Em que idade começa a menopausa?

A maioria das mulheres entra na menopausa entre os 45 e 51 anos, mas isso não é uma regra fixa, pois existem mulheres que podem entrar na menopausa antes ou depois dessa faixa de idade. 

A menopausa é o momento marcado pelo fim da idade fértil da mulher em que os ovários deixam de produzir estrógeno e, por isso, ocorre o fim dos ciclos menstruais. O diagnóstico da menopausa é confirmado pelo ginecologista, depois de 12 meses seguidos sem menstruação. Saiba tudo sobre a menopausa

Embora seja raro, existem mulheres que podem apresentar os sintomas de menopausa antes dos 40 anos de idade, sendo conhecida como menopausa precoce. Normalmente, quanto mais cedo surgirem os primeiros sintomas, mais cedo a mulher irá entrar realmente na menopausa.

Em que idade começa a menopausa?

Tipos de menopausa

A menopausa pode ocorrer antes ou após a faixa de idade considerada normal, que é de 45 a 51 anos, sendo classificadas como:

1. Menopausa precoce

A menopausa precoce ocorre quando a mulher é diagnosticada com menopausa antes dos 40 anos de idade e pode ocorrer por um processo natural do corpo em que os ovários deixam de produzir estrógeno ou por problemas de saúde que envolvem alterações hormonais ou doença ovariana que leva estes órgãos à falência.

Os principais fatores que podem causar a menopausa precoce incluem:

  • Doenças como diabetes ou doença de Addison;
  • Tabagismo;
  • Quimioterapia ou radioterapia para o tratamento do câncer;
  • Cirurgia para retirada dos ovários;
  • Cirurgia para retirar o útero;
  • Infecções como caxumba, tuberculose ou malária.

Na menopausa precoce, como os ovários deixam de produzir hormônios, a mulher não ovula e, consequentemente, já não é capaz de engravidar. Mas como esse processo costuma ser lento, algumas mulheres podem engravidar durante este período.

2. Menopausa tardia

A menopausa é considerada tardia quando ocorre após os 55 anos e pode ser causada por obesidade ou distúrbio da tireóide, como o hipotireoidismo.

Além disso, mulheres que apresentam alterações do estrógeno durante a vida, também podem ter menopausa tardia.

Em que idade começa a menopausa?

Fases da menopausa

A menopausa apresenta algumas fases com características diferentes que são importantes para identificar o período da vida em que a mulher está e incluem:

1. Pré-menopausa

A pré-menopausa corresponde ao período entre a primeira e a última menstruação, em que não existem alterações hormonais e, por isso, a mulher não apresenta sintomas de menopausa.

Esta fase corresponde ao período de vida reprodutiva da mulher.  

2. Perimenopausa

A perimenopausa é uma fase de transição entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva, que ocorre antes da mulher entrar na menopausa e pode durar alguns anos. 

O período de perimenopausa pode surgir até 10 anos antes da última menstruação, não tendo uma idade certa para ocorrer, no entanto é mais comum ocorrer por volta dos 40 anos, mas em alguns casos os sintomas podem aparecer, mesmo que de forma leve, aos 30 anos. Alguns fatores podem contribuir para a mulher entrar na perimenopausa como tabagismo, história familiar de menopausa precoce, quimioterapia para o tratamento do câncer ou cirurgia para remoção do útero.

Os sintomas mais comuns da perimenopausa são menstruação irregular, ondas de calor, sensibilidade nas mamas, alterações no humor ou dificuldade para dormir, por exemplo. 

É importante ressaltar que, durante a perimenopausa, o desequilíbrio hormonal e a menstruação irregular, não impedem uma gravidez. Portanto, durante esta fase, mulheres que desejam evitar gravidez é necessário usar um método contraceptivo indicado pelo ginecologista.

3. Pós-menopausa

A pós-menopausa é o período que ocorre após o diagnóstico da menopausa e dura o resto da vida da mulher. Nesta fase, os ovários já não produzem estrógeno e portanto não é possível engravidar. No entanto, é importante fazer acompanhamento com ginecologista para avaliar, diagnosticar e orientar a pós menopausa.  

Nesta fase, os sintomas da menopausa são comuns e podem durar até 4 anos e incluem ondas de calor, alterações do sono como a insônia ou secura vaginal, por exemplo.

Em que idade começa a menopausa?

Como identificar a menopausa

Os sintomas mais comuns que ajudam a identificar a menopausa incluem ondas de calor, secura vaginal, diminuição da libido ou insônia, por exemplo. Veja todos os sintomas da menopausa

O tratamento para menopausa pode ser feito com a terapia de reposição hormonal, utilizando hormônios sintéticos, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de isoflavona da soja, por exemplo. O ginecologista poderá indicar todas as opções terapêuticas para aliviar o desconforto da menopausa, mas existem estratégias naturais que contribuem para o bem estar da mulher. 

Assista o vídeo com dicas de como aliviar os sintomas da menopausa:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • TAECHAKRAICHANA, Nimit; et al. Climacteric: concept, consequence and care. J Med Assoc Thai. 85. 1; S1-15, 2002
  • MAYO CLINIC. Perimenopause. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/perimenopause/symptoms-causes/syc-20354666>. Acesso em 26 Nov 2020
  • NHS. Early menopause. 2017. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/early-menopause/>. Acesso em 26 Nov 2020
  • TAKAHASHI, Traci A.; JOHSON, Kay M. . Menopause. Med Clin North Am . 99. 3; 521-534, 2015
Mais sobre este assunto: