Furúnculo é uma infecção de pele que afeta a raiz do pelo, glândulas sebáceas e tecidos em volta, causada pela bactéria Staphylococcus aureus, resultando em sintomas como caroço com pus, vermelhidão, aumento da temperatura local ou dor.
O furúnculo pode surgir em qualquer região do corpo, no entanto, é mais comum em regiões que suam muito e sofrem maior fricção, como virilha, axila, nádegas, rosto, couro cabeludo, peito, pescoço, ombros ou parte interna das coxas, por exemplo.
Geralmente, o furúnculo desaparece ao fim de alguns dias apenas com a aplicação de compressas de água morna na região para ajudar a retirar o pus. No entanto, se o furúnculo não curar em duas semanas, ou surgir febre, é recomendado consultar o clínico geral ou o dermatologista que pode indicar o uso de pomadas ou até remoção cirúrgica do pus, se necessário.
Sintomas de furúnculo
Os principais sintomas de furúnculo são:
- Caroço com pus que pode crescer ao longo do tempo;
- Dor ou desconforto no caroço;
- Aumento da temperatura local;
- Vermelhidão na pele;
- Inchaço na pele ao redor do caroço;
- Sensibilidade ao toque;
- Presença de um ponto amarelo-esbranquiçado no caroço.
Além disso, nos casos mais graves, em que o furúnculo é muito grande, piora rapidamente ou causa muita dor, pode surgir febre ou calafrios, além de vermelhidão na pele em volta do furúnculo ou até ínguas.
É importante consultar o clínico geral ou dermatologista sempre que surgirem sintomas de furúnculo para que seja diagnosticado e iniciado o tratamento mais adequado.
Teste de sintomas
Para saber se é realmente um furúnculo e, não apenas uma espinha, além do caroço amarelado com vermelhidão em volta, é importante perceber, se:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o dermatologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do furúnculo é feito pelo clínico geral ou dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e do exame físico da pele.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Além disso, para confirmar o tipo de bactéria presente no furúnculo, o médico pode coletar uma pequena amostra do pus contido no caroço, para ser analisado no laboratório, o que permite indicar o melhor tratamento.
Possíveis causas
O furúnculo é causado por uma infecção e inflamação da raiz do pelo que é causada principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus.
Essa bactéria pode ser encontrada naturalmente em mucosas, principalmente no nariz ou da boca, além de também ser identificada na pele.
Quem tem maior risco
Alguns fatores podem aumentar o risco do desenvolvimento do furúnculo, como:
- Pequenas feridas na pele;
- Lesão na pele como cortes ou arranhões;
- Picada de inseto;
- Higienização inadequada da pele;
- Contato pele com pele com uma pessoa infectada pela bactéria Staphylococcus aureus;
- Diabetes;
- Problemas de pele, como acne ou eczema;
- Sistema imunológico enfraquecido.
Essas condições podem favorecer a entrada e o crescimento da bactéria na raiz do pelo, podendo resultar em inflamação e infecção, e aparecimento do furúnculo e de seus sintomas.
Furúnculo é contagioso?
Apesar da maioria dos casos de furúnculo serem devido a alterações relacionadas com a própria pessoa, a bactéria relacionada com o furúnculo pode ser transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o pus.
Assim, é importante que as pessoas que convivem com outra pessoa que possui o furúnculo tomem medidas que ajudem a evitar a infecção, como aplicação de um creme antibiótico que deve ser prescrito pelo dermatologista.
Além disso, a pessoa com furúnculo deve adotar alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos depois de mexer no furúnculo ou não compartilhar lenços, lençóis, roupas ou toalhas, por exemplo.
No entanto, o furúnculo também pode aparecer sozinho, sem ser necessário estar em contato com alguém que tenha esse problema.
Como é feito o tratamento
Os principais tratamentos para o furúnculo incluem:
- Aplicação de compressas mornas sobre o furúnculo, por cerca de 10 minutos a cada vez, o que ajuda a aliviar a dor e o desconforto, acelerar o rompimento espontâneo do caroço e a retirada do pus;
- Limpeza da pele, com água morna e sabonete neutro ou antibacteriano, o que pode ser feito 2 a 3 vezes por dia;
- Continuar a aplicação de compressas mornas e a limpeza da pele, até que a pele esteja completamente cicatrizada;
- Uso de analgésicos, como paracetamol, para aliviar a dor e o desconforto;
- Aplicação de pomadas de antibióticos, indicados pelo médico, como neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico. Veja as principais pomadas indicadas para furúnculo;
- Uso de antibióticos na forma de comprimidos, receitados pelo médico. Nos casos mais graves, o médico pode ainda recomendar a aplicação de antibióticos diretamente na veia, feita em hospitais. Confira a lista de remédios para furúnculo que podem ser indicados pelo médico;
- Drenagem cirúrgica do pus, feita pelo médico no hospital.
É importante seguir as orientações médicas e não tentar espremer o furúnculo por conta própria, pois isso pode piorar a inflamação e a infecção, fazendo com que se espalhe para outros locais da pele, sendo mais difícil de tratar.
Além disso, existem alguns remédios caseiros que possuem propriedades antissépticas que podem ajudar a combater à infecção, e complementar o tratamento médico, como compressa de limão ou de óleo de melaleuca, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para furúnculo e como preparar.
Como evitar que o furúnculo volte a surgir
Algumas formas de evitar o surgimento de outro furúnculo são a adoção de cuidados de higiene, como:
- Lavar as mãos antes e depois de mexer no furúnculo;
- Não compartilhar roupa, lenços, lençóis ou toalhas;
- Lavar com água fervente a roupa, toalhas, lençóis e todos os materiais que entrarem em contato com a região da pele com o furúnculo;
- Lavar o furúnculo com água e sabão antibacteriano ou neutro, depois de estourar sozinho;
- Trocar as compressas e colocá-las num lixo próprio.
Além disso, para prevenir o aparecimento de furúnculos, é importante sempre lavar e limpar cuidadosamente cortes, feridas ou arranhões na pele, além de manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente, pois ajudam a aumentar o sistema imunológico e as defesas naturais do organismo. Veja outras formas de evitar o aparecimento do furúnculo.