Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a lipoaspiração e como se preparar

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como barriga, coxas, flancos, costas ou braços, por exemplo, ajudando a melhorar o contorno do corpo.

Essa tipo de procedimento estético pode ser realizado tanto por homens quanto por mulheres e é importante que seja feito por um cirurgião plástico de confiança e sob condições adequadas de higiene e segurança.

Como é feita a lipoaspiração e como se preparar

Como se preparar para a cirurgia

Antes da realização da lipoaspiração é importante que sejam realizados alguns exames para verificar o estado de saúde da pessoa e diminuir o risco de complicações, sendo indicada a realização de exames cardíacos, exames de imagem, exame de urina e exames de sangue. Saiba mais sobre os exames que devem ser feitos antes de uma cirurgia plástica.

Além disso, pode ser recomendado pelo médico que seja feita dieta líquida nos dois dias anteriores à cirurgia e que a pessoa fique cerca de 8 horas de jejum antes do procedimento. É importante também comunicar ao médico qualquer problema de saúde, incluindo gripes e resfriados, pois nesse caso pode ser necessário adotar outras medidas para que não haja interferência durante a recuperação.

Como é feita a lipoaspiração

No caso da pessoa estar apta para realização da cirurgia, o cirurgião plástico indica a administração da anestesia, que pode ser geral ou sedação intravenosa, e à medida que a anestesia está fazendo efeito, é feita a delimitação da área e que será feita a retirada da gordura. Em seguida, são feitos pequenos buraquinhos na região a ser tratada para que seja introduzido um líquido estéril para diminuir o sangramento e para que seja introduzido um tubo fino para soltar a gordura em excesso na região. A partir do momento que a gordura solta, é aspirada através de um dispositivo médico acoplado ao tubo fino.

A lipoaspiração é um procedimento estético que pode ser realizado quando não se consegue eliminar a gordura localizada através da dieta ou exercício física, sendo indicado tanto para homens quanto para mulheres. A duração da cirurgia depende da área e da quantidade de gordura a aspirar, podendo variar desde alguns minutos a algumas horas. Confira outras indicações da lipoaspiração.

Além de remover a gordura, durante a lipoaspiração o médico pode ainda fazer lipoescultura, que consiste em utilizar a gordura retirada e colocá-la noutro local do corpo, de forma a melhorar o contorno do corpo. Dessa forma, na mesma cirurgia, é possível remover gordura localizada da barriga e, depois, colocá-la no bumbum para aumentar o volume, por exemplo, sem ser necessário utilizar implantes de silicone. 

Como é feita a lipoaspiração e como se preparar

Resultados da lipoaspiração

Depois da cirurgia, o paciente fica com o corpo mais delineado, além de perder algum peso, devido à remoção da gordura localizada, ficando com um corpo mais bonito e delgado. No entanto, após aproximadamente 1 mês da lipoaspiração, os resultados podem ser melhor observados, pois a pessoa já não está inchada, sendo que os resultados definitivos só começam a surgir após 6 meses.

Esta cirurgia estética praticamente não deixa cicatrizes, pois são feitos pequenos buraquinhos em locais onde é difícil serem vistos, como nas dobras ou no interior do umbigo e, por isso, é uma excelente solução para quem deseja perder gordura localizada rápido.

Cuidados na recuperação da lipoaspiração

Logo após a cirurgia é normal o local ficar dolorido e inchado, devendo-se, para isso, tomar os medicamentos indicados pelo médico de forma a diminuir a dor e o desconforto. Além disso, é ainda recomendado:

  • Caminhar lentamente durante 10 minutos 2 vezes por dia, até 7 dias após a cirurgia;
  • Permanecer com a cinta ou meias de contenção durante todo o dia e toda a noite durante 3 dias, sem nunca a tirar, podendo tirá-la apenas para dormir ao final de 15 dias;
  • Tomar banho após 3 dias, tirando os curativos e secando bem as cicatrizes e colocando Iodopovidona e um band-aid sob os pontos, de acordo com a indicação do médico;
  • Tirar pontos, no médico, ao final de 8 dias.

Além disso, é importante tomar os remédios para as dores e os antibióticos indicados pelo médico e evitar dormir sobre o local que foi aspirado. Veja mais sobre os cuidados que se deve ter no pós operatório da lipoaspiração.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA. Lipoaspiração. Disponível em: <http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoaspiracao/>. Acesso em 05 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem