Como fazer a menstruação descer: 8 estratégias eficazes

Algumas formas simples e eficazes de fazer a menstruação descer são: utilizar remédios anticoncepcionais, evitar exercícios físicos pesados e fazer alterações na dieta, especialmente em casos de baixo peso ou sobrepeso.

O atraso na menstruação pode surgir devido à gravidez, especialmente se a mulher tiver tido uma relação sexual desprotegida. Mas também pode ocorrer devido a problemas de saúde, como no caso da síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou estresse. Veja as principais causas da menstruação atrasada

É importante fazer o teste de gravidez sempre que a menstruação tiver atrasada e consultar o ginecologista para avaliar se o atraso ou ausência da menstruação são causados por condições de saúde, e desta forma ser indicado o melhor tratamento para regular o ciclo menstrual e fazer a menstruação descer. 

As principais formas de fazer a menstruação descer mais rápido são:

1. Usar anticoncepcionais 

Uma forma de fazer a menstruação descer mais cedo, e de forma programada, para mulheres que utilizam anticoncepcionais regularmente, contendo estrogênio e  progesterona, é fazer a pausa da cartela, uma semana mais cedo, por exemplo. 

Normalmente, as pílulas combinadas são utilizadas durante 21 dias seguidos, fazendo uma pausa 7 dias, sendo que a menstruação desce nesse período de pausa. 

Essa interrupção da cartela, pode ser programada quando a mulher tiver algum evento programado, como viagem ou casamento, por exemplo.

No entanto,é importante ressaltar que interromper o uso do anticoncepcional antes de terminar a cartela, pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada, caso a mulher tenha contato íntimo desprotegido.

Por isso, essa interrupção programada do anticoncepcional deve ser feita com orientação do ginecologista, devendo a mulher usar um método contraceptivo de barreira, tanto para evitar uma gravidez, como para evitar infecções sexualmente transmissíveis. 

2. Tomar medroxiprogesterona

A medroxiprogesterona é um hormônio sintético semelhante à progesterona que é naturalmente produzida pelo corpo, sendo normalmente indicada para o tratamento da ausência de menstruação por mais de 3 meses, em mulheres que não estão comprovadamente grávidas, e que apresentam alterações hormonais.

Desta forma, a medroxiprogesterona pode ajudar a regular os níveis hormonais e fazer a menstruação descer, e deve ser usado somente com indicação do ginecologista após avaliação da causa da ausência da menstruação. 

Esse remédio não possui ação contraceptiva e não previne uma gravidez indesejada, sendo que nesse caso, para mulheres que desejam evitar uma gravidez, deve-se consultar o ginecologista que pode indicar o melhor método anticoncepcional de forma individualizada. Confira os principais métodos anticoncepcionais que podem ser indicados pelo médico.

3. Tomar primosiston

O Primosiston é um remédio que contém dois hormônios na sua composição, a noretisterona e etinilestradiol, que são capazes de impedir a ovulação e a produção hormonal, sendo indicado para antecipar ou atrasar a menstruação, ou para interromper o sangramento disfuncional do útero.

Esse remédio deve ser utilizado apenas com indicação do ginecologista após avaliação e realização de exames da mama e do útero, além de testes que excluam a possibilidade de gravidez.

O Primosiston, embora tenha hormônios na sua composição, não é um anticoncepcional, portanto não deve ser usado como método para prevenir gravidez. Saiba como usar o Primosiston para descer a menstruação

4. Suplementar com vitamina C

Alguns estudos[1,2] têm associado a suplementação de vitamina C com a redução dos níveis de progesterona e aumento dos níveis de estrogênio no organismo, o que pode provocar contrações no útero, e fazer a menstruação descer mais rapidamente. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse efeito no organismo feminino.

Os suplementos de vitamina C devem ser usados com indicação do médico ou nutricionista, pois são contra-indicados para pessoas com história de pedra nos rins por oxalato, insuficiência renal grave ou falência renal, ou hemocromatose, além de poderem causar efeitos colaterais como diarreia, náusea, vômito ou dor abdominal. Veja como tomar suplementos de vitamina C corretamente.

Além disso, a vitamina C não deve ser usada na gravidez, e por isso, no caso da menstruação não descer no dia certo, deve-se fazer um teste de gravidez e consultar o ginecologista. Confira os melhores testes de gravidez

5. Remédios naturais

Alguns remédios naturais, como o chá de gengibre ou o chá de orégano, por exemplo, possuem substâncias que são capazes de aumentar a contração uterina, o que pode ajudar a descer a menstruação, quando são tomados próximos ao dia em que a menstruação deveria descer normalmente. Saiba como preparar os chás para a menstruação descer

No entanto, a maior parte dos chás usados para descer a menstruação não possuem comprovação científica em humanos, além de poderem causar defeitos graves no bebê ou aborto, se tomados durante a gravidez.

Por isso, antes de utilizar os remédios naturais para a menstruação descer, é importante fazer um teste de gravidez, e consultar o ginecologista para que seja avaliada e identificada a causa do atraso na menstruação.

6. Evitar exercícios físicos vigorosos

Fazer exercícios físicos vigorosos, em excesso ou com sobrecarga de pesos, pode causar alterações hormonais, como redução dos níveis de estrogênio no corpo, o que pode levar à amenorréia, que é a ausência ou atraso da menstruação, especialmente no caso de atletas.

Uma boa forma de evitar que isso aconteça, e fazer a menstruação descer mais rapidamente, é praticar atividades físicas regularmente que não sobrecarregam o corpo ou reduzir a quantidade de exercícios feitos diariamente.

É importante que os exercícios físicos sejam feitos com orientação de um educador físico, além de fazer acompanhamento com o ginecologista, que pode indicar o melhor tratamento para equilibrar os hormônios, e desta forma fazer a menstruação descer regularmente.

7. Ter relações sexuais

A relação sexual regular ajuda a diminuir o estresse e promove o equilíbrio hormonal, ajudando a regular o ciclo menstrual.

Além disso, durante o orgasmo ocorre um aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica e uma dilatação do útero, o que pode fazer a menstruação descer, especialmente quando o contato íntimo ocorre alguns dias antes da data que seria normal para a menstruação descer.

É importante que o contato íntimo seja sempre feito com a utilização de camisinha, para evitar infecções sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada. Conheça as principais IST’s

8. Fazer alterações na dieta

Fazer alterações na dieta, com orientação do nutricionista, é importante para ajudar a regular os níveis hormonais e fazer a menstruação descer, especialmente em mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular devido ao baixo peso corporal, sobrepeso ou fazem dietas muito restritivas.

O baixo peso corporal e as dietas restritivas podem causar uma redução da quantidade de nutrientes para o corpo, fazendo com que o organismo utilize a pouca quantidade de nutrientes para manter as funções vitais do corpo.

Já o sobrepeso ou obesidade, pode levar a um aumento de adipocinas no corpo, que são moléculas liberadas pelas células de gordura, resultando em alterações hormonais, irregularidades no ciclo menstrual, ausência de ovulação, resistência à insulina, síndrome dos ovários policísticos, ou até infertilidade.

Desta forma, fazer alterações na dieta, fazendo uma alimentação balanceada, incluindo frutas, legumes e verduras frescos, além de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, para ajudar a regular os níveis hormonais e fazer a menstruação descer regularmente. Saiba como fazer uma dieta balanceada

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • NILLNI, Y. I.; et al. Mental health, psychotropic medication use, and menstrual cycle characteristics. Clin Epidemiol. 10. 1073–1082, 2018
  • ACKERMAN, K. E.; MISRA, M. Amenorrhoea in adolescent female athletes. Lancet Child Adolesc Health. 2. 9; 677-688, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • NAWAZ, G.; ROGOL, A. D. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Amenorrhea. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482168/>. Acesso em 21 set 2022
  • BAYER S.A. Primosiston. 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Primosiston-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1633968514&embedded=true>. Acesso em 21 set 2022
  • MUMFORD, S. L.; et al. Serum Antioxidants Are Associated with Serum Reproductive Hormones and Ovulation among Healthy Women. J Nutr. 146. 1; 98–106, 2016
  • IERVOLINO, M.; et al. Natural Molecules in the Management of Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): An Analytical Review. Nutrients. 13. 5; 1677, 2021
  • WU, X.; et al. Ascorbic acid transported by sodium-dependent vitamin C transporter 2 stimulates steroidogenesis in human choriocarcinoma cells. Endocrinology. 149. 73–83, 2008
  • KLEIN, D. A.; et al. Amenorrhea: A Systematic Approach to Diagnosis and Management. Am Fam Physician. 100. 1; 39-48, 2019
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina para GANHAR PESO e aumentar MASSA MUSCULAR

    17:22 | 499039 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1410224 visualizações
  • 3 BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

    05:00 | 27997 visualizações
  • SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO | O Que Comer para Tratar

    05:36 | 441693 visualizações
  • Emagrecer com Saúde

    03:12 | 440464 visualizações