Suplemento de cálcio: quando tomar e doses

novembro 2022

O suplemento de cálcio é indicado principalmente para a prevenção e tratamento da osteoporose, osteomalácia ou raquitismo. Assim como também pode ser recomendado para pessoas que consomem poucos alimentos fonte de cálcio, por exemplo.

Além disso, o suplemento de cálcio também pode ser indicado em situações que dificultam a absorção desse mineral pelo organismo, como uso prolongado de corticoides, doença inflamatória intestinal ou doença celíaca.

Apesar de ser importante, o consumo excessivo de suplementos de cálcio pode provocar alguns problemas, como pedra nos rins, prisão de ventre e dor no estômago. Por isso, esse suplemento só deve ser usado sob a orientação de um médico ou nutricionista.

Quando é recomendado

O suplemento de cálcio é geralmente recomendado para o tratamento de alguns problemas de saúde, baixa ingestão de cálcio ou com alguma condição que dificulte a absorção desse mineral, como:

  • Osteoporose;
  • Osteomalácia;
  • Raquitismo hipocalcêmico;
  • Uso de corticoides, como prednisona, prednisolona ou hidrocortisona;
  • Hipocalcemia;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Doença celíaca;
  • Baixo consumo de alimentos fontes de cálcio.

Além disso, o suplemento de cálcio também é indicado para o tratamento de hipoparatireoidismo, uma doença causada pela diminuição do hormônio paratormônio e que pode causar sintomas como fraqueza ou alterações nos ossos. Conheça mais sobre o hipoparatireoidismo.

É importante lembrar que a vitamina D é essencial para aumentar a absorção de cálcio no organismo. Assim, é recomendado também pegar sol regularmente e consumir alimentos fontes de vitamina D, como gema de ovo, leite e derivados. Veja outros alimentos ricos em vitamina D.

Tipos de suplemento de cálcio

O suplemento de cálcio é encontrado em cápsulas, comprimidos ou injeções, como citrato de cálcio, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio ou gliconato de cálcio, podendo ser comercializado na forma isolada ou associado à vitamina D.

Como tomar

O tipo, a dosagem e o tempo uso do suplemento de cálcio deve ser recomendado por um médico, ou nutricionista e varia conforme o objetivo a ser tratado.

1. Carbonato de cálcio

O carbonato de cálcio é indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose e hipocalcemia, e a dose recomendada varia de 100 mg a 500 mg por dia. Como o carbonato de cálcio precisa do ácido do estômago para ser absorvido, esse suplemento deve ser tomado sempre junto com as refeições e com um copo de água.

2. Citrato de cálcio

O citrato de cálcio é mais fácil de ser absorvido e, por isso, é geralmente indicado para pessoas com alterações na produção de ácido no estômago, como no caso de idosos ou pessoas que passaram por cirurgia de redução de estômago, por exemplo.

O comprimido de citrato de cálcio deve ser tomado de estômago vazio, com um copo de água e conforme as seguintes indicações:

  • Deficiência de cálcio em crianças acima de 6 anos e adultos: 800 mg ao dia;
  • Deficiência de cálcio em mulheres grávidas ou que amamentam: de 1000 a 1200 mg por dia;
  • Tratamento da hipocalcemia: de 800 mg a 1200 mg ao dia;
  • Prevenção e tratamento da osteoporose: de 800 mg a 1500 mg ao dia.

O citrato de cálcio também é encontrado na forma de sachê, que deve ser diluído em um copo de água, sucos ou sopas mornas. A dosagem geralmente recomendada é de 1 a 2 sachês por dia.

3. Fosfato de cálcio

O fosfato de cálcio geralmente é associado com a vitamina D e pode ser encontrado na forma de comprimidos de 600 a 1600 mg.

Esse suplemento geralmente é indicado para a prevenção do raquitismo e para a prevenção e o tratamento da osteoporose. A dosagem recomendada desse suplemento é de 1 a 2 comprimidos por dia, que devem ser tomados com um copo de água e junto das refeições.

4. Gliconato de cálcio

O gliconato de cálcio é encontrado na forma injetável, sendo indicado para tratar a queda dos níveis de cálcio no sangue e no tratamento da hiperpotassemia, que é o aumento dos níveis de potássio no sangue.

No entanto, o gliconato de cálcio só deve ser usado em ambiente hospitalar, sendo administrado na veia por um enfermeiro ou outro profissional de saúde.

Possíveis efeitos colaterais

O uso de suplementos de cálcio pode causar dor de estômago, vômito, arrotos, prisão de ventre, boca seca, aumento do volume de urina, perda de apetite ou gosto metálico na boca.

O suplemento de cálcio também pode dificultar a absorção de zinco e ferro, promover o surgimento de pedras nos rins ou a hipercalcemia, que é o aumento dos níveis de cálcio no sangue.

Além disso, a ingestão acima de 2000 mg de suplementos de cálcio por dia pode aumentar o risco de calcificação dos vasos sanguíneos e o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto e pressão alta.

Quem não deve usar

Os suplementos de cálcio não são indicados para pessoas com insuficiência renal grave, hipercalciúria grave, hipercalcemia, hipervitaminose D ou sarcoidose, uma doença caracterizada pela formação de células inflamatórias no corpo, causando sintomas como cansaço excessivo, dor ou inchaço nas articulações, por exemplo.

Além disso, os suplementos de cálcio só devem ser usados por crianças e mulheres grávidas sob orientação de um médico.

Pessoas que estejam usando remédios devem sempre consultar um médico antes de usar os suplementos de cálcio. Isto porque os suplementos de cálcio podem alterar os efeitos dos medicamentos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • EMS SIGMA PHARMA. BONECAL D. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/BONECALD.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
  • FRESENIUS KABI. Gliconato de cálcio. Disponível em: <https://www.fresenius-kabi.com/br/documents/1.Gliconatodecalcio_PA_05.2022.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MEDLINE PLUS. Calcium Carbonate. Disponível em: <https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a601032.html#side-effects>. Acesso em 09 nov 2022
  • TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING;. Dietary Calcium. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK549792/>. Acesso em 09 nov 2022
  • MAYO CLINIC. Calcium and calcium supplements: Achieving the right balance. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/calcium-supplements/art-20047097>. Acesso em 09 nov 2022
  • CHIESI FARMACÊUTICA. Miocalven D. 2016. Disponível em: <https://io.convertiez.com.br/m/drogal/uploads/bulas/7896672202360/Bula-miocalven-D-paciente.pdf>. Acesso em 09 nov 2022
  • SANOFI. OS-CAL 500. 2019. Disponível em: <https://www.sanoficonecta.com.br/-/media/Sanofi/Conecta/Products/Oscal-500/Bula-profissional-Os-CAL-500.ashx>. Acesso em 09 nov 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • O segredo para ENVELHECER com SAÚDE

    10:39 | 6123 visualizações
  • O que comer se tem intolerância à lactose

    03:33 | 220060 visualizações
  • Alimentação rica em CÁLCIO

    02:16 | 246807 visualizações