Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

São várias as causas que podem estar na origem da dor no braço esquerdo, que geralmente são fáceis de tratar. Porém, em alguns casos, a dor no braço esquerdo pode ser sinal de um problema grave e tratar-se de uma emergência médica, como é o caso de um infarto ou uma fratura, por isso, é importante prestar atenção a outros sintomas que possam surgir em simultâneo.

As causas mais comuns que podem estar na origem da dor de braço, são:

1. Infarto

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

O infarto agudo do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco consiste numa interrupção da passagem do sangue para o coração, provocando a morte das células cardíacas dessa região, que gera dor no peito que irradia para o braço, um sintoma muito característico do infarto.

Esta dor no peito e no braço, pode ser acompanhado de outros sintomas, como tontura, mal estar, enjoo, suor frio ou palidez.

O que fazer: Na presença de alguns destes sintomas, deve-se procurar um hospital ou ligar para o 192 para chamar o SAMU, especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol elevado. Saiba em que consiste o tratamento.

2. Angina

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

A angina caracteriza-se por uma sensação de peso, dor ou aperto no peito, que pode irradiar para o braço, ombro ou pescoço e que é causada por uma diminuição do fluxo de sangue pelas artérias que levam oxigênio ao coração. Geralmente, a angina é desencadeada por esforço ou momentos de grande emoção.

O que fazer: O tratamento depende do tipo de angina que a pessoa apresentar, e pode incluir remédios anticoagulantes e antiplaquetários, vasodilatadores ou betabloqueadores, por exemplo.

3. Bursite no ombro

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

A bursite é uma inflamação da bursa sinovial, que é uma espécie de almofada que se localiza no interior de uma articulação, que tem como função evitar o atrito entre o tendão e o osso. Assim, a inflamação desta estrutura, pode causar sintomas como dor no ombro e no braço, dificuldade para levantar o braço acima da cabeça, fraqueza nos músculos da região e sensação de formigamento local que irradia para o braço.

O que fazer: O tratamento da bursite pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, repouso e sessões de fisioterapia. Saiba mais sobre o tratamento farmacológico da bursite.

4. Fratura

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

As fraturas nos braços, antebraços e clavícula são as mais comuns e podem originar dores muito intensas na região. Além disso, outros sintomas que podem ocorrer são inchaço e deformidade do local, incapacidade para mexer o braço, presença de hematomas e dormência e formigamento no braço.

Além disso, lesões ou pancadas no braço também podem causar dor na região por alguns dias, mesmo se não ocorrer fratura.

O que fazer: Se ocorrer uma fratura, a pessoa deve ir urgentemente ao médico, para ser avaliada, com a ajuda de um raio-X. O tratamento pode ser feito com o recurso à imobilização do membro, remédios analgésicos e anti-inflamatórios e, mais tarde, fisioterapia.

5. Hernia de disco

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

A hernia de disco consiste no abaulamento do disco intervertebral que, dependendo da região da coluna onde ocorre, pode gerar sintomas como dor nas costas que irradia para os braços e pescoço, sensação de fraqueza ou formigueiro em um dos braços e dificuldade para movimentar o pescoço ou levantar os braços.

O que fazer: Geralmente, o tratamento da hernia de disco consiste no uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e osteopatia e exercícios, como RPG, hidroterapia ou Pilates.

6. Tendinite

Dor no braço esquerdo: o que pode ser e o que fazer

A tendinite consiste numa inflamação dos tendões que pode ser causada por esforços repetitivos. A tendinite no ombro, cotovelo ou braço pode gerar sintomas como dor na região que pode irradiar para o braço, dificuldade em realizar movimentos com o braço, fraqueza no braço e sensação de fisgadas ou cãibras no ombro.

O que fazer: O tratamento pode ser feito com analgésicos e anti-inflamatórios e com a aplicação de gelo, porém, também é importante identificar e suspender a atividade que levou ao surgimento do problema. Saiba mais sobre o tratamento.

Além destas causas, doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus ou Síndrome de Sjögren também podem causar dores no braço.

Bibliografia >

  • HOSPITAL DO CORAÇÃO. Infarto Agudo no Miocárdio. Disponível em: <http://cardiol.br/boaspraticasclinicas/ferramentas/paciente/modelo-bpc/FolhetoIAM_2.pdf>. Acesso em 29 Jan 2020
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 2015-2018.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem