Principais sintomas de herpes (genital, labial, ocular e zoster)

Atualizado em março 2024

Os principais sintomas do herpes incluem a presença de bolhas contendo líquido, feridas ou úlceras com borda avermelhada, que aparecem geralmente nos genitais, coxas, boca, lábios ou olhos, provocando dor, ardência e coceira. Embora seja mais comum o herpes se manifestar nestas regiões, este pode surgir em qualquer região do corpo.

A herpes pode ser causada pelo vírus Herpes simplex, como no caso da herpes genital, labial ou ocular, ou pelo vírus varicela zoster, como no caso da herpes zoster, e geralmente antes de aparecerem as bolhas na pele, é comum ter sintomas como formigamento, coceira, desconforto ou mesmo dor em alguma região específica da pele ou mucosas.

O tratamento da herpes deve ser feito com orientação do dermatologista, iniciando o mais cedo possível, assim que surgem os sinais que antecedem o aparecimento das bolhas, de forma a evitar a multiplicação do vírus, e a reduzir a duração dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 4

Principais sintomas de herpes

Os principais sintomas de herpes genital, labial, ocular e zoster são:

1. Herpes genital

Os sintomas de herpes genital costumam surgir entre 10 a 15 dias após o contato com o vírus durante uma relação sexual desprotegida, sendo os principais:

  • Pequenos agrupamentos de bolhas com líquido, que podem se romper e causar feridas;
  • Úlceras com borda avermelhada;
  • Coceira, dor e desconforto na região genital;
  • Ardor ao urinar caso as bolhas estejam perto da uretra;
  • Ardor e dor ao defecar, caso as bolhas estejam próximas do ânus;
  • Ínguas na virilha;
  • Mal estar geral e possível perda de apetite.

As feridas do herpes genital podem aparecer no pênis, vulva, vagina, região perianal ou ânus, uretra ou mesmo no colo do útero e na primeira manifestação podem surgir outros sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, dor de cabeça, dor muscular e cansaço. Conheça mais sintomas de herpes genital e faça o nosso teste online.

Como tratar: para aliviar os sintomas do herpes genital e prevenir a transmissão, o médico normalmente indica o uso de remédios antivirais como aciclovir ou valaciclovir na forma de comprimidos ou pomadas, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a reduzir a duração dos sintomas. Além disso, as bolhas do herpes na região genital podem ser bem dolorosas, e nesses casos, o médico pode recomendar anestésicos locais, para aliviar a dor e o desconforto. Veja mais detalhes do tratamento para herpes genital.

2. Herpes labial

Os principais sintomas de herpes labial são:

  • Ferida no lábio;
  • Bolhas sensíveis;
  • Dor na boca;
  • Coceira e vermelhidão em um canto do lábio.

Os sintomas de herpes labial, também chamado de herpes na boca, podem surgir quando o sistema imune da pessoa que possui o vírus herpes simplex fica mais enfraquecido devido a doenças ou estresse, por exemplo.

Antes do aparecimento dos sintomas, é comum que a pessoa note coceira, formigamento e vermelhidão nos lábios, podendo iniciar o tratamento recomendado pelo médico de forma a prevenir o desenvolvimento de mais bolhas e feridas. Conheça mais sobre o herpes labial.

Como tratar: as feridas causadas pelo herpes labial podem durar entre 7 a 10 dias e o tratamento pode ser feito com pomadas antivirais de aplicação tópica ou comprimidos, como aciclovir ou valaciclovir, usados de acordo com a orientação do dermatologista.

3. Herpes ocular

Os sintomas do herpes ocular podem acontecer em um ou nos dois olhos e geralmente são semelhantes aos de uma conjuntivite, sendo os principais:

  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Coceira no olho;
  • Vermelhidão e irritação no olho;
  • Lacrimejamento do olho;
  • Aparecimento de bolhas ou úlceras próximas ao olho;
  • Visão embaçada;
  • Ferida na córnea.

Assim que estes sintomas surgem, é importante consultar o oftalmologista para que possam ser tratados o mais rápido possível, de forma a evitar complicações mais graves ou mesmo cegueira.

Como tratar: o tratamento do herpes ocular é geralmente feito com remédios antivirais na forma de comprimidos para uso oral, ou colírios ou pomadas oftalmológicas próprias para aplicar no olho, além de que podem também ser receitados colírios antibióticos para prevenir o aparecimento de infecções secundárias causadas por bactérias. Saiba mais sobre o tratamento da herpes ocular.

4. Herpes zoster

Os sintomas da herpes zoster podem surgir em qualquer parte do corpo, porém são mais comuns no tórax, nuca, região lombar ou na face, na região do nervo trigêmeo, sendo os principais:

  • Bolhas vermelhas na pele, agrupadas em faixas e em apenas um lado do corpo;
  • Bolhas contendo líquido, que podem se romper formando úlceras ou crostas;
  • Dor intensa devido a inflamação dos nervos afetados pelo vírus;
  • Sensação de queimação ou agulhadas no local das bolhas;
  • Formigamento e coceira no local afetado;
  • Vermelhidão e inchaço na pele;
  • Formação de pequenas feridas na pele depois que as bolhas secam.

Além disso, cerca de 48 horas antes de surgirem as bolhas na pele, alguns sintomas comuns da herpes zoster são mal estar generalizado, febre, aumento da sensibilidade da pele, que pode ficar dolorida, dor de cabeça ou aumento da sensibilidade à luz.

A herpes zoster é causada pelo vírus da varicela zoster, que é o mesmo que causa a catapora, que permanece inativo no organismo por muitos anos, podendo ser reativado quando o sistema imune está enfraquecido. Entenda o que é a herpes zoster e sintomas.

Como tratar: o tratamento da herpes zoster é feito pelo dermatologista com o uso de remédios antivirais, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, para reduzir a multiplicação do vírus, a duração e intensidade da doença. Além disso, podem ser recomendadas pomadas corticoides ou anestésicas, que ajudam a aliviar a dor e a irritação da pele. Nos casos de dor intensa ou neuropatia pós-herpética, o médico também pode recomendar o uso de anticonvulsivantes ou antidepressivos. Veja como é feito o tratamento da neuropatia pós-herpética.

Como saber se tenho herpes

Para confirmar o diagnóstico de herpes o ideal é consultar um clínico geral ou dermatologista, que irá avaliar os sintomas.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, herpes genital pode ser indicado consultar um ginecologista no caso de mulheres, urologista no caso de homens, ou um dermatologista especialista em doenças venéreas, ou dermatovenereologista.

Já no caso da herpes ocular, é aconselhado a consulta com um oftalmologista.

Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-e