Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lipoescultura: o que é, como é feita e recuperação

A lipoescultura é um tipo de cirurgia estética onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso de pequenas áreas do corpo e, posteriormente, reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

Assim sendo, e ao contrário da lipoaspiração, esta não é uma cirurgia utilizada para a perda de peso, mas apenas para melhorar o contorno corporal, sendo indicada, por exemplo, para quem deseja retirar gordura de um local que não responde a um plano de treinos e alimentação adequado.

A duração desta cirurgia estética, que pode ser feita tanto em mulheres como em homens, varia de acordo com a quantidade de gordura a aspirar, assim como o local a melhorar e o estado de saúde geral da pessoa. Porém, é comum que dure entre 1 a 2 horas e, normalmente, não é necessário internamento. O valor da lipoescultura varia entre 3 a 5 mil reais, dependendo da clínica, quantidade de locais a tratar e tipo de anestesia utilizada.

Antes e depois da lipoescultura
Antes e depois da lipoescultura

Como é feita a cirurgia

A lipoescultura é feita com anestesia local, que é infiltrada na região onde vai ser removida a gordura em excesso. No entanto, também pode ser feita uma anestesia peridural, especialmente no caso de lipoaspiração do abdômen e coxas ou, apenas sedação, no caso de braços ou queixo, por exemplo.

Após o paciente estar anestesiado, o cirurgião:

  1. Marca a pele, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
  2. Introduz anestesia e soro na pele, através de pequenos buraquinhos para evitar o sangramento e a dor, e facilitar a saída da gordura;
  3. Aspira a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com um tubo fino;
  4. Separa a gordura do sangue num aparelho especial para centrifugar os líquidos;
  5. Introduz a gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.

Assim, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois pode ser aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, panturrilhas ou bumbum.

Como é a recuperação

Após uma lipoescultura é comum que surja dor leve ou desconforto, assim como alguns hematomas e inchaço, nos locais onde a gordura foi aspirada e onde foi introduzida.

A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de maiores cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando fazer apenas pequenas caminhadas por casa para evitar a formação de coágulos nas pernas.

Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor receitados pelo médico e permanecer sem trabalhar por cerca de 1 semana, que é o tempo necessário até retirar os pontos da pele e garantir que a cicatrização está ocorrendo corretamente.

Saiba mais sobre todos os cuidados que se deve ter no pós operatório da lipoaspiração.

Quando é possível ver os resultados

Após a cirurgia, já é possível observar alguns resultados, no entanto, como a região ainda se encontra dolorida e inchada, é frequente que a pessoa só consiga começar a observar os resultados definitivos após 3 semanas e até 4 meses após a cirurgia.

Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, aparece uma silhueta mais redonda e preenchida, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.

Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e ficar com o corpo mais delgado, pois é removida a gordura localizada.

Possíveis complicações

A lipoescultura não é uma cirurgia que traga muitas complicações e, por isso, o risco de complicações não é elevado, no entanto, e como qualquer cirurgia, podem surgir hematomas e dor, que vão diminuindo a cada dia e que normalmente desperecem ao fim de 15 dias.

Por vezes, após a cirurgia é ainda possível que surjam seromas, que são locais de acúmulo de líquido semi transparente que, se não for aspirado, que pode acabar endurecendo e formar um seroma encapsulado que deixa o local duro e com uma cicatriz feia. Entenda melhor o que é o seroma e como evitar.

Bibliografia >

  • HEALTHLINE. About Liposculpture. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/liposculpture>. Acesso em 27 Ago 2019
  • HEALTHYMETV. What is Liposculpture?. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AYtugl1nZPc>. Acesso em 27 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem