Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a higiene dos genitais nos meninos

Agosto 2020

Para fazer a limpeza da região genital dos meninos, não se deve puxar a pele que cobre a glande, conhecida como prepúcio e a higiene pode ser feita durante o banho, desde que a região não esteja muito suja e não contamine a água.

Sempre que possível, principalmente no caso dos bebês, deve-se optar por usar apenas água morna porque a pele é muito sensível. Em alguns casos, pode-se recorrer a produtos de higiene, como sabão de glicerina ou específicos para higiene intima, principalmente quando a região está suja com fezes.

Como fazer a higiene dos genitais nos meninos

Técnica para fazer a higiene dos genitais

Para limpar a região dos genitais no menino, deve-se limpar a região do prepúcio deslocada da glande sem forçar e sem puxar para trás a pele que cobre a glande, principalmente nos bebês, porque se pode machucar. Além disso, deve-se secar muito bem a pele, principalmente nas pregas sem raspar.

No caso de ser necessário puxar o prepúcio, isso só deve ser feito pelo médico, já que, quando puxado indevidamente, pode rasgar a pele, podendo cicatrizar incorretamente e ser necessária uma cirurgia.

Para bebês que usam fralda, é fundamental fechar a fralda, mantendo sempre os cantos esticados sem ficar demasiado folgada ou demasiado apertada. No caso dos meninos, deve-se vestir cueca de algodão não muito apertada.

Como fazer a higiene dos genitais nos meninos

Quando realizar a higiene dos genitais

A limpeza dos genitais deve ser cuidadosa, mas não obsessiva, sendo realizada pelo menos uma vez ao dia em crianças que já não usam fraldas, por exemplo.

No entanto, no caso dos bebês que usam fralda, deve-se limpar a região genital todas as vezes que se troca a fralda, o que pode acontecer entre 5 a 10 vezes por dia.

Quando o bebê faz apenas urina, pode-se passar água morna corrente ou um lenço umedecido, que também pode ser usado para limpar as fezes com cuidado para não machucar o bebê. Por fim, é importante secar bem a pele e aplicar um creme protetor antes de colocar a nova fralda.

Como manter a pele da região genital limpa

Para manter a pele da região genital limpa e sem assaduras, deve-se evitar o usar os lenços umedecidos com químicos todas as vezes que trocar a fralda, porque esses produtos químicos podem ressecar e irritar a pele. Caso se utilize algodão umedecido, é muito importante secar bem a pele a seguir.

Antes de aplicar a fralda, pode-se passar uma pasta de água à base de óxido de zinco, que ajudará a manter a pele do bebê seca e protegida.

Além disso, não se deve esfregar a pele porque pode machucar e, no caso do bebê, pode-se deixar sem fralda durante alguns minutos do dia para a pele respirar.

Quando usar creme contra assaduras

As pomadas para assaduras só devem ser utilizadas quando a pele estiver vermelha e irritada, porque elas podem deixar a pele mais sensível e mais propensa à assaduras. EM alternativa, pode-se usar um creme protetor que previna o seu aparecimento.

Veja também como dar banho completo no bebê.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem