Nitroglicerina: para que serve e como usar

Atualizado em abril 2024

Nitroglicerina é um vasodilatador indicado para o tratamento de crises agudas da angina pectoris que não responde aos vasodilatadores orais, pois age abrindo e dilatando os vasos sanguíneos melhorando o fluxo de sangue para o coração.

Além disso, esse remédio, também conhecido como trinitroglicerina ou trinitrato de glicerila, também pode ser indicado para a fase aguda do infarto ou pressão alta pré-operatória, por exemplo.

Leia também: Como é feito o tratamento após o infarto tuasaude.com/tratamento-do-infarto

A nitroglicerina é encontrada somente em hospitais na forma de injeção em ampolas de 5 mL ou 10 mL, contendo nitroglicerina 5mg/mL com o nome comercial Tridil, para ser aplicada na veia pelo enfermeiro, sob supervisão do cardiologista.

Médico aplicando nitroglicerina na veia, diluida em soro no hospital

Para que serve

A nitroglicerina é indicada para:

  • Crises agudas de angina pectoris que não responde a nitratos orais, betabloqueadores ou bloqueadores dos canais de cálcio;
  • Controlar a insuficiência cardíaca congestiva pós-infarto;
  • Induzir a hipotensão durante cirurgias neurológicas;
  • Fase aguda do infarto do miocárdio.

Além disso, a nitroglicerina é indicada para controlar ou prevenir a pressão alta antes, durante ou após cirurgia de revascularização do miocárdio.

Esse remédio é usado somente em hospitais, com doses individualizadas indicadas pelo cardiologista, e aplicado na veia em uma bomba de infusão pelo enfermeiro.

Leia também: Propatilnitrato: para que serve e como usar tuasaude.com/propatilnitrato

Como funciona

A nitroglicerina age dilatando os vasos sanguíneos do corpo, melhorando o fluxo de sangue para o coração e baixando a pressão arterial.

Como usar

A nitroglicerina deve ser usada através de injeção na veia, após ser diluída em soro fisiológico 0,9% ou glicose a 5%.

As doses normalmente recomendadas para adultos é de 5 mcg por minuto. Essa dose pode ser aumentada pelo médico de forma progressiva, a cada 3 a 5 minutos, até 20 mcg por minuto, de acordo com a resposta ao tratamento.

Caso a pessoa não apresente resposta com uma dose de 20 mcg por minuto, o médico pode aumentar em 10 a 20 mcg por minuto, a cada 3 a 5 minutos.

A dose máxima não deve ultrapassar 400 mcg por minuto.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da nitroglicerina são dor de cabeça, tontura, hipotensão, palpitações cardíacas ou taquicardia.

Além disso, também podem surgir náuseas, vômitos, aumento da pressão intracraniana, encefalopatia, fraqueza muscular ou reação anafilactoide.

A nitroglicerina também pode causar flebite, que é a inflamação do vaso sanguíneo no local em que a injeção foi aplicada.

Quem não deve usar

A nitroglicerina não deve ser usada por pessoas com glaucoma de ângulo fechado, traumatismo craniano, hemorragia cerebral, anemia severa, hipotensão ou hipovolemia não tratada.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas alérgicas à nitroglicerina ou qualquer outro componente da fórmula.

A nitroglicerina não deve ser usada junto com remédios para disfunção erétil, como sildenafila, tadalafila, lodenafila ou vardenafila, por exemplo.

Leia também: Tadalafila pode causar infarto? tuasaude.com/medico-responde/tadalafila-pode-causar-infarto

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas com tamponamento cardíaco, cardiomiopatia restritiva ou pericardite constritiva.

A nitroglicerina não deve ser usada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja indicado pelo médico após avaliar os riscos e benefícios do tratamento.

Também não é recomendado para uso em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade devido à falta de dados sobre segurança e eficácia.

Vídeos relacionados