Como fazer a Reposição Hormonal natural na Menopausa

Uma boa estratégia para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame. A soja diminui o risco de osteoporose e de câncer de mama, a linhaça ajuda a diminuir os sintomas da TPM, já o inhame é ótimo para combater o inchaço e a retenção de líquidos, situações comuns nesta fase da vida.

Uma outra forma de reposição natural é através dos suplementos alimentares como a Lecitina de soja ou a Isoflavona de soja cuja eficácia é segura e comprovada, auxiliando a mulher a se sentir melhor durante o climatério até a instalação da menopausa. Veja como usar a lecitina de soja.

Como fazer a Reposição Hormonal natural na Menopausa

Plantas medicinais para reposição hormonal natural

A seguir indicamos 5 plantas que podem ser úteis para combater os sintomas desagradáveis da menopausa:

1. Erva-de-São-Cristóvão (Cemicifuga racemosa)

Esta planta é conhecida por auxiliar a aliviar as cólicas menstruais porque é anti-inflamatória, anti-espasmódica e contém fitoestrogênios, mas não deve ser usada ao mesmo tempo que o tamoxifeno.

Como usar: Adicionar 1 colher de folhas secas em 180 ml de água fervente. Repousar por 3 minutos, coar e tomar morno.

2. Árvore-da-Castidade (Vitex angus-castus)

Restabelece o equilíbrio hormonal, atuando sob a glândula pituitária e aumenta a produção de progesterona mas não deve ser usada em caso de uso de bromocriptina.

Como usar: Adicionar 1 colher de sopa de flores em 200 ml de água fervente. Repousar por 5 minutos, coae e tomar morno.

3. Agripalma (Leonurus cardiaca)

Esta planta é emenagoga e por isso facilita a descida da menstruação e por isso é potencialmente abortiva e não deve ser usada em caso de suspeita de gravidez. Ela também protege o coração e tem propriedades calmantes e relaxantes, mas não deve ser usada ao ingerir medicamentos antipsicóticos e anti-inflamatórios não esteroides.

Como usar: Adicionar 2 colheres (de café) da erva seca em 180 ml de água fervente. Repousar por 5 minutos, coae e tomar morno.

Como fazer a Reposição Hormonal natural na Menopausa

4. Pé-de-leão (Alchemilla vulgaris)

É eficiente para cessar a menstruação abundante, que para muitas mulheres é comum durante o período do climatério, podendo ser combinada com outras plantas como Angelica chinesa (Dong quai) e Cohosh-preto para um efeito mais rápido.

Como usar: Adicionar 1 colher de folhas secas do Pé-de-leão em 180 ml de água fervente. Coar após 5 minutos e tomar morno. 

5. Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus)

Auxilia na manutenção do bom humor, é antidepressivo e ajuda a recuperar a libido perdida, além disso essa planta ajuda a mulher a se adaptar as mudanças hormonais, diminuindo o stress e aumentando a energia.

Como usar: Ferver 1 cm da raiz em 200 ml de água. Coar após 5 minutos e tomar morno. 

6.  Amora Negra (Morus Nigra L.

As folhas da amoreira auxiliam no combate aos sintomas da menopausa, especialmente contra as ondas de calor, porque contém fitoestrogênios que diminuem a oscilação hormonal na corrente sanguínea.

Como usar: Ferver 5 folhas de amoreira em 500 ml de água. Coar após 5 minutos e tomar morno.

7. Salva (Salvia officinalis)

Indicada especialmente para combater as ondas de calor na menopausa porque ajuda na correção dos níveis hormonais, sendo eficaz e bem tolerada pelo organismo.

Como usar: Adicionar 10 g de folhas secas em 1 litro de água fervente. Coar após 10 minutos e tomar morno.

Mais sobre este assunto: