Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Dúvidas comuns sobre a Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela zóster que manifesta-se através do aparecimento de bolhas ou pintinhas vermelhas pelo corpo e intensa coceira. O tratamento é feito de forma a controlar os sintomas, com remédios como Paracetamol e loção antisséptica para secar as feridas mais rápido.

Aqui estão algumas dúvidas comuns sobre a catapora. 

7 Dúvidas comuns sobre a Catapora

1. Catapora no adulto é muito grave?

A catapora afeta, especialmente, crianças, mas pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo neste caso, mais grave. Além das feridas típicas da catapora, que surgem em maior quantidade nos adultos, outros sintomas como dor de garganta e dor de ouvido também podem estar presentes. No entanto o tratamento é feito da mesma forma, de forma a controlar os sintomas. Saiba mais detalhes da catapora no adulto

2. Quantos dias dura a catapora?

A catapora dura de 7 a 10 dias, sendo contagiosa principalmente nos primeiros dias, e deixa de ser contagiosa quando as bolhas começam a secar, porque o vírus encontra-se no líquido presente no interior das bolhas. Veja todos os cuidados que deve ter para não passar a catapora para os outros e para não ser contaminado. 

3. É possível pegar catapora mais de 1 vez?

Essa é uma situação muito rara, mas que pode acontecer. O mais comum é que a pessoa tenha tido uma versão muito leve na 1ª vez ou que na verdade, tenha sido uma outra doença, que possa ter sido confundida com a catapora. Assim, quando a pessoa é realmente infectada com o vírus da catapora uma 2ª vez, ela desenvolve a herpes zoster. Saiba tudo sobre a herpes zoster

7 Dúvidas comuns sobre a Catapora

4. Quando a catapora pode ser muito grave e deixar sequelas? 

Raramente a catapora pode ser grave, tendo um curso benigno, o que quer dizer que em mais de 90% dos casos ela não deixa sequelas, e cura sozinha em menos de 12 dias. No entanto, a catapora pode ser mais grave e causar complicações em caso de pessoas com sistema imune enfraquecido, como pode acontecer em caso de tratamento contra o câncer, por exemplo. Nesse caso o corpo tem mais dificuldade de combater o vírus da catapora e este causar doenças como pneumonia ou pericardite, por exemplo. Saiba todas as sequelas e complicações que a catapora pode deixar

5. A catapora pega no ar?

Não, a catapora é transmitida de uma pessoa para outra através do contato com o líquido presente no interior das bolhas. Assim não é possível pegar a catapora pelo ar, uma vez que o vírus não se encontra presente no ar. 

6. Como tirar as manchas da catapora? 

O melhor período para remover as manchas escuras deixadas pela catapora é logo depois do seu surgimento e de ter controlado a doença. Pode-se usar cremes clareadores e cicatrizantes, mas é importante não se expor ao sol, no mínimo 6 meses depois de ter tido catapora. Quando as manchas já se encontram na pele há mais de 6 meses, pode ser mais difícil remover estas manchas, sendo recomendado seguir tratamentos estéticos como laser ou luz pulsada, por exemplo. Confira mais dicas de como tirar as manchas da catapora da pele

 7. Qual a melhor idade para ter catapora? 

Ter catapora na infância é mais simples do que na vida adulta, mas bebês com menos de 1 ano de vida devem ser protegidos porque ainda não tem a imunidade muito desenvolvida. Até os 6 meses acredita-se que o bebê esteja mais forte contra o vírus porque recebeu anticorpos da mãe durante a gravidez, mas essa imunidade não o impede completamente de ser contaminado. Assim, pode-se dizer que entre 1 e 18 anos seria a melhor fase de ter catapora. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem