Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a massagem para cólica menstrual

Uma boa forma de combater a cólica menstrual forte é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos, e o  ideal é que seja utilizado um óleo aquecido durante a massagem para obter melhores resultados. 

A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorreia, causa dor e desconforto na região pélvica, dias antes e também durante a menstruação. Algumas mulheres apresentam outros sintomas como diarreia, náuseas e vômitos, dor de cabeça, vertigem e desmaio. Uma das teorias mais aceitas é que, durante a descamação das paredes do útero, ocorre uma produção excessiva de prostaglandinas, que provocam contrações do útero, que são tão intensas que causam dor.

O tratamento pode ser feito com a toma de remédios anti-espasmódicos, mas massagens, bolsas de água quente, acupuntura e reflexologia também alcançam ótimos resultados. 

Passo-a-passo da massagem

Preferencialmente esta massagem deve ser realizada deitada, mas se não for possível, pode-se fazer a massagem estando recostada numa cadeira, de forma confortável. Antes de iniciar a massagem é recomendado aplicar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica durante 15-20 minutos. A seguir, deve-se iniciar a seguinte massagem: 

Como fazer a massagem para cólica menstrual
Como fazer a massagem para cólica menstrual

1. Passar o óleo na pele

Deve-se aplicar levemente o óleo de origem vegetal na região pélvica, tendo cuidado para não aplicar muita força. Ela vai diminuir a tensão dos músculos abdominais e promover alívio da dor. 

2. Fazer movimentos circulares

A massagem deve ser iniciada com movimentos circulares, em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área. Conforme seja possível, deve-se ir aumentando aos poucos a pressão, mas sem causar desconforto. Começa-se com toques suaves, seguidos por toques mais profundos, com as duas mãos. 

3. Fazer movimentos de cima para baixo

Depois de fazer o passo anterior por cerca de 1-2 minutos, deve-se realizar movimentos de cima do umbigo para baixo. 

Posições para aliviar dores menstruais 

Como fazer a massagem para cólica menstrual
Como fazer a massagem para cólica menstrual
Como fazer a massagem para cólica menstrual
Como fazer a massagem para cólica menstrual

Algumas posições que ajudam a combater a cólica menstrual são ficar deitada de lado com as pernas dobradas, em posição fetal durante alguns minutos. 

Os exercícios de alongamento também trazem alívio do desconforto na região do fundo das costas, por isso, é recomendado ficar deitada de barriga para cima e dobrar as duas pernas, mantendo os joelhos próximos do peito por cerca de 1 minuto. Outra posição indicada é a prece maometana que consiste em ajoelhar no chão, sentar sobre os calcanhares, inclinar o corpo para frente mantendo os braços e o peito em contato com o chão. 

Para dormir é aconselhado ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos fletidos. 

Confira alguns remédios caseiros que pode tomar para aliviar este tipo de cólica

Reflexologia contra cólica menstrual

Como fazer a massagem para cólica menstrual

Uma outra forma de aliviar a cólica menstrual é recorrer à reflexologia, que é um tipo de massagem em determinados pontos dos pés. Para isso, basta fazer pequenos movimentos circulares com o polegar nos seguintes pontos do pé:

Para aliviar as cólicas menstruais é importante comer frutas e legumes frescos e evitar alimentos com cafeína, como o café e o chocolate, até que a cólica menstrual tenha sido controlada.

Tomar um comprimido de Buscopan também ajuda a combater as cólicas, mas isto só deve ser feito com o conhecimento médico, porque quando a mulher sofre com cólicas muito intensas o ginecologista deverá observar, já que em alguns casos a mulher pode estar com endometriose. Saiba mais sobre como identificar a endometriose.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem