Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

6 sinais que podem indicar o período fértil

​É possível saber quando é o período fértil através dos dias da menstruação e dos sintomas que a mulher apresenta nesta fase do mês, como aumento da secreção vaginal e da libido. O período fértil dura 6 dias e acontece todos os meses até a menopausa, começando entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, para saber quando deve ter contato íntimo porque assim há um aumento das chances de gravidez. Coloque aqui os seus dados e saiba qual é o seu período mais fértil do mês para engravidar ou prevenir a gravidez:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

As mulheres que não desejam engravidar devem optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do período fértil. Se você não está tentando engravidar veja qual o método contraceptivo mais indicado para você.

6 sinais comuns do período fértil

O principal sintoma de período fértil é o aumento da secreção vaginal, mas existem outros que surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio, estando pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. São eles:

1. Secreção vaginal transparente

A secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo crua, é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal.

Além de ser um sinal de período fértil, quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo, facilitando a fecundação.

2. Aparecimento de espinhas

O aparecimento das espinhas é comum quando o período fértil está próximo, pois nesse período a pela da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenos cravos e espinhas, mesmo após o período da adolescência.

3. Ligeiro aumento da temperatura

O aumento da temperatura corporal acontece devido aos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Nesse período os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, que é responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar.

4. Aumento da libido e do apetite

Esse sintoma também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

5. Dor no baixo ventre

A dor no baixo ventre, que é a dor na parte de baixo da barriga, mais ou menos na altura dos ovários, é um dos sintomas mais frequentes. Algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.

6. Irritação e instabilidade emocional 

A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principlmente devido às alterações hormonais comuns do período.

As mulheres que estão tentando engravidar mas tem dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, podem optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia. Veja como funciona e como fazer o teste de ovulação.

Quem tem a menstruação irregular também pode calcular o período fértil. Assista no vídeo como calcular:

Bibliografia >

  • ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Métodos Baseados na Percepção da Fertilidade. 2007. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340374285Portuguese-Chapter17.pdf>. Acesso em 03 Dez 2019
  • NATIONAL HEALTH SERVICE. How can I tell when I'm ovulating?. Disponível em: <https://www.nhs.uk/common-health-questions/womens-health/how-can-i-tell-when-i-am-ovulating/>. Acesso em 03 Dez 2019
  • STIRNEMANN, Julien J. et al. Day-specific probabilities of conception in fertile cycles resulting in spontaneous pregnancies . Human Reproduction. Vol.28, n.4. 1110-1116, 2013
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Understanding Ovulation. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/getting-pregnant/understanding-ovulation/>. Acesso em 03 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem