Infecção na pele: 16 tipos (e o que fazer)

Infecção de pele é uma inflamação na pele causada por bactérias, fungos, vírus ou parasitas, causando sintomas como vermelhidão, coceira, manchas ou lesões, dou ou até pus na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem vários tipos de infecção de pele, como furúnculo, erisipela, micose, candidíase, herpes ou sarna, por exemplo, sendo mais comum em pessoas como o sistema imunológico enfraquecido, mas também pode afetar pessoas saudáveis.

O tratamento da infecção de pele, ou infecção cutânea, é feito pelo dermatologista e varia de acordo com o tipo e sua causa, sendo normalmente indicado o uso de remédios para combater o microrganismo que está causando a infecção.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 9
Infecção de pele infantil foto (sarampo)

Tipos de infecção de pele

Os principais tipos de infecção cutânea são:

1. Furúnculo

O furúnculo é uma infecção de pele causada principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada naturalmente na pele e nas mucosas.

Esse tipo de infecção cutânea provoca sintomas como caroço com pus que pode crescer ao longo do tempo, causando dor, aumento da temperatura local, vermelhidão e sensibilidade ao toque.

O que fazer: pode-se fazer uma compressa com água morna cerca de 3 vezes por dia, além de lavar bem a região com água morna e sabonete neutro. Nunca se deve espremer o furúnculo, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, sendo mais difícil de tratar.

Em alguns casos, o dermatologista pode indicar a realização da drenagem do furúnculo, que consiste na retirada do pus, além do uso de antibióticos para combater a infecção. Confira os principais remédios para furúnculo.

Leia também: 6 pomadas para furúnculo (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-furunculo

2. Erisipela

A erisipela é uma infecção da camada superficial da pele, causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes, que pode penetrar na pele através de após uma lesão de pele, como ferida ou picada de inseto.

Além disso, também pode surgir devido a úlcera venosa crônica ou manipulação inadequada das unhas ou frieira e pé de atleta.

Leia também: Erisipela: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/erisipela-o-que-e

A erisipela, geralmente, afeta as pernas ou os pés, sendo que pessoas que sofrem de obesidade, diabetes mal controlada, eczema ou úlceras nas pernas, têm maior risco de desenvolver a infecção.

O que fazer: o tratamento da erisipela é feito com o uso de antibióticos receitados pelo dermatologista, além de analgésicos para aliviar a dor e repouso com a perna afetada para cima.

3. Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é uma infecção de pele causada por bactérias do tipo Staphylococcus ou Streptococcus que contaminam as camadas mais profundas da pele.

Essas bactérias podem entrar nas camadas mais profundas da pele através de lesões, como uma ferida, corte, picada de inseto ou doenças de pele como eczema, dermatite ou micose.

A celulite infecciosa normalmente causa inchaço, dor e calor no local, vermelhidão, além de poder estar associado a febre, calafrios e fraqueza.

Leia também: 13 sintomas de celulite infecciosa (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-celulite-infecciosa

O que fazer: o tratamento da celulite bacteriana é feito com orientação do clínico geral ou infectologista, com o uso de antibióticos na forma de comprimidos ou na veia. Veja como é feito o tratamento da celulite infecciosa.

4. Impetigo

O impetigo é uma infecção na pele contagiosa causada por bactérias que provocam o surgimento de pequenas feridas que contém pus e formam crostas.

Esse tipo de doença de pele é comum na infância e que passa facilmente de uma criança para outra, devendo ser sempre avaliada pelo pediatra.

O que fazer: deve-se ir ao pediatra ou dermatologista que pode indicar o tratamento com pomadas antibióticas.

Além disso, é preciso alguns cuidados importantes como não arrancar a casca do machucado, manter a região sempre limpa, tomar banho diariamente e aplicar o remédio logo a seguir. Confira mais cuidados para curar o impetigo mais rápido.

5. Frieira

A frieira é uma infecção na pele causada por fungos do gênero Trichophyton, resultando em sintomas como coceira, vermelhidão, descamação e mau cheiro, principalmente entre os dedos do pé.

Esse fungo se encontra naturalmente na pele, sem causar infecção, mas quando existe umidade ou calor excessivo entre os dedos o fungo pode se multiplicar, causando a infecção.

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do dermatologista que pode indicar o uso de pomadas antifúngicas ou comprimidos antifúngicos nos casos mais graves.

Leia também: Remédios para frieira: pomadas e opções caseiras tuasaude.com/remedio-para-frieira

6. Candidíase

A candidíase é uma infecção de pele causada pelo fungo Candida sp. provocando o surgimento de coceira na pele, lesões avermelhadas e úmidas.

Essa infecção é mais comum nas dobras do corpo, como debaixo dos seios, virilhas, axilas, unhas ou entre os dedos, apesar de poder surgir em qualquer local do corpo.

Além disso, a candidíase pode afetar as mucosas, como boca, intestinos ou região vaginal, anal ou peniana. Veja os principais sintomas de candidíase vaginal.

O que fazer: o tratamento normalmente é feito pelo dermatologista com uso de antifúngicos na forma de pomada ou comprimidos.

Leia também: Tratamento para candidíase: remédios e opções caseiras tuasaude.com/tratamento-para-candidiase

7. Balanite

A balanite é uma infecção na cabeça do pênis, geralmente causada pela infecção pelo fungo Candida albicans, mas também pode acontecer por uma infecção bacteriana ou, simplesmente, devido a uma alergia.

Os sintomas mais comuns da balanite são vermelhidão, coceira e inchaço na cabeça do pênis, mas também pode causar o surgimento de íngua na virilha.

O que fazer: deve-se consultar o urologista para identificar a causa da balanite, podendo ser recomendado a higiene adequada da região e uso de cuecas de algodão que permitam que a pele respire.

Em alguns casos, uso de pomadas corticoides, antibióticas ou antifúngicas, por exemplo. Confiras as principais pomadas para balanite.

8. Sarna

A sarna humana é uma infecção na pele causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, resultando em sintomas como coceira intensa, que piora à noite e vermelhidão na pele.

Esse ácaro pode ser facilmente transmitido de uma pessoa para outra pelo contato pele a pele ou com roupas, toalhas ou lençóis contaminados.

O que fazer: o tratamento normalmente é feito com o uso de remédios, como permetrina ou benzoíla, indicados pelo dermatologista.

Além disso, deve-se lavar em água quente todas as roupas, lençóis ou toalhas que tenham estado em contato direto com a pele.

Leia também: Remédios para sarna humana (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-sarna-humana

9. Micose de pele

A micose de pele é uma infecção na pele por fungos, como Malassezia furfur, Candida albicans, Tricophyton, Microsporum ou Epidermophyton, por exemplo.

Essa infecção causa sintomas, como coceira, vermelhidão e descamação na pele, e pode atingir qualquer região do corpo.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo dermatologista com o uso de antifúngicos na forma de pomada, shampoo, loções ou comprimidos.

10. Onicomicose

A onicomicose, ou micose de unha, é uma infecção na unha causada por fungos.

Essa infecção provoca alteração nas unhas, como aumento da espessura, cor amarelada ou esbranquiçada, descolamento da unha da pele e presença de uma massa por baixo da unha

O que fazer: o tratamento das infecções nas unhas deve ser feito de acordo com a recomendação do dermatologista, sendo normalmente indicado o uso de pomadas, cremes, esmaltes ou comprimidos antifúngicos.

Leia também: Como tratar a micose de unha: remédios e outros tratamentos tuasaude.com/tratamento-para-micose-de-unha

11. Herpes

A herpes é uma infecção na pele ou mucosas causada pelo vírus Herpes simplex ou varicela zoster, resultando em sintomas como vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas.

A infecção pelo Herpes simplex é mais comum nos lábios, chamada herpes labial, ou na região genital, conhecida como herpes genital. Saiba identificar os sintomas da herpes genital.

Já a varicela zoster, pode causar herpes zoster e afetar principalmente na região do tórax e da barriga.

Leia também: Como se pega herpes (labial, genital e zóster) e como se proteger tuasaude.com/como-se-pega-herpes

O que fazer: deve-se consultar o dermatologista que pode indicar o uso de remédios antivirais como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, durante cerca de 7 dias.

Esses remédios evitam a multiplicação do vírus, permitindo a cicatrização da pele, além de evitar controlar o aparecimento de outras bolhas e feridas. Entenda como é feito o tratamento da herpes.

12. Catapora

A catapora ou varicela, é uma infecção na pele causada pelo vírus varicela-zoster, sendo mais comum na infância, mas também pode afetar adultos de todas as idades.

Essa infecção provoca o surgimento de pequenas bolhas que podem conter líquido e pintinhas vermelhas na pele em todo o corpo, acompanhadas de intensa coceira que podem causar feridas na pele.

Leia também: Catapora: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-catapora

O que fazer: deve-se fazer repouso e usar remédios recomendados pelo dermatologista ou pediatra, como paracetamol no caso de apresentar febre ou antialérgicos na forma de comprimidos ou pomadas para aliviar a coceira na pele.

Além disso, deve-se evitar contato com outras pessoas porque a catapora é altamente contagiosa, podendo passar de uma pessoa para outra através do contato direto com o líquido das bolhas ou com gotículas de saliva, tosse ou espirro.

13. Sarampo

O sarampo é uma infecção de pele a altamente contagiosa causada por vírus das famílias Paramyxoviridae ou Morbillivirus.

Essa infecção provoca sintomas como febre, tosse persistente, corrimento nasal, conjuntivite, pequenas manchas avermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, se espalhando por todo corpo

O sarampo é transmitido através de gotículas respiratórias inaladas quando a pessoa contaminada tosse ou espirra.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista ou pediatra para aliviar os sintomas, isso porque o organismo é capaz de eliminar o vírus naturalmente, sendo apenas recomendado repouso, hidratação e alimentação leve.

O sarampo pode ser prevenido através da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, fazendo parte do calendário de vacinação do bebê e da criança.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2025: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

14. Síndrome mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é uma infecção de pele altamente contagiosa causada pelo vírus Coxsackie.

Essa infecção ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, levando ao surgimento de bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, além de aftas dolorosas na boca e febre.

A síndrome mão-pé-boca pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou através de alimentos ou objetos contaminados.

O que fazer: deve-se consultar o pediatra, dermatologista ou clínico geral, que pode indicar tratamento com remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, com o objetivo de aliviar os sintomas.

15. Verrugas

As verrugas são uma infecção de pele ou mucosas causada pelo vírus HPV.

Essa infecção leva ao surgimento de lesões lisas, ásperas, planas ou elevadas, com cor da pela, rosa, cinza, amarelada, marrom ou preta.

As verrugas podem surgir em qualquer parte do corpo, inclusive na vagina, grandes lábios, haste do pênis, escroto ou região anal, sendo nesse caso conhecida como verrugas genitais.

Leia também: Verrugas genitais (crista de galo): o que são, causas e tratamento tuasaude.com/verrugas-genitais

O que fazer: o tratamento das verrugas deve ser feito com orientação d dermatologista que pode indicar o uso de remédios contendo ácido salicílico e/ou ácido lático, crioterapia ou cirurgia a laser.

Já no caso das verrugas genitais, o tratamento deve ser orientado pelo ginecologista ou urologista que pode indicar pomadas, aplicação de ácidos na pele ou cirurgia para remover as verrugas. Veja como é feito o tratamento das verrugas genitais.

16. Acne

A acne, ou espinhas, é uma infecção de pele que surge quando os folículos pilosos ficam obstruídos, acumulando óleo ou células mortas da pele, o que pode favorecer o crescimento de bactérias.

Essa infecção pode ser causada por alterações hormonais, estresse, a alimentação rica em gordura ou uso de remédios, como os corticoides, por exemplo.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento orientado pelo dermatologista que pode indicar o uso de cremes para uso tópico ou até antibióticos ou retinoides orais.

Durante a gravidez o tratamento não deve ser feito com retinoides, pois pode causar malformações no bebê.

Leia também: Principais remédios para tratar espinhas (acne) tuasaude.com/remedio-para-acne

Vídeos relacionados

CANDIDÍASE FEMININA: Sintomas, Causas e Prevenção!

10:11 | 4.366 visualizações

Como se livrar da CANDIDÍASE MASCULINA rapidamente

06:45 | 704.404 visualizações

SARAMPO: tudo o que precisa saber

05:27 | 43.837 visualizações