Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

Antes de realizar uma cirurgia plástica é necessário verificar se está tudo bem para evitar complicações durante a cirurgia ou na fase de recuperação, como anemia ou infeções graves.

Por isso, o médico recomenda a realização de alguns exames pré-operatórios para determinar se está saudável para poder realizar o procedimento e só depois de analisar todos os exames é que indica se existem condições para realizar a cirurgia plástica sem complicações.

Os 5 principais exames recomendados pelo médico para fazer antes de realizar qualquer cirurgia plástica incluem:

1. Exame de sangue

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

O exame de sangue é feito através de uma pequena coleta que é analisada no laboratório e normalmente o medico indica a realização de um hemograma, para avaliar o número de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

Neste exame pode ser necessário jejum, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame e, por isso, deve perguntar ao médico. Conheça os valores de normais do hemograma.

2. Exame cardíaco

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

O eletrocardiograma, conhecido por ECG, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração. Neste exame o cardiologista avalia o ritmo, a quantidade e a velocidade das batidas do coração do indivíduo.

O eletrocardiograma dura em média 10 minutos, não causando dor e não necessita de nenhum preparo.

3. Exame de urina

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

Em alguns casos o médico pode indicar um exame de urina que serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário. O médico pode indicar exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum.

4. Radio-X de tórax

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

Geralmente, a partir dos 50 anos, fumadores ou problemas nos pulmões o médico recomenda a realização de um raio x, para observar os pulmões, além do coração. O raio x ao tórax não exige preparação e não causa dor.

5. Ressonância magnética

Confira todos os exames necessários antes de uma cirurgia plástica

A Ressonância magnética (RM) é um exame de imagem que serve para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores ou outras lesões nos órgãos internos.

Neste exame o doente é colocado dentro de uma máquina e deve ficar sem se mexer enquanto a máquina estiver ligada, que dura entre 15 a 30 minutos. Na maioria dos casos, não é preciso qualquer tipo de preparo, porém é fundamental seguir as indicações do médico.

No entanto, o médico pode recomendar outros exames mais específicos segundo o tipo de cirurgia, como mamografia, por exemplo.

Quando fazer os exames médicos?

Os testes ou exames pré-operatórios devem ser realizados com no máximo três meses de antecedência da data marcada para a cirurgia plástica e são importantes para garantir o sucesso e segurança da intervenção. Os exames com mais de 3 meses não são válidos porque já podem ter ocorrido algumas alterações no organismo.

Depois de fazer os exames estes são analisados pelo médico e pelo anestesista que indicam se está tudo bem e se pode realizar a cirurgia sem perigo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...