Menarca é primeira menstruação da menina na puberdade, normalmente por volta dos 12 anos de idade, sendo percebida através de sintomas como sangramento vaginal leve, cólicas e alterações do humor, por exemplo.
A menarca marca o início da idade reprodutiva da mulher, podendo em alguns casos surgir antes dos 10 anos, chamada menarca precoce, ou após os 15 anos, conhecida como menarca tardia.
Leia também: Menstruação: o que é, quanto tempo dura (e alterações comuns) tuasaude.com/menstruacaoÉ importante consultar o ginecologista quando a menina tem a menarca, para ter orientações adequadas, tirar as dúvidas da adolescente e avaliar o estado de saúde geral.
Sintomas de menarca
Os principais sintomas da menarca são:
- Sangramento vaginal leve;
- Leve inchaço corporal;
- Aumento das mamas e mamas doloridas ou sensíveis;
- Pelos pubianos;
- Aumento dos quadris;
- Barriga inchada ou dolorida;
- Dor nas costas ou nas pernas.
Além disso, também podem surgir alterações do humor, como tristeza ou irritação, acnes ou espinhas, por exemplo.
Leia também: 12 sintomas de que a menstruação está próxima tuasaude.com/sintomas-de-menstruacaoComo saber quando vou menstruar pela primeira vez?
A menina pode perceber também a saída de secreção esbranquiçada ou amarelada da vagina alguns meses antes da menarca.
Como confirmar a menarca
A menarca é confirmada pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas e idade da menina, além do exame físico, observando o crescimento das mamas, de pelos nas axilas e virilha e inchaço abdominal.
Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:
Na consulta, o médico esclarece as dúvidas da menina sobre a menstruação, o ciclo menstrual, a ovulação e a gravidez, podendo também orientar sobre métodos contraceptivos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
Exames para menarca
Quando a menina apresenta a primeira menstruação antes dos 10 anos de idade ou após os 15 anos, o médico pode solicitar exames como LH, estrogênio, TSH e T4, idade óssea, ultrassom pélvico e das suprarrenais.
Em alguns casos, pode ser solicitada a ressonância magnética do sistema nervoso central para verificar alterações que possam estar causando a menarca precoce ou tardia.
Qual a idade da menarca?
A idade da primeira menstruação, normalmente, é entre os 10 e 15 anos de idade.
No entanto, pode ocorrer antes dos 10 anos ou após os 15 anos, pois a menarca pode ser influenciada pelo estilo de vida, fatores hormonais, obesidade e histórico de menstruação das mulheres da mesma família.
É possível engravidar na menarca?
A partir da descida de primeira menstruação, a menina pode engravidar.
Isso porque a menstruação desce cerca de 12 a 16 dias após a ovulação, quando ocorre a descamação do útero provocando o sangramento menstrual.
Durante a ovulação, o óvulo é liberado pelos ovários, podendo ser fecundado se a menina tiver relação sexual desprotegida, resultando na gravidez.
Leia também: Calculadora da ovulação: saiba quando está ovulando tuasaude.com/ovulacao-e-periodo-fertilTipos de menarca
Os principais tipos de menarca são:
1. Menarca precoce
A menarca precoce é quando a menina tem a primeira menstruação antes dos 10 anos.
Esse tipo de menarca pode causar complicações na vida adulta, como obesidade, resistência à insulina ou colesterol alto, ou aumentar o risco de câncer de mama.
Possíveis causas: histórico familiar de puberdade precoce, que tenham alimentação rica em açúcares ou que sofram de obesidade, por exemplo.
Leia também: Puberdade precoce: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/puberdade-precoce2. Menarca tardia
A menarca tardia é quando a primeira menstruação surge após os 15 anos.
Possíveis causas: histórico familiar de puberdade tardia, hipogonadismo, doenças autoimunes ou doenças crônicas, desnutrição ou síndrome de Kallmann ou de Klinefelter, por exemplo.
Leia também: Síndrome de Kallmann: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-de-kallmannQuanto tempo dura a primeira menstruação?
A primeira menstruação (menarca) pode durar cerca de 3 a 8 dias, mas pode variar de menina para menina.
Geralmente, após a primeira menstruação, os ciclos menstruais são mais irregulares, porém com o tempo vão se tornando mais regulares. Entenda o que é ciclo menstrual.
Leia também: Menstruação irregular: 10 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/menstruacao-irregularComo é feito o tratamento
O tratamento para menarca deve ser feito pelo ginecologista, e normalmente só é indicado nos casos de menarca precoce ou menarca tardia.
Nesses casos, o médico pode indicar a terapia hormonal com estrogênio no caso da menarca tardia, ou uso de bloqueadores hormonais, para atrasar a menstruação, no caso da menarca precoce.
Como aliviar os sintomas
Para aliviar os sintomas da menarca, pode-se:
- Tomar um banho morno ou aplicar compressas mornas na barriga para aliviar as cólicas;
- Praticar exercícios físicos, para aliviar a ansiedade;
- Beber bastante água para manter o corpo hidratado e reduzir o inchaço.
Em alguns casos, de cólicas menstruais mais intensas, o ginecologista pode recomendar o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno, por exemplo.
Leia também: Como fazer a massagem para aliviar cólica menstrual tuasaude.com/massagem-para-colica-menstrual