A menopausa é o período em que acontece a interrupção natural da menstruação, assinalando o final do período reprodutivo da mulher.
A menopausa acontece por volta dos 45 anos e é marcada por sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente, suores noturnos e alterações de humor frequentes.
O tratamento da menopausa ajuda principalmente a aliviar os sintomas e pode ser feito através da reposição hormonal com medicamentos, sob indicação do ginecologista, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de fitoterápicos.

Principais sintomas
Os sintomas mais comuns de menopausa são:
- Ausência da menstruação por, pelo menos, 12 meses;
- Ondas de calor que surgem de repente;
- Suor frio que ocorre logo depois das ondas de calor;
- Secura vaginal;
- Mudanças bruscas de humor;
- Ansiedade e nervosismo sem causa aparente;
- Insônia ou dificuldade para dormir;
- Aumento do peso e facilidade em acumular gordura no abdômen;
- Osteoporose;
- Depressão;
- Sensação de formigamento ou perda da sensibilidade em alguma parte do corpo;
- Dor nos músculos;
- Dor de cabeça frequente;
- Palpitação cardíaca;
- Zumbido nos ouvidos.
Estes sintomas tendem a surgir por volta dos 45 anos, mas a idade varia de uma mulher para a outra, não existindo uma regra fixa. Quando a menopausa surge antes dos 40 é chamada de menopausa precoce e quando ocorre depois dos 52 anos, é conhecida como menopausa tardia.
Teste online de sintomas
Se você acha que pode estar na menopausa faça nosso teste online de sintomas:
O que causa a menopausa
A menopausa é causada pela diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que tende a acontecer naturalmente com o envelhecimento.
No entanto, a menopausa também pode surgir mais cedo, especialmente devido a algumas condições de saúde que afetam a produção hormonal, como doenças autoimunes, infecções ou tratamento do câncer.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da menopausa é baseado nos sintomas que a mulher relata para o ginecologista. Mas em caso de dúvida, pode-se confirmar o diminuição da produção de hormônios através de um exame de sangue.
Tratamento para menopausa
O tratamento para menopausa pode ser direcionado para eliminar a causa, quando resulta de alguma condição de saúde, por exemplo, ou somente para aliviar os sintomas, quando acontece naturalmente.
A terapia de reposição hormonal é geralmente indicada em todos os casos e consiste no uso de hormônios sintéticos, normalmente na forma de comprimidos, por um período de tempo. Este tratamento só não é utilizado, quando a mulher ter alguma contraindicação, como câncer de mama, trombose ou problemas circulatórios, histórico de infarto ou derrame cerebral ou doenças no fígado.
Além disso, existem outros remédios, como os antidepressivos e os anticonvulsivantes, que também podem ser indicados pelo médico para aliviar alguns sintomas. Confira uma lista mais completa dos medicamentos indicados para menopausa.
Opções de tratamento natural
Os sintomas e desconfortos da menopausa também podem ser tratados de forma natural, especialmente se forem leves. Nesses casos, medidas simples como a suplementação, alterações na dieta e a prática regular de exercício físico, podem ajudar.
Suplementação para menopausa
Alguns suplementos e chás são capazes de ajudar a mulher a entrar mais tranquilamente na menopausa. Alguns exemplos são:
- Suplementos de soja, lecitina da soja ou isoflavona de soja para combater as ondas de calor;
- Suplemento de Cohosh negro (Cimicifuga Racemosa) para diminuir a secura vaginal;
- Chá de hipericão, para estabilizar as alterações de humor e reduzir as ondas de calor.
Estes chás e suplementos só devem ser utilizados com orientação de um nutricionista, fitoterapeuta ou ginecologista, pois embora sejam naturais podem influenciar o funcionamento do corpo e interagir com outros medicamentos que a mulher esteja tomando
Alimentação para menopausa
A alimentação também pode ajudar bastante a aliviar os sintomas da menopausa. Algumas orientações gerais incluem:
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio como leite e seus derivados, sardinha e soja para ajudar a fortalecer os ossos;
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina E como óleo de gérmen de trigo e legumes de folha verde;
- Dar preferência a: frutas cítricas, cereais integrais, peixes. A suplementação com semente de linhaça pode ser indicada para melhorar o transito intestinal e controlar o colesterol.
- Evitar: pratos condimentados, alimentos ácidos, café e bebidas alcoólicas, alimentos com alto teor de açúcar e gorduras, como os industrializados, além das carnes e laticínios gordos.
Após o início da menopausa a mulher tem uma maior tendência para engordar porque o metabolismo torna-se mais lento e para evitar este aumento de peso é indicado diminuir a ingestão diária de calorias dando preferência ao consumo de alimentos light. A alimentação também é importante para controlar a diabetes na menopausa, pois fica mais difícil controlar o açúcar no sangue nesta fase da vida.
Confira o vídeo da nutricionista Tatiana Zanin para saber o que comer ara aliviar os sintomas e se sentir melhor:
Exercícios na menopausa
A prática regular de exercícios na menopausa ajuda a manter o peso sob controle e a fortalecer os ossos. Alguns exemplos de exercícios indicados para esta fase são: hidroginástica, ioga e Pilates pois eles provocam menor sudorese e favorece o controle da respiração, o que também pode combater o estresse. Para melhorar o humor fazer exercícios no início da manhã sob a luz do sol é o mais indicado.
O indicado é realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente pois isto também ajuda a tonificar os músculos, evitando assim a diminuição da massa muscular e a consequente troca por gordura.
Após a menopausa o risco de fraturas nos osso é maior, por isso saiba quando é necessário tomar suplementos de cálcio nessa fase da vida.