Dor no braço esquerdo: 6 principais causas (e o que fazer)

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
janeiro 2022

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar. Porém, em alguns casos, a dor no braço esquerdo pode ser sinal de um problema grave e tratar-se de uma emergência médica, como é o caso de um infarto ou uma fratura, por isso, é importante prestar atenção a outros sintomas que possam surgir em simultâneo.

As causas mais comuns que podem estar na origem da dor de braço, são:

1. Infarto

O infarto agudo do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco consiste numa interrupção da passagem do sangue para o coração, provocando a morte das células cardíacas dessa região, que gera dor no peito que irradia para o braço, um sintoma muito característico do infarto.

Esta dor no peito e no braço, pode ser acompanhado de outros sintomas, como tontura, mal estar, enjoo, suor frio ou palidez.

O que fazer: Na presença de alguns destes sintomas, deve-se procurar um hospital ou ligar para o 192 para chamar o SAMU, especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol elevado. Saiba em que consiste o tratamento.

2. Angina

A angina caracteriza-se por uma sensação de peso, dor ou aperto no peito, que pode irradiar para o braço, ombro ou pescoço e que é causada por uma diminuição do fluxo de sangue pelas artérias que levam oxigênio ao coração. Geralmente, a angina é desencadeada por esforço ou momentos de grande emoção.

O que fazer: O tratamento depende do tipo de angina que a pessoa apresentar, e pode incluir remédios anticoagulantes e antiplaquetários, vasodilatadores ou betabloqueadores, por exemplo.

3. Bursite no ombro

A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, que é uma espécie de almofada que se localiza no interior de uma articulação, que tem como função evitar o atrito entre o tendão e o osso. Assim, a inflamação desta estrutura, pode causar sintomas como dor no ombro e no braço, dificuldade para levantar o braço acima da cabeça, fraqueza nos músculos da região e sensação de formigamento local que irradia para o braço.

O que fazer: O tratamento da bursite pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, repouso e sessões de fisioterapia. Saiba mais sobre o tratamento farmacológico da bursite.

4. Fratura

As fraturas nos braços, antebraços e clavícula são as mais comuns e podem originar dores muito intensas na região. Além disso, outros sintomas que podem ocorrer são inchaço e deformidade do local, incapacidade para mexer o braço, presença de hematomas e dormência e formigamento no braço.

Além disso, lesões ou pancadas no braço também podem causar dor na região por alguns dias, mesmo se não ocorrer fratura.

O que fazer: Se ocorrer uma fratura, a pessoa deve ir urgentemente ao médico, para ser avaliada, com a ajuda de um raio-X. O tratamento pode ser feito com o recurso à imobilização do membro, remédios analgésicos e anti-inflamatórios e, mais tarde, fisioterapia.

5. Hérnia de disco

A hérnia de disco consiste no abaulamento do disco intervertebral que, dependendo da região da coluna onde ocorre, pode gerar sintomas como dor nas costas que irradia para os braços e pescoço, sensação de fraqueza ou formigueiro em um dos braços e dificuldade para movimentar o pescoço ou levantar os braços.

O que fazer: Geralmente, o tratamento da hérnia de disco consiste no uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e osteopatia e exercícios, como RPG, hidroterapia ou Pilates.

6. Tendinite

A tendinite consiste numa inflamação dos tendões que pode ser causada por esforços repetitivos. A tendinite no ombro, cotovelo ou braço pode gerar sintomas como dor na região que pode irradiar para o braço, dificuldade em realizar movimentos com o braço, fraqueza no braço e sensação de fisgadas ou cãibras no ombro.

O que fazer: O tratamento pode ser feito com analgésicos e anti-inflamatórios e com a aplicação de gelo, porém, também é importante identificar e suspender a atividade que levou ao surgimento do problema. Saiba mais sobre o tratamento.

Além destas causas, doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus ou Síndrome de Sjögren também podem causar dores no braço.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em janeiro de 2020.

Bibliografia

  • HOSPITAL DO CORAÇÃO. Infarto Agudo no Miocárdio. Disponível em: <http://cardiol.br/boaspraticasclinicas/ferramentas/paciente/modelo-bpc/FolhetoIAM_2.pdf>. Acesso em 29 jan 2020
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 2015-2018.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.