Primeira menstruação: quando acontece, sintomas e o que fazer

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
julho 2022

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, normalmente acontece entre os 10 e 14 anos e depende de alguns fatores como estilo de vida da menina, alimentação, fatores hormonais e histórico menstrual das mulheres da mesma família.

Devido às alterações hormonais que acontecem nessa fase, a primeira menstruação é normalmente acompanhada por outros sintomas, como aumento dos quadris e crescimento das mamas, por exemplo, podendo surgir dias, semanas ou meses antes da menarca.

É importante que o ginecologista seja consultado assim que tiver início o primeiro ciclo menstrual da menina, pois assim é possível que receba algumas orientações e esclareça as principais dúvidas.

Sintomas da primeira menstruação

Os primeiros sintomas da primeira menstruação são:

  • Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
  • Crescimento das mamas;
  • Aumento dos quadris;
  • Pequeno aumento de peso;
  • Aparecimento de espinhas no rosto;
  • Alterações de humor, podendo a menina ficar mais irritada, triste ou sensível;
  • Dor na região abdominal.

Esses sintomas são normais e indicam que o organismo da menina está sofrendo mudanças e, por isso, o uso de remédios, principalmente no caso de dor, não é recomendado. No entanto, caso a dor seja muito intensa, pode colocar uma bolsa de água quente na parte inferior da barriga para aliviar o desconforto.

Qual a cor da primeira menstruação?

A cor da primeira menstruação é escura ou marrom, no início, mas também pode ser apresentada como sendo pequenas manchas de cor rosa ou vermelho vivo.

A menstruação mais escura que o normal acontece devido às alterações hormonais e, por isso, não representa qualquer problema de saúde.

O que fazer

Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.

Assim, algumas orientações que podem ser dadas pelo ginecologista e que devem ser adotadas durante o ciclo menstrual são:

  • Usar absorvente para reter o fluxo menstrual, dando preferência aos absorventes noturnos durante os primeiros dias do ciclo;
  • Trocar o absorvente a cada três horas ou antes desse período quando o fluxo é muito intenso;
  • Realizar a higienização íntima com sabonete neutro;
  • Ter sempre absorvente dentro da bolsa, principalmente perto da data da próxima menstruação.

A menstruação é um processo natural e faz parte da vida da mulher, não devendo causar preocupação e nem constrangimento na menina. Além disso, a menstruação também pode ser considerada um sinal da fertilidade da mulher, ou seja, indica que os óvulos produzidos não foram fecundados, resultando na descamação da parede uterina, o endométrio. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Quantos dias dura a menstruação

A duração da menstruação pode variar de acordo com o organismo da menina, podendo durar entre 3 a 8 dias. Em geral, após 28 a 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação. No entanto, é normal que as menstruações seguintes demorem mais tempo para descer, já que o organismo da menina ainda está em processo de adaptação, principalmente relacionado às mudanças hormonais.

Assim, é comum que no primeiro ano após a primeira menstruação o ciclo seja irregular, assim como o fluxo menstrual, podendo variar entre mais e menos intenso entre os meses. Com o passar do tempo, o ciclo e fluxo vão se tornando mais regular, sendo mais fácil para a menina identificar quando a menstruação está próxima.

De foram geral, a mulher deve menstruar todos os meses até completar 50 anos, que é quando tem normalmente início o climatério e a menopausa.

É possível atrasar a primeira menstruação?

O atraso na primeira menstruação é possível quando a menina tem menos de 9 anos e já apresenta sinais indicativos de que a primeira menstruação está próxima, sendo essa situação também conhecida como menarca precoce. Assim, o endocrinologista pediatra pode indicar algumas medidas que ajudem a atrasar a menarca e a permitir um maior crescimento ósseo.

Normalmente, nessas situações, o médico indica a injeção de hormônios todos os meses até que a menina atinja uma idade em que já não se tem nenhuma vantagem em evitar a vinda da menstruação. Saiba mais sobre a menarca precoce e o que fazer.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em julho de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • Midyett LK, Moore WV, Jacobson JD. Are pubertal changes in girls before age 8 benign?. Pediatrics. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12509553/. 2003
  • Amy E. Lacroix; Hurria Gondal; Karlie R. Shumway; Michelle D. Langaker. Physiology, Menarche. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470216/, 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.