Como fazer a massagem para aliviar cólica menstrual

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta

Para aliviar a cólica menstrual uma boa dica é fazer uma massagem na barriga, porque melhora a circulação de sangue na região e ajuda a relaxar a musculatura, diminuindo a dor e promovendo a sensação de bem-estar e relaxamento em poucos minutos.

Além da massagem, existem também outras dicas que podem ajudar a diminuir a dor da cólica, como reflexologia, compressas de água morna e chá de gengibre. Conheça outras formas naturais para diminuir a cólica menstrual.

A cólica menstrual, conhecida também por dismenorreia, é uma dor muito forte na região pélvica, que pode surgir alguns dias antes ou durante a menstruação e que também pode causar outros sintomas, como náuseas e vômitos, dor de cabeça e diarreia.

Passo a passo para fazer a massagem

A massagem pode ser feita pela própria pessoa e deve ser feita preferencialmente na posição deitada de barriga para cima. No entanto, se não for possível, pode-se fazer a massagem na posição sentada, recostada em uma cadeira.

A massagem deve ser feita de acordo com o passo a passo a seguir:

1. Passar óleo vegetal na pele

Passar um óleo vegetal, como óleo de jojoba ou de amêndoas, por exemplo, na região inferior da barriga, fazendo movimentos leves para espalhar bem o óleo.

Os óleos vegetais também podem ser usados junto com óleos essenciais, como gerânio, jasmim e lavanda, devendo-se diluir 5 gotas de óleo essencial para cada 1 colher de sopa de óleo vegetal. Esses óleos essenciais possuem ação antiespasmódica e relaxante, ajudando a diminuir as cólicas menstruais. Conheça outros benefícios dos óleos essenciais.

2. Fazer movimentos circulares

A massagem deve ser feita em toda a barriga, com as duas mãos e em movimentos circulares suaves no sentido horário, começando na parte inferior da barriga do lado direito, indo até a parte inferior do lado esquerdo.

Se possível, pode-se aumentar aos poucos a pressão das mãos sobre a barriga durante os movimentos, mas sem causar desconforto. Essa etapa tem duração de 1 a 2 minutos.

3. Fazer movimentos de cima para baixo

Fazer movimentos leves na direção vertical, começando da parte de cima da barriga e seguindo até a região pélvica. Se possível, aumentar gradualmente a pressão das mãos durante a massagem, mas sem causar dor. Fazer esse movimento por 1 minuto.

Melhores posições para aliviar a cólica

Além da massagem, algumas algumas posições também ajudam a aliviar a cólica menstrual, como:

  • Ficar na posição deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal;
  • Ficar deitada de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos próximos do peito;
  • Ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares e inclinar o corpo para frente, mantendo os braços esticados para a frente em contato com o chão.

Para aliviar as cólicas, essas posições devem ser mantidas por pelo menos 20 segundos. Além disso, uma ótima posição para dormir consiste em deitar de lado, com a coluna reta e os joelhos semi-dobrados, colocando-se uma almofada ou travesseiro entre as pernas.

Reflexologia contra cólica

Outra forma de aliviar a cólica menstrual é através da reflexologia, um tipo de massagem em determinados pontos dos pés, que estimula terminações nervosas correspondentes a diversos órgãos do corpo.

Para fazer a reflexologia para aliviar as cólicas, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  • Passo 1: Percorrer com a ponta do polegar suavemente na parte lateral interna do pé até o tornozelo como mostra a imagem, repetindo o movimento 3 vezes;
  • Passo 2: Pressionar com a ponta do polegar a parte externa e lateral do calcanhar por 15 segundos;
  • Passo 3: Na parte lateral interna do pé, pressionar levemente o polegar por 15 segundos sobre a região abaixo do osso do 1ª dedo do pé;
  • Passo 4: Pousar o polegar no 3º dedo do pé direito e descer até à linha mais saliente da sola dos pés. Depois, pressionar esse ponto, como mostra a imagem, por 15 segundos e fazer pequenos círculos por 10 segundos;
  • Passo 5: Dobrar o pé para trás e com o polegar da outra mão, subir até à base do 1ª dedo do pé, como mostra a imagem. Repetir esse movimento 5 vezes;
  • Passo 6: Segurar os dedos do pé com os dedos de uma mão e com o polegar da outra mão, traçar uma cruz para encontrar o centro do dedão. Pousar o polegar e pressionar durante 15 segundos.

Após a reflexologia, é recomendado também fazer massagens e alguns exercícios, como rotação dos dedos, para alongar e relaxar as regiões tratadas nos pés.

Outras dicas para aliviar a cólica menstrual

Algumas dicas naturais que também podem ajudar a aliviar a cólica menstrual são:

  • Fazer exercícios físicos, como pilates, yoga, caminhada ou natação, porque promovem a liberação de endorfinas, substâncias que ajudam a diminuir a dor;
  • Beber chás naturais, como lavanda, gengibre ou erva-doce, que ajudam no relaxamento e alívio das dores. Veja outros chás que aliviam a cólica menstrual;
  • Fazer compressa de água quente, colocando uma bolsa térmica sobre a região inferior da barriga ou na parte inferior das costas durante 10 a 15 minutos;
  • Fazer respiração diafragmática, inspirando profundamente pelo nariz, enchendo a barriga e, depois, eliminando totalmente o ar pela boca, para melhorar o relaxamento e aliviar a dor.

Veja no vídeo a seguir outras dicas para aliviar a cólica menstrual:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em julho de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em julho de 2022.

Bibliografia

  • Silva, L, P, I. et al. Reflexão podal: revisão de literatura. Revista Saúde em Foco. 10.ed; 163-167, 2018
  • VALIANI, Mahboubeh et al. Comparing the effects of reflexology methods and Ibuprofen administration on dysmenorrhea in female students of Isfahan University of Medical Sciences. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research. 371-378, 2010
Mostrar bibliografia completa
  • PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UFSM. Cartilha de autocuidado para mulheres com cólicas menstruais: exercícios, massagens e orientações . 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/12228/saude%203.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 05 mar 2019
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • Os poderosos benefícios do chá de ERVA-DOCE

    12:12 | 66554 visualizações
  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 363677 visualizações
  • Como aliviar os sintomas de TPM

    04:16 | 170554 visualizações