Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a lipoescultura e como é feita

A lipoescultura é uma cirurgia plástica onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso em determinada região do corpo e, posteriormente reposicioná-la em locais estratégicos como por exemplo glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, para um melhor contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.

A duração desta cirurgia estética, que pode ser feita em homens e mulheres, varia com a quantidade de gordura aspirada, porém, geralmente, demora entre 1 a 2 horas, pois na maioria dos casos é retirado entre 2 a 4 litros de gordura e, na maioria dos casos não é necessário internamento na clínica.

Antes e depois da lipoesculturaAntes e depois da lipoescultura

Preço da lipoescultura

O valor da lipoescultura custa entre 3 a 5 mil reais, dependendo da clínica, quantidade de locais a tratar e tipo de anestesia utilizada.

Como é feita a cirurgia

A lipoescultura é feita com anestesia local, que é infiltrada na região onde vai ser removida a gordura em excesso. No entanto, também pode ser dada peridural, no caso de lipoaspiração do abdômen e coxas ou, apenas sedação, no caso de braços ou queixo, por exemplo.

Após o paciente estar anestesiado, o cirurgião:

  1. Marca a pele, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
  2. Introduz anestesia e soro na pele, através de pequenos buraquinhos para evitar o sangramento e a dor e facilitando a saída da gordura;
  3. Aspira a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele com um tubo fino;
  4. Separa a gordura do sangue num aparelho especifico para centrifugar os líquidos;
  5. Introduz a gordura no novo local que deseja aumentar ou modelar.

Assim, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, gémeos ou bumbum.

Como é a recuperação

Geralmente, após uma lipoescultura o paciente fica com dor e com alguns hematomas no local onde a gordura foi aspirada e, o local onde a gordura foi introduzida, fica inchado e dolorido.

A recuperação é gradual e demora entre 1 semana a 1 mês, dependendo da quantidade de gordura retirada e do local, porém as primeiras 48 horas são as que necessitam de mais cuidados. Desta forma, deve-se ficar com cinta elástica e não fazer esforços, tentando permanecer o máximo de tempo deitado na cama, mas mexendo as pernas com frequência para evitar a formação de coágulos.

Além disso, deve-se tomar os remédios para a dor prescritos pelo médico e remover os pontos ao final de 1 semana.

Saiba mais sobre todos os cuidados que se deve ter no pós operatório da lipoaspiração.

Resultado da lipoescultura

Alguns resultados normalmente são visíveis após 3 semanas, porém, o resultado definitivo só pode ser visto cerca de 4 meses após a cirurgia, devido à redução do inchaço e da inflamação. Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, fica-se mais redondo e preenchido, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.

Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer é possível perder algum peso e fica com o corpo mais delgado, pois é removida muita da gordura localizada.

Possíveis complicações

A lipoescultura não é uma cirurgia que traga muitas complicações e, por isso, o risco de complicações não é elevado, no entanto, as complicações normais e frequentes da lipoescultura são os hematomas e a dor, que vão diminuindo a cada dia e que normalmente desperecem ao fim de 15 dias.

No entanto, por vezes, após a cirurgia podem aparecer seromas, que são locais de acúmulo de líquido semi transparente que, se não for aspirado, pode endurecer e formar um seroma encapsulado que deixa o local duro e com uma cicatriz feia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...