Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando tomar suplemento de cálcio

O cálcio é um mineral essencial para o corpo pois, além de fazer parte da estrutura dos dentes e dos ossos, também é muito importante para enviar os impulsos nervosos, liberar alguns hormônios, assim como contribuir para a contração muscular.

Embora o cálcio possa ser ingerido na alimentação, através do consumo de alimentos ricos em cálcio como leite, amêndoa ou manjericão, muitas vezes também precisa ser ingerido na forma de suplemento, especialmente em pessoas que não fazem um consumo suficiente do mineral ou em crianças e idosos, que precisam em maior quantidade.

Apesar de ser importante para o corpo, o cálcio em excesso também pode causar alguns problemas graves, como pedra nos rins , e, por isso, qualquer suplementação deste mineral deve ser avaliada e orientada por um médico ou nutricionista.

Quando tomar suplemento de cálcio

Perigos da suplementação excessiva de cálcio

A suplementação excessiva de cálcio e vitamina D aumenta o risco de:

  • Pedras nos rins; calcificação dos vasos sanguíneos;
  • Trombose; entupimento dos vasos;
  • Aumento da pressão arterial, AVC e Infarto.

O excesso de cálcio ocorre porque além da suplementação, esse mineral também é consumido através da alimentação, tendo como principais fontes o leite e seus derivados. Veja uma lista completa dos alimentos ricos em cálcio para que a suplementação não seja necessária.

Quando tomar suplementos de cálcio

Os suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados principalmente para mulheres que fazem terapia de reposição hormonal, pois é apenas assim que o risco de osteoporose é realmente reduzido.

Portanto, mulheres que não fazem reposição hormonal devem tomar apenas suplementos com vitamina D3, que é a forma inativa dessa vitamina, que será ativada pelos rins apenas nas quantidades necessárias para o corpo. A vitamina D é essencial para aumentar a absorção de cálcio no intestino e fortalecer os ossos. Veja 6 benefícios da vitamina D.

Recomendação diária de cálcio e vitamina D

Para mulheres a partir dos 50 anos, a recomendação de ingestão de cálcio é de 1200 mg por dia e de 10 mcg por dia de vitamina D. Uma alimentação saudável e variada fornece esses nutrientes em quantidades adequadas, além de ser essencial tomar banho de sol diariamente por pelo menos 15 minutos para aumentar a produção de vitamina D.

Assim, a suplementação com esses nutrientes após a menopausa deve ser avaliada pelo médico de acordo com as condições de saúde da mulher, os hábitos alimentares e o uso da terapia de reposição hormonal.

Para evitar a necessidade de tomar suplementos, veja como fortalecer os ossos na menopausa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem