Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Infecção Cutânea: Tipos, Sintomas e como Tratar

As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave causada por estafilococos, como a síndrome da pele escaldada.

Os principais sintomas de infecções cutâneas são a vermelhidão e a coceira, que podem surgir após um trabalho de jardinagem, entrar no mar ou na piscina, por exemplo. Os indivíduos que mais frequentemente podem sofrer com este tipo de infecção são os diabéticos e os portadores de AIDS, mas qualquer pessoa pode ser afetada, mesmo que esteja muito saudável. 

Tipos de infecção cutânea

As infecções na pele podem ser leves, que podem ser curadas com remédios caseiros, ou graves, que necessitam de remédios indicados pelo médico. Elas podem ser dos seguintes tipos:

1. Infecção na pele causada por bactérias

Celulite infecciosa
Celulite infecciosa
Impetigo
Impetigo

Nesse caso as bactérias se proliferam na pele e penetram nas camadas mais profundas da pele através de cortes ou arranhões. Alguns exemplos são:

O tratamento de pequenas infecções na pele causada por bactérias pode ser solucionado com pomadas antibióticas, mas nos casos mais graves o médico pode receitar antibióticos em forma de xarope ou comprimidos. 

2. Infecção fúngica da pele

Frieira
Frieira
Candidiase
Candidiase

Os fungos se proliferam em áreas úmidas e quentes, por isso os locais do corpo que apresentam tais características são as mais propensas ao desenvolvimento dos fungos de forma descontrolada. Alguns exemplos são:

Estas podem ser tratadas com pomadas antifúngicas indicadas pelo farmacêutico, como é o caso da frieira e das micoses de unha, mas deve ser indicado pelo médico nas outras situações. 

3. Infecção na pele causada por vírus

Herpes
Herpes
Catapora
Catapora

As doenças de pele que são causadas por vírus são mais frequentes na infância ao entrar em contato com a pessoa contaminada, já que normalmente são doenças contagiosas. Alguns exemplos são:

Estas infecções na pele podem ser tratadas com pomadas indicadas pelo médico, e se estiverem presentes febre ou dor, a Dipirona também pode ser recomendada. 

Sinais e sintomas da infecção na pele

Os primeiros sinais de uma infecção na pele são vermelhidão, coceira e formação de pequenas elevações na pele. Os sinais que indicam que a infecção pode ser grave são:

  • Pus;
  • Presença de bolhas na pele;
  • Descamação da pele;
  • Pele escurecida na região afetada.

Normalmente o médico poderá observar a pessoa e determinar o que está causando cada infecção, baseando-se nas características das lesões, sua localização, além da idade da pessoa e de seus hábitos diários. Em caso de dúvida, ele poderá solicitar uma biópsia do tecido para um tratamento mais específico, mas enquanto espera pelo resultado do laboratório poderá indicar antibióticos orais para ir controlando a infecção. 

Tratamento para infecção na pele

Manter a pele devidamente limpa e lavar com água e sabão as feridas são medidas fundamentais para evitar que uma infecção cutânea apareça ou evitar o seu agravamento.

O tratamento pode ser feito com antibióticos em forma de pomada, quando é causada por bactérias, antifúngicos tópicos em caso de infecção causada por fungos e em alguns casos de infecções virais, como a herpes, pomadas que diminuem a ação do vírus podem ser indicados. Em todo caso o tratamento deve ser indicado pelo médico, porque usar o remédio errado além de não ter o efeito esperado, pode agravar a situação. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...