Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar o furúnculo

O Furúnculo é um infecção na raíz do pêlo e, por isso, é mais comum aparecer no pescoço, axilas, couro cabeludo, peito, nádegas, rosto e barriga. 

Normalmente desaparece ao fim de alguns dias apenas com a aplicação de compressas de água morna na região para ajudar a retirar o pus. No entanto se o furúnculo não curar em duas semanas, é recomendado consultar o dermatologista para receitar pomadas ou até retirar o pus cirurgicamente, se necessário.

Porém, para saber se é realmente um furúnculo e, não apenas uma espinha, além do caroço amarelado com vermelhidão em volta, é importante perceber, se:

  1. 1. Aumenta de tamanho ao longo do tempo
    Sim
    Não
  2. 2. Além da dor, existe calor e coceira no local
    Sim
    Não
  3. 3. Não melhora em 1 semana
    Sim
    Não
  4. 4. É acompanhado de febre baixa (37,5º C a 38ºC)
    Sim
    Não
  5. 5. Existe mal-estar
    Sim
    Não
Imagem que indica que o site está carregando

Como identificar e tratar o furúnculo

O que passar no furúnculo

O tratamento para o furúnculo consiste em levar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.

No entanto, quando não existe melhora deve-se consultar o dermatologista para iniciar o uso de pomadas antibióticas como:

  • Ictol;
  • Furacin;
  • Nebacetin;
  • Trok G.

Nos casos em que o furúnculo surge repetidamente, o médico pode indicar o uso de outra pomada, conhecida como Mupirocina, que previne o surgimento deste tipo de infecção. Veja todas as pomadas que podem ser usadas em caso de furúnculo.

Não é recomendado tentar espremer ou estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros locais da pele.

Furúnculo é contagioso

O furúnculo se pega, pois a bactéria pode ser transmitida através do contato com o pus ou pelo ar, podendo se instalar nas narinas. Por isso, é muito importante que as pessoas que vivem na mesma apliquem no nariz, várias vezes ao dia, um creme antibiótico prescrito pelo dermatologista.

Além disso, a pessoa com furúnculo deve adotar alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos depois de mexer no furúnculo ou não compartilhar lenços, lençóis, roupa ou toalhas, por exemplo.

No entanto, o furúnculo também pode aparecer sozinho, sem ser necessário estar em contato com alguém que tenha esse problema.

Como evitar que volte a surgir

A prevenção de um outro furúnculo pode ser feita através da adoção de cuidados de higiene, como:

  • Lavar as mãos depois de mexer no furúnculo;
  • Não compartilhar roupa, lenços, lençóis ou toalhas;
  • Lavar com água fervente a roupa, toalhas, lençóis e todos os materiais que entrarem em contato com a região da pele com o furúnculo;
  • Lavar com água e sabão o furúnculo depois de ele estourar sozinho;
  • Trocar as compressas e colocá-las num lixo próprio.

Além disso, as pessoas que viverem com o paciente devem colocar no nariz várias vezes por dia um creme antibiótico indicado pelo dermatologista, pois a bactéria causadora do furúnculo é transmitida pelo ar e pode se fixar nas narinas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...