Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Primeira menstruação: quando acontece, sintomas e o que fazer

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
outubro 2022

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, normalmente acontece entre os 10 e 14 anos e depende de alguns fatores como estilo de vida da menina, alimentação, fatores hormonais e histórico menstrual das mulheres da mesma família.

Devido às alterações hormonais que acontecem nessa fase, a primeira menstruação é normalmente acompanhada por outros sintomas, como aumento dos quadris e crescimento das mamas, por exemplo, podendo surgir dias, semanas ou meses antes da menarca.

É importante que o ginecologista seja consultado assim que tiver início o primeiro ciclo menstrual da menina, pois assim é possível que receba algumas orientações e esclareça as principais dúvidas.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas da primeira menstruação

Os primeiros sintomas da primeira menstruação são:

  • Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
  • Crescimento das mamas;
  • Aumento dos quadris;
  • Pequeno aumento de peso;
  • Aparecimento de espinhas no rosto;
  • Alterações de humor, podendo a menina ficar mais irritada, triste ou sensível;
  • Dor na região abdominal.

Esses sintomas são normais e indicam que o organismo da menina está sofrendo mudanças e, por isso, o uso de remédios, principalmente no caso de dor, não é recomendado. No entanto, caso a dor seja muito intensa, pode colocar uma bolsa de água quente na parte inferior da barriga para aliviar o desconforto.

Qual a cor da primeira menstruação?

A cor da primeira menstruação é escura ou marrom, no início, mas também pode ser apresentada como sendo pequenas manchas de cor rosa ou vermelho vivo.

A menstruação mais escura que o normal acontece devido às alterações hormonais e, por isso, não representa qualquer problema de saúde.

Qual a quantidade da primeira menstruação?

A quantidade da primeira menstruação varia de uma pessoa para outra, de forma que as primeiras menstruações podem ser caracterizadas por pequenas manchas intermitentes ou ter início com um fluxo pequeno que aumenta ao longo dos dias e depois volta a diminuir mais próximo ao fim do ciclo.

O que fazer

Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.

Assim, algumas orientações que podem ser dadas pelo ginecologista e que devem ser adotadas durante o ciclo menstrual são:

  • Usar absorvente para reter o fluxo menstrual, dando preferência aos absorventes noturnos durante os primeiros dias do ciclo;
  • Trocar o absorvente a cada três horas ou antes desse período quando o fluxo é muito intenso;
  • Realizar a higienização íntima com sabonete neutro;
  • Ter sempre absorvente dentro da bolsa, principalmente perto da data da próxima menstruação.

A menstruação é um processo natural e faz parte da vida da mulher, não devendo causar preocupação e nem constrangimento na menina. Além disso, a menstruação também pode ser considerada um sinal da fertilidade da mulher, ou seja, indica que os óvulos produzidos não foram fecundados, resultando na descamação da parede uterina, o endométrio. Entenda como funciona o ciclo menstrual.

Quantos dias dura a menstruação

A duração da menstruação pode variar de acordo com o organismo da menina, podendo durar entre 3 a 8 dias. Em geral, após 28 a 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação. No entanto, é normal que as menstruações seguintes demorem mais tempo para descer, já que o organismo da menina ainda está em processo de adaptação, principalmente relacionado às mudanças hormonais.

Assim, é comum que no primeiro ano após a primeira menstruação o ciclo seja irregular, assim como o fluxo menstrual, podendo variar entre mais e menos intenso entre os meses. Com o passar do tempo, o ciclo e fluxo vão se tornando mais regular, sendo mais fácil para a menina identificar quando a menstruação está próxima.

De foram geral, a mulher deve menstruar todos os meses até completar 50 anos, que é quando tem normalmente início o climatério e a menopausa.

É possível atrasar a primeira menstruação?

O atraso na primeira menstruação é possível quando a menina tem menos de 9 anos e já apresenta sinais indicativos de que a primeira menstruação está próxima, sendo essa situação também conhecida como menarca precoce. Assim, o endocrinologista pediatra pode indicar algumas medidas que ajudem a atrasar a menarca e a permitir um maior crescimento ósseo.

Normalmente, nessas situações, o médico indica a injeção de hormônios todos os meses até que a menina atinja uma idade em que já não se tem nenhuma vantagem em evitar a vinda da menstruação. Saiba mais sobre a menarca precoce e o que fazer.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • Midyett LK, Moore WV, Jacobson JD. Are pubertal changes in girls before age 8 benign?. Pediatrics. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12509553/. 2003
  • Amy E. Lacroix; Hurria Gondal; Karlie R. Shumway; Michelle D. Langaker. Physiology, Menarche. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470216/, 2022
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.