Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Verrugas: o que são, principais tipos e como tirar

As verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, que podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha, na região genital ou nas mãos.

As verrugas podem surgir em grupo ou isoladamente, podendo espalhar-se facilmente de uma área do corpo para outra. Normalmente, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, mas o uso de remédios para verrugas pode ser útil para acelerar este processo.

Verrugas: o que são, principais tipos e como tirar

Tipos de verrugas

Os 5 tipos de verrugas existentes, classificadas de acordo com a sua localização e morfologia, são:

  1.  Verruga plantar: São verrugas que afetam os pés e são conhecidas popularmente como "olho de peixe". Elas são semelhantes a um calo, pois costumam ser amareladas e possuem pontinhos pretos em seu interior;
  2. Verruga filiforme: São verrugas finas e alongadas, que surgem principalmente na face ou no pescoço de indivíduos da terceira idade;
  3. Verruga comum ou vulgar: São verrugas que geralmente possuem menos de 1 cm de diâmetro, são firmes e geralmente apresentam uma superfície rugosa, arredondada ou irregular. Sua coloração pode ser da cor da pele, cinza, amarelada, marrom ou preta;
  4. Verruga plana: São pequenas verrugas de aparência plana, que surgem em grupos. São macias e mais frequentes no rosto;
  5. Verruga genital: São verrugas que surgem na região íntima feminina ou masculina e que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Geralmente, são macias e de cor rosada.

É importante que as verrugas sejam avaliadas pelo dermatologista, pois assim é possível verificar se estão relacionadas com alguma doença infecciosa e ser indicado o tratamento mais adequado para removê-las.

Como ocorre a transmissão das verrugas

A transmissão das verrugas acontece por meio do contato direto com essas lesões. Geralmente, as crianças são as mais afetadas, pois tendem a ficar mexendo nas verrugas.

No entanto, é importante esclarecer que os vírus presente nas verrugas, só passam para outros indivíduos se eles encontrarem um local na pele para penetrar, como um arranhão unha encravada ou uma ferida, por exemplo.

Verrugas: o que são, principais tipos e como tirar

Como tirar verrugas

Existem vários tipos de tratamento para tirar verrugas que devem ser indicados pelo dermatologista de acordo com as características da verruga. No entanto, algumas medidas caseiras podem também ajudar a tirar verrugas e complementar o tratamento indicado pelo médico. Assim, algumas formas de tirar a verruga são:

1. Uso de remédios

O dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes ou pomadas à base de ácido acetilsalicílico e/ou ácido lático que devem ser aplicadas na verruga e ajudam a eliminar a verruga. Esses remédios podem ser aplicados em casa, pelo menos 2 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do dermatologista, ou no consultório médico. Veja outros remédios que podem ser indicados para verrugas.

2. Crioterapia

A crioterapia é o tipo de tratamento para tirar verrugas mais utilizado e consiste no congelamento da verruga por meio da aplicação de nitrogênio líquido em spray, o que faz com que a verruga caia dentro de alguns dias. Esse tratamento deve ser feito no consultório do dermatologista para evitar queimaduras na pele devido à temperatura muito baixa do nitrogênio líquido. Conheça mais sobre como é feita a crioterapia.

3. Cirurgia a laser

A cirurgia a laser é indicada quando a pessoa possui muitas verrugas ou quando estão espalhadas e é feita sob anestesia local, uma vez que o procedimento pode causar dor e desconforto. A cirurgia a laser é feita por meio da aplicação de um feixe de luz diretamente na verruga com o objetivo de destruir o tecido da verruga.

É importante que após a cirurgia a laser, a pessoa tenha alguns cuidados com a ferida que ficou após a remoção da verruga, isso porque pode haver risco de infecção. Essa recomendação é também importante nos casos em que o médico cortou a verruga para a remover, sendo esse procedimento chamado de excisão cirúrgica.

4. Fita adesiva

A técnica da fita adesiva é uma forma simples e fácil de tirar a verruga e é recomendada pela Associação Americana de Dermatologia. Para tirar a verruga com fita adesiva, é recomendado colocar a fita na verruga por 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga na água por alguns minutos. Depois, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa no local da verruga para retirar o excesso de pele.

Confira outras técnicas caseiras para retirar verrugas.

Bibliografia >

  • NASCIMENTO, Karla Tamyres Santos et. al.. Verrugas Cutâneas: Artigo de Revisão. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 15. 2; 245-248, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem