Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como barriga, coxas, flanos, costas ou braços, por exemplo, ajudando a melhorar o contorno do corpo.

Para isso, durante a lipoaspiração o cirurgião:

  1. Delimita na pele o local onde vai retirar gordura;
  2. Faz pequenos buraquinhos na pele por onde insere a anestesia e um tubinho para aspirar a gordura;
  3. Suga a gordura com um tubinho de aspiração.

Esta cirurgia pode ser feita quando não se consegue eliminar a gordura localizada através da dieta ou exercício física e, pode ser feita em homens e mulheres, usando anestesia local, peridural ou geral e, a duração da cirurgia depende da área e da quantidade de gordura a aspirar, variando entre alguns minutos a 2 horas. Entenda mais sobre em que situações se pode fazer lipoaspiração.

Esta cirurgia estética praticamente não deixa cicatrizes, pois são feitos pequenos buraquinhos em locais onde é difícil serem vistos, como nas dobras ou no interior do umbigo e, por isso, é uma excelente solução para quem deseja perder gordura localizada rápido.

Delimitar região com gorduraDelimitar região com gordura

Além de remover a gordura, durante a lipoaspiração o médico pode ainda fazer lipoescultura, que consiste em utilizar a gordura retirada e colocá-la noutro local do corpo, de forma a melhorar o contorno do corpo.

Assim, na mesma cirurgia, é possível remover gordura localizada da barriga e, depois, colocá-la no bumbum para aumentar o volume, sem ser necessário utilizar implantes de silicone. Saiba mais sobre como funciona a lipoescultura e qual o valor.

Preço da lipoaspiração

O preço da lipoaspiração varia de acordo com a área a ser tratada, a clínica onde é feita, a região do país e o tipo de anestesia usada, podendo chegar até os 5 ou 6 mil reais. Geralmente, o paciente não precisa de internamento, porém, caso seja necessário poderá ser ainda necessário pagar os dias de internamento.

Como se preparar para a cirurgia

Antes da lipoaspiração recomenda-se fazer exames de sangue para ver se pode fazer a cirurgia sem correr riscos. Já nos dias anteriores deve-se:

  • Ficar em jejum durante 8 horas antes da cirurgia;
  • Tomar a medicação habitual, caso o médico não contraindique até ao dia da cirurgia;
  • Fazer dieta liquida e ligeira nos dois dias anteriores;

Além disso, é importante estar devidamente saudável no dia da cirurgia, devendo comunicar ao médico qualquer evento mesmo que seja uma simples gripe ou resfriado, pois poderá atrapalhar a recuperação.

Aspirar gorduraAspirar gordura

Resultados da lipoaspiração

Depois da cirurgia, o paciente fica com o corpo mais delineado, além de perder algum peso, devido à remoção da gordura localizada, ficando com um corpo mais bonito e delgado.

No entanto, após aproximadamente 1 mês da lipoaspiração, os resultados podem ser melhor observados, pois a pessoa já não está inchada, sendo que os resultados definitivos só começam a surgir após 6 meses.

Cuidados na recuperação da lipoaspiração

Logo após a cirurgia é normal o local ficar dolorido e inchado, devendo-se, para isso, tomar os medicamentos indicados pelo médico de froma a diminuir a dor e o desconforto. Além disso, é ainda recomendado:

  • Caminhar lentamente durante 10 minutos 2 vezes por dia, até 7 dias após a cirurgia;
  • Permanecer com a cinta ou meias de contenção durante todo o dia e toda a noite durante 3 dias, sem nunca a tirar, podendo tirá-la apenas para dormir ao final de 15 dias;
  • Tomar banho após 3 dias, tirando os curativos e secando bem as cicatrizes e colocando Iodopovidona e um band-aid sob os pontos;
  • Tirar pontos, no médico,ao final de 8 dias.

Além disso, é importante tomar os remédios para as dores e os antibióticos indicados pelo médico e evitar dormir sobre o local que foi aspirado. Leia mais sobre os cuidados que se deve ter no pós operatório da lipoaspiração.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...