Dor na ovulação: sintomas, causas e como aliviar

Atualizado em janeiro 2024

A dor na ovulação acontece quando o folículo ovariano se rompe para liberar o óvulo, causando sintomas, como dor em um dos lados na parte inferior da barriga, sensação de peso no abdome e pequeno sangramento vaginal, em torno do 14º dia do ciclo menstrual.

Embora a dor na ovulação seja considerada normal, doenças como endometriose, infecções sexualmente transmissíveis, apendicite e gravidez ectópica algumas vezes podem causar sintomas semelhantes, sendo importante a sua identificação.

Em caso de suspeita de dor na ovulação, é importante consultar o ginecologista para confirmar o diagnóstico. No entanto, se existirem outros sintomas, como febre, atraso da menstruação ou corrimento vaginal amarelado, é recomendado procurar uma emergência.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da dor na ovulação são: 

  • Dor de um dos lados na parte inferior barriga e/ou região lombar;
  • Sensação de peso na barriga;
  • Pequeno sangramento vaginal;
  • Náusea, especialmente quando a dor é intensa.

A dor pode ser semelhante a fisgadas, câimbras ou repuxadas, tende se repetir mensalmente cerca de 14 dias antes da menstruação, que é quando o óvulo é liberado pelo ovário, e afetar o lado esquerdo ou direito do abdome, dependendo do ovário em que está ocorrendo a ovulação. Conheça mais sintomas da ovulação.

A dor de ovulação dura quantos dias?

A dor de ovulação normalmente dura entre 3 e 12 horas, podendo demorar até 2 a 3 dias para passar em algumas pessoas. Especialmente em caso de histórico de cirurgias no ovário, a dor pode persistir até o início da próxima menstruação.

Calculadora da ovulação

Para saber em que dia será sua próxima ovulação, insira os dados na calculadora:

Erro
Erro

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da dor na ovulação é feito pelo ginecologista baseado nas características dos sintomas, especialmente no momento do ciclo menstrual em que surgem, e na ausência de alterações no exame ginecológico.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, o médico normalmente indica exames, como o ultrassom do abdome ou transvaginal, para descartar doenças como endometriose ou cisto no ovário. 

Possíveis causas

Acredita-se que a dor na ovulação seja causada pelo aumento da pressão no interior do folículo ovariano no momento da ovulação, contração das trompas uterinas para transportar o óvulo até o útero e/ou irritação nas regiões em torno do ovário pelo fluido liberado junto com o óvulo.

No entanto, a dor na ovulação pode ser confundida com outras causas de dor no abdome, especialmente quando os sintomas surgem durante o período da ovulação, como:

1. Endometriose

A endometriose é uma condição em que o tecido do endométrio, que é a camada interna do útero, se implanta em outros órgãos do corpo da mulher, como ovários e as trompas uterinas, provocando sintomas como dor no abdome e cólica intensa. Veja mais sintomas de endometriose.

Leia também: Cólica menstrual: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/colica-menstrual

2. Endometrioma

O endometrioma é um tipo de cisto benigno no ovário em que o endométrio se implanta dentro ou na superfície do ovário. 

Este endométrio anormal provoca o acúmulo de sangue e líquidos dentro do ovário, causando uma dor no abdome que pode ocorrer em qualquer fase do ciclo menstrual, inclusive na ovulação. Confira outros sintomas do endometrioma.

3. Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos é a formação de pequenos cistos nos ovários devido a produção de uma quantidade maior de testosterona pelo corpo, podendo, algumas vezes, causar uma cólica intensa durante o período da ovulação. 

É comum surgirem outros sintomas como menstruação irregular, dificuldade para engravidar ou infertilidade, além de crescimento de pelos no rosto e no corpo. Saiba mais sintomas da síndrome dos ovários policísticos. 

4. Cisto dermoide

O cisto dermoide, também chamado de teratoma, é um cisto benigno que pode estar presente no ovário desde o nascimento.

Embora geralmente não cause dor, sendo descoberto durante a realização de exames de rotina, quando o cisto é muito grande pode causar dor na ovulação devido à inflamação que o cisto provoca. Veja outros sintomas do cisto dermoide.

5. Cistoadenoma

O cistoadenoma é um tipo de tumor benigno no ovário que, quando grande, pode causar sintomas, como dor e/ou sensação de inchaço no abdome, que podem surgir a qualquer momento do ciclo menstrual, inclusive na ovulação.

6. Infecção sexualmente transmissível

Infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, podem causar inflamação e cicatrizes no útero, trompas ou ovários, levando ao surgimento de sintomas como cólica, corrimento com cheiro forte, febre ou sensação de queimação ao urinar. Conheça as principais infecções sexualmente transmissíveis.

7. Cicatriz

A dor durante a ovulação também pode acontecer devido à formação de cicatrizes no útero, trompas ou ovários após cirurgias, como cesariana, remoção de pólipos uterinos e curetagem.

8. Gravidez ectópica

A gravidez ectópica é a implantação do embrião fora do útero. Embora seja mais comum nas trompas, também pode acontecer no ovário, colo do útero ou cavidade abdominal, por exemplo, e causar dor somente de um lado da barriga, podendo ser confundida com a dor da ovulação. Saiba mais sintomas de gravidez ectópica.

9. Apendicite

A dor da apendicite, que é a inflamação do apêndice, algumas vezes pode ser parecida com a dor na ovulação. No entanto, em caso de apendicite é comum surgirem outros sintomas como perda do apetite, náusea, vômito e febre. Confirma mais sintomas de apendicite.

Dor na ovulação pode ser gravidez?

A dor na ovulação não é um sinal de gravidez e indica a ruptura de um folículo ovariano para a liberação do óvulo, que normalmente acontece por volta do 14º dia do ciclo menstrual. 

No entanto, especialmente em caso de gravidez ectópica podem surgir sintomas semelhantes à dor da ovulação.  

O que fazer para aliviar a dor

A dor na ovulação normalmente dura entre 3 e 12 horas, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento. No entanto, pode-se usar uma bolsa de água quente na barriga ou tomar um banho quente para ajudar a aliviar o desconforto.

Caso a cólica seja intensa, o ginecologista pode indicar o uso de anti-inflamatórios como ácido mefenâmico, naproxeno ou ibuprofeno. Além disso, para mulheres que sentem dor na ovulação com frequência, o médico pode indicar tratamento com pílula anticoncepcional.

Quando ir ao médico

É recomendado procurar a emergência se a dor na ovulação for acompanhada de outros sintomas como:

  • Febre;
  • Dor ou sensação de queimação ao urinar;
  • Corrimento com cheiro forte e/ou amarelado, acinzentado ou verde-amarelado;
  • Sangramento vaginal;
  • Atraso da menstruação;
  • Dor persistente.

Nesses casos, a dor na ovulação pode ser um sinal de doenças como apendicite, doença inflamatória pélvica ou gravidez ectópica, podendo ser indicados exames de sangue e de imagem para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.