Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Ovulação e Quando Acontece

A ovulação é o nome que se dá ao momento em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez.

A ovulação ocorre durante o período fértil, no dia mais fértil, que é o meio do ciclo menstrual, em todas as mulheres saudáveis. 

Se o óvulo for penetrado por um espermatozoide, ocorre a fecundação do óvulo e isto marca o início da gravidez, mas se o óvulo não for fecundado, alguns dias depois virá a menstruação, dando início a um novo ciclo menstrual.

O que é Ovulação e Quando Acontece

Como saber quando é a ovulação

A ovulação ocorre dentro do período fértil, que ocorre no 14º dia, após o início da menstruação, num ciclo de 28 dias. A ovulação gera alguns sintomas característicos que incluem:

  • Secreção vaginal transparente, viscosa e semelhante à clara de ovo, que facilita a chegada dos espermatozoides ao óvulo maduro;
  • Pequeno aumento da temperatura corporal, causada pela liberação da progesterona;
  • Aumento da libido e do apetite, também causados pela progesterona,
  • Pode haver dor pélvica, como se fosse uma cólica.

A ovulação ocorre num dia, que é o dia fértil, e o óvulo maduro sobrevive por até 24 horas. O espermatozoide pode sobreviver por até 3 dia, portanto, se houver contato íntimo desprotegido logo no início do período fértil, pode ser que o espermatozoide fecunde o óvulo logo que ele esteja maduro, dando início à gravidez.

As mulheres que tomam anticoncepcional não tem ovulação e consequentemente não podem engravidar.

A ovulação e o período fértil acontecem ao mesmo tempo, quando o corpo da mulher está preparado para a concepção de um bebê. Alguns sinais e sintomas, como aumento de secreções, temperatura corporal, desejo sexual, apetite e fragilidade emocional estão presentes e, normalmente, são indícios de que o período fértil da mulher está se iniciando.

Ovulação e período fértil são a mesma coisa?

Ovulação e período fértil são quase a mesma coisa, tendo em vista que a ovulação acontece durante o período fértil da mulher, ou seja, quando há maiores chances de engravidar. Sem ovulação não há período fértil e não se pode engravidar.

Ocorre ovulação quando o óvulo amadurece dentro do ovário, sendo a seguir encaminhado para as trompas de falópio, onde aguardará a chegada dos espermatozoides. Se o casal tiver relações sexuais desprotegidas, sem uso de nenhum método contraceptivo, poderá haver fecundação, que é o encontro do óvulo amadurecido com o espermatozoide. A seguir, serão encaminhados para o útero dando início a gestação. Tudo isso ocorre no período fértil.

Se a mulher tiver ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre aproximadamente 14 dias após o 1º dia do último ciclo menstrual, podendo acontecer três dias antes ou três dias depois do 14º dia, que é o chamado período fértil. Normalmente a mulher ovula ao longo desses dias, mas também pode ocorrer ovulações fora desse período previsto, de acordo com níveis hormonais, estresse e ansiedade.

Melhor período para engravidar

O melhor período para engravidar é entre 11 e 16 dias após o primeiro dia da última menstruação. Deve-se calcular o período fértil, estar atenta aos seus sintomas e ter relações sexuais sem qualquer método contraceptivo, de preferência logo no início do período fértil, pois os óvulos sobrevivem uma média de 12 a 48 horas, contudo os espermatozoides sobrevivem por mais tempo.

Portanto, se a mulher mantiver relações sexuais ao longo de todo o período fértil, em dias alternados, ela tem mais chances de engravidar, já que os espermatozoides ainda podem estar vivos no momento da ovulação.

Veja quais são os melhores dias para engravidar inserindo seus dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Imagem que indica que o site está carregando

Mais sobre este assunto:
Carregando
...