagnosticar uma amenorreia primária, que deve ser investigada. Esse atraso da menstruação pode estar relacionado a problemas como traumatismo craniano, prematuridade ou a defeitos no aparelho reprodutor, como hímen imperfurado, septo vaginal ou ausência de útero.

Menstruação atrasada: 9 principais causas e o que fazer

O que fazer em caso de menstruação atrasada

Se a mulher tiver a menstruação atrasada, o primeiro passo é fazer um exame de gravidez de farmácia. Se a menstruação estiver atrasada por mais de 3 meses, e não for possível identificar a causa, deve-se ir ao ginecologista, para que ele possa identificar a causa e tratar o problema, podendo em alguns casos ser recomendado o uso de remédios para descer a menstruação.

O médico pode pedir exames, como o teste do progestágeno e a dosagem da prolactina, para conseguir identificar o motivo desse atraso e indicar o tratamento mais adequado.

Além disso, dependendo do que está a provocar o atraso na menstruação, também é importante:

  • Reduzir a intensidade do exercício físico;
  • Reduzir o estresse;
  • Manter uma alimentação equilibrada, evitando dietas muito restritivas;
  • Manter o peso ideal;
  • Tomar a pílula anticoncepcional, se recomendado pelo ginecologista, para regular o ciclo menstrual.

Além disso, também é recomendado fazer consultas médicas regulares, para identificar possíveis problemas de saúde ou doenças como ovários policísticos, endometriose, anorexia, bulimia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, que podem provocar alterações no ciclo menstrual.

Remédios Caseiros para Descer a Menstruação

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a descer a menstruação, porém estes apenas devem ser tomados quando não existem suspeitas de gravidez.

1. Chá de Canela

Para preparar este chá, é necessário:

Ingredientes

  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar a canela em pau à água fervente, tapar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, retirar os paus de canela e beber quando estiver morno. Este chá deve ser bebido 1 a 2 vezes por dia até a menstruação descer e, se necessário, pode ser adoçado com um pouco de mel ou açúcar.

Menstruação atrasada: 9 principais causas e o que fazer

2. Chá de Agoniada

Para preparar este chá, é necessário:

Ingredientes

  • 5 gramas de flores secas de agoniada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar as flores de agoniada à água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos e coar antes de beber. Deve beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia até a menstruação descer.

Estes chás são opções naturais para quando a menstruação está atrasada em alguns dias e apenas devem ser tomados durante 5 a 10 dias, sendo recomendado consultar o médico caso a menstruação não venha durante esse tempo. Além disso, não há comprovação cientifica de que funcionem na regulação da menstruação. 

Quando deve vir a sua menstruação 

Insira seus dados a seguir e saiba quando deve vir a sua menstruação:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem