Uma boa forma de combater a cólica menstrual forte é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.
A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorreia, causa dor e desconforto na região pélvica, dias antes e também durante a menstruação. Algumas mulheres apresentam outros sintomas como diarreia, náuseas e vômitos, dor de cabeça, vertigem e desmaio.
Existem outros tratamentos que podem ser feitos para acabar com a dor da cólica, mas a massagem é uma das formas naturais que traz maior alívio. Veja 6 truques para acabar com a cólica menstrual rápido.

Passo a passo para fazer a massagem
Preferencialmente a massagem deve ser realizada deitada, mas se não for possível, pode-se fazer a massagem estando recostada numa cadeira, de forma confortável. Antes de iniciar a massagem é recomendado aplicar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica durante 15 a 20 minutos para relaxar os músculos abdominais e facilitar os movimentos.
A seguir, deve-se iniciar a seguinte massagem:
1. Passar o óleo na pele
Deve-se começar por aplicar um óleo de origem vegetal, ligeiramente aquecido, na região pélvica, fazendo movimentos leves para espalhar bem o óleo.
2. Fazer movimentos circulares
A massagem deve ser iniciada com movimentos circulares, em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área. Conforme seja possível, deve-se ir aumentando aos poucos a pressão, mas sem causar desconforto. Começa-se com toques suaves, seguidos por toques mais profundos, com as duas mãos.
3. Fazer movimentos de cima para baixo
Depois de fazer o passo anterior por cerca de 1 a 2 minutos, deve-se realizar movimentos de cima do umbigo para baixo, por mais 1 minuto, iniciando novamente com movimentos suaves e, depois, passar gradualmente para movimentos mais profundos, sem causar dor.
Massagem de reflexologia contra cólica
Uma outra forma natural de aliviar a cólica menstrual é recorrer à reflexologia, que é um tipo de massagem em determinados pontos dos pés. Para isso, basta fazer pressão e pequenos movimentos circulares com o polegar nos seguintes pontos do pé:

Melhores posições para aliviar a cólica
Além da massagem, a mulher também pode adotar algumas posições que ajudam a aliviar a cólica menstrual, como ficar deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal; ficar deitada de barriga para cima e com as pernas dobradas, mantendo os joelhos próximos do peito; ou ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares e inclinar o corpo para frente, mantendo os braços esticados para a frente em contato com o chão.
Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados.
Assista o vídeo seguinte e veja outras dicas para aliviar a cólica menstrual:
Quando a dor é muito forte e não passa com nenhuma das técnicas indicadas, também pode ser um sinal de endometriose. Veja os sintomas que podem indicar que é endometriose.