Verrugas: o que são, tipos, como se pega e como tirar

Atualizado em março 2024

Verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, resultando em sintomas como lesões lisas, ásperas, planas ou elevadas, com cor da pela, rosa, cinza, amarelada, marrom ou preta.

As verrugas podem surgir em grupo ou isoladamente, podendo espalhar-se facilmente de uma área do corpo para outra, e ocorrer em qualquer idade e afetar qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.

Normalmente, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, no entanto, o dermatologista pode indicar o tratamento com o uso de remédios para verrugas para acelerar este processo, principalmente quando surgem na região genital.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de verrugas

O principal sintoma das verrugas são lesões na pele, que apresentam características como:

  • Superfície lisa ou áspera;
  • Tamanho de 1 a 10 milímetros;
  • Planas ou ter aspecto mais elevado;
  • Lesões únicas ou múltiplas em grupo;
  • Cor da pele, rosada, cinza, amarelada, marrom ou preta;
  • Coceira no local, em alguns casos;

Além disso, as verrugas podem ter a forma de cúpula, como se fosse uma semiesfera, ou aspecto semelhante a couve-flor.

Os locais mais comuns de surgirem verrugas são mãos, pés, rosto, pescoço, joelhos ou cotovelos, mas também podem surgir na região genital ou perianal.

Apesar de serem tumores benignos, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e o tipo de verruga, e assim ser indicado o tratamento mais adequado, se necessário.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico das verrugas é clínico sendo feito pelo dermatologista através do exame físico ao observar as características das lesões da pele.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Geralmente, não são necessários exames complementares, no entanto, caso o médico suspeite de outras condições com sintomas semelhantes, como ceratose seborreica, líquen plano ou câncer de pele, pode solicitar uma biópsia de pele. Veja como é feita a biópsia de pele.

Tipos de verrugas

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Tipos de verrugas
Tipos de verrugas

As verrugas podem ser classificadas em alguns tipos de acordo com a sua localização e características:

1. Verruga plantar

A verruga plantar afeta os pés e são conhecidas popularmente como "olho de peixe". 

Esse tipo de verruga é semelhante a um calo, pois costumam ser amareladas e possuem pontinhos pretos em seu interior. Saiba como identificar a verruga plantar.

2. Verruga filiforme

A verruga vulgar é um tipo de verruga com aspecto fino e alongado, que surge principalmente no rosto ou no pescoço, sendo mais comum em idosos.

Leia também: Verrugas no pescoço: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/verrugas-no-pescoco

3. Verruga vulgar

A verruga vulgar ou comum geralmente possui menos de 1 cm de diâmetro, são firmes e geralmente apresentam uma superfície rugosa, arredondada ou irregular e sua cor pode variar de cor da pele a cinza, amarelada, marrom ou preta.

Esse tipo de verruga é mais comum em crianças e adolescentes e surge com mais frequência nos cotovelos, joelhos ou nas mãos.

4. Verruga plana

A verruga plana é um tipo de verruga que tem a superfície plana, são macias e com tamanho de 1 a 7 milímetros, surgindo em grupos.

Esse tipo de verruga é mais frequentes no rosto, afetando principalmente adolescentes.

5. Verrugas genitais

As verrugas genitais surgem na vagina, grandes lábios, haste do pênis, escroto ou região anal, e geralmente são macias e de cor rosada, com aspecto de couve-flor, podendo ser únicas ou surgir em grupos. Saiba como identificar as verrugas genitais.

Esse tipo de verruga, também conhecida como condiloma acuminado ou "crista de galo" acontece principalmente como consequência da infecção pelo vírus HPV, transmitido por via sexual pelo contato pele a pele.

As verrugas genitais também podem surgir na região interna do canal vaginal ou ânus e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou anal.

Leia também: Verruga no pênis: o que pode ser, sintomas (e como tratar) tuasaude.com/verruga-no-penis

Possíveis causas

As verrugas são causadas por uma infecção pelo vírus HPV que infecta as camadas epiteliais da pele ou mucosas, onde se multiplica e ativa o crescimento de células da pele, provocando as lesões.

Leia também: HPV: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/hpv

Como se pega verruga

A transmissão das verrugas acontece por meio do contato direto com essas lesões, que faz com que o vírus HPV consiga passar de uma pessoa para outra. Geralmente, as crianças são as mais afetadas, pois tendem a ficar mexendo nas verrugas.

No entanto, é importante esclarecer que os vírus só provoca o aparecimento de verrugas quando existe algum local na pele que permita a sua entrada no organismo, como um arranhão, pele secam unha encravada ou ferida, por exemplo.

Como tirar verrugas

Existem vários tipos de tratamento para tirar verrugas que devem ser indicados pelo dermatologista de acordo com as características e tipo de verruga. 

Assim, algumas formas de tirar a verruga são:

1. Uso de remédios

O dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes ou pomadas à base de ácido salicílico e/ou ácido lático que devem ser aplicadas na verruga e ajudam a eliminar a verruga.

Esses remédios podem ser aplicados em casa, pelo menos 2 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do dermatologista, ou no consultório médico. Veja outros remédios que podem ser indicados para verrugas.

Além disso, no caso de verrugas genitais o médico pode indicar o uso de pomadas, como imiquimode ou podofilotoxina ou aplicação de ácidos na pele, por exemplo.

Leia também: 5 opções de tratamento para verrugas genitais tuasaude.com/tratamento-para-verrugas-genitais

2. Crioterapia

A crioterapia é o tipo de tratamento para tirar verrugas mais utilizado e consiste no congelamento da verruga por meio da aplicação de nitrogênio líquido em spray, o que faz com que a verruga caia dentro de alguns dias.

Esse tratamento deve ser feito no consultório do dermatologista para evitar queimaduras na pele devido à temperatura muito baixa do nitrogênio líquido. Conheça mais sobre como é feita a crioterapia.

3. Cirurgia a laser

A cirurgia a laser é indicada quando a pessoa possui muitas verrugas ou quando estão espalhadas e é feita sob anestesia local, uma vez que o procedimento pode causar dor e desconforto.

A cirurgia a laser é feita por meio da aplicação de um feixe de luz diretamente na verruga com o objetivo de destruir o tecido da verruga.

É importante que após a cirurgia a laser, a pessoa tenha alguns cuidados com a ferida que ficou após a remoção da verruga, isso porque pode haver risco de infecção. Essa recomendação é também importante nos casos em que o médico cortou a verruga para a remover, sendo esse procedimento chamado de excisão cirúrgica.

4. Fita adesiva

A técnica da fita adesiva é uma forma simples e fácil de tirar a verruga e é recomendada pela Associação Americana de Dermatologia.

Para tirar a verruga com fita adesiva, é recomendado colocar a fita na verruga por 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga na água por alguns minutos. Depois, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa no local da verruga para retirar o excesso de pele. Confira outras técnicas caseiras para retirar verrugas.

Como prevenir

Para prevenir o risco de contaminação com verrugas, deve-se:

  • Evitar tocar nas verrugas de outras pessoas, sem ter a pele devidamente protegida com luvas;
  • Evitar piscinas comunitárias que não sejam devidamente limpas com produtos específicos;
  • Não compartilhar toalhas, peças de vestuário ou roupas íntimas de outras pessoas;
  • Não compartilhar objetos pessoais, como lâmina de barbear ou alicate ou cortadores de unhas;
  • Evitar roer unhas e cutucar cutículas.

Além disso, também é aconselhado evitar andar descalço em balneários de piscinas ou outros locais públicos, utilizando, sempre que possível, chinelos.

Outra forma de evitar pegar verrugas é tomar a vacina do HPV, que previne verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero, vulva, vagina ou ânus. Saiba onde e quando tomar a vacina do HPV.