Como fazer a massagem para cólica menstrual

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta

Uma boa forma de combater a cólica menstrual forte é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.

A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorreia, causa dor e desconforto na região pélvica, dias antes e também durante a menstruação. Algumas mulheres apresentam outros sintomas como diarreia, náuseas e vômitos, dor de cabeça, vertigem e desmaio.

Existem outros tratamentos que podem ser feitos para acabar com a dor da cólica, mas a massagem é uma das formas naturais que traz maior alívio. Veja 6 truques para acabar com a cólica menstrual rápido.

Passo a passo para fazer a massagem

Preferencialmente a massagem deve ser realizada deitada, mas se não for possível, pode-se fazer a massagem estando recostada numa cadeira, de forma confortável. Antes de iniciar a massagem é recomendado aplicar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica durante 15 a 20 minutos para relaxar os músculos abdominais e facilitar os movimentos.

A seguir, deve-se iniciar a seguinte massagem: 

1. Passar o óleo na pele

Deve-se começar por aplicar um óleo de origem vegetal, ligeiramente aquecido, na região pélvica, fazendo movimentos leves para espalhar bem o óleo.

2. Fazer movimentos circulares

A massagem deve ser iniciada com movimentos circulares, em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área. Conforme seja possível, deve-se ir aumentando aos poucos a pressão, mas sem causar desconforto. Começa-se com toques suaves, seguidos por toques mais profundos, com as duas mãos. 

3. Fazer movimentos de cima para baixo

Depois de fazer o passo anterior por cerca de 1 a 2 minutos, deve-se realizar movimentos de cima do umbigo para baixo, por mais 1 minuto, iniciando novamente com movimentos suaves e, depois, passar gradualmente para movimentos mais profundos, sem causar dor.

Massagem de reflexologia contra cólica

Uma outra forma natural de aliviar a cólica menstrual é recorrer à reflexologia, que é um tipo de massagem em determinados pontos dos pés. Para isso, basta fazer pressão e pequenos movimentos circulares com o polegar nos seguintes pontos do pé:

Melhores posições para aliviar a cólica

Além da massagem, a mulher também pode adotar algumas posições que ajudam a aliviar a cólica menstrual, como ficar deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal; ficar deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas, mantendo os joelhos próximos do peito; ou ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares e inclinar o corpo para frente, mantendo os braços esticados para a frente em contato com o chão. 

Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados. 

Assista o vídeo seguinte e veja outras dicas para aliviar a cólica menstrual:

Quando a dor é muito forte e não passa com nenhuma das técnicas indicadas, também pode ser um sinal de endometriose. Veja os sintomas que podem indicar que é endometriose.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em julho de 2020. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em julho de 2020.

Bibliografia

  • PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UFSM. Cartilha de autocuidado para mulheres com cólicas menstruais: exercícios, massagens e orientações . 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12228/saude%203.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 05 mar 2019
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 338025 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 168110 visualizações