Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Infarto Agudo do Miocárdio

O infarto agudo do miocárdio, popularmente chamado de infarto ou ataque cardíaco, é a interrupção na passagem de sangue para o coração, o que causa a morte das células cardíacas.

Causas do Infarto Agudo do Miocárdio

A principal causa do infarto agudo do miocárdio é o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias que levam sangue para o coração. Elas podem surgir em pacientes predispostos geneticamente, com o próprio passar da idade, sendo a hipertensão, a diabetes, o colesterol alto, o fumo, o excesso de peso e a má alimentação alguns fatores que facilitam a formação dessas placas.

Outra possível causa é o espasmo da coronária, comum em mulheres.

Sintomas do Infarto Agudo do Miocárdio

O sintoma clássico de um infarto agudo do miocárdio é uma dor em forma de aperto no coração, no lado esquerdo do peito, que pode ou não estar associada a outros sintomas, como:

  • tontura,
  • mal-estar,
  • enjoo;
  • suor frio;
  • palidez;
  • sensação de peso ou queimor no estômago,
  • sensação de aperto na garganta ou
  • dor na axila ou no braço esquerdo.

Assim que os primeiros sintomas surgem é importante chamar a o SAMU pois o infarto pode levar à perda de consciencia.

Se assistir a algum infarto com perda de consciencia, o ideal é que saiba fazer uma massagem cardíaca enquanto espera a chegada do SAMU, pois isso aumenta as chances de sobrevivência da pessoa. Aprenda a fazer uma massagem cardíaca nesse vídeo: 

Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio

O tratamento para o infarto agudo do miocárdio é feito com a desobstrução do vaso através da angioplastia ou com a cirurgia de confecção de pontes com vasos, como as veias safenas retiradas da perna ou como as artérias mamárias. Além disso, o paciente necessita tomar medicamentos que diminuem a formação da placas e/ou tornem o sangue mais fino, a fim de facilitar a sua passagem pelo vaso.

Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio

Após um quadro de infarto agudo do miocárdio, é necessário que o paciente tenha novos e saudáveis hábitos de vida, como alimentar-se corretamente e praticar algum tipo de atividade física, para que as chances dele vir a sofrer um novo quadro de infarto sejam reduzidas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...