Câncer de pênis: sintomas, causas e tratamento

Câncer de pênis é um tumor maligno raro que causa sintomas como mudanças na cor e textura da pele, surgimento de nódulos ou feridas que sangram ou não cicatrizam.

Este tipo de câncer é mais frequente em idosos com mais de 60 anos, mas também pode acontecer em jovens, especialmente em homens fumantes, que façam má higiene da região íntima ou que tenham contato íntimo sem camisinha, por exemplo.

O tratamento do câncer de pênis é feito pelo oncologista e normalmente envolve cirurgia para remover os tecidos afetados, quimioterapia, radioterapia, ou nos casos mais avançados, amputação do pênis.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de câncer no pênis

Os principais sintomas de câncer de pênis são:

  1. Caroço vermelho no pênis;
  2. Ferida na glande, sulco coronal ou prepúcio, que não causa dor;
  3. Inchaço e irritação na cabeça do pênis;
  4. Ferida ou úlcera que não cicatriza em 4 semanas;
  5. Nódulos semelhantes a verruga ou bolhas;
  6. Sangramento no pênis ou sob o prepúcio;
  7. Mudança na cor da pele do pênis ou do prepúcio;
  8. Pele do pênis ou do prepúcio mais espessa, dificultando sua retração;
  9. Manchas planas marrom-azuladas;
  10. Líquido com mau cheiro sob o prepúcio;
  11. Inchaços com formação de crostas;
  12. Ínguas na virilha, que podem ser dolorosas.

Além disso, podem surgir perda de peso sem motivo aparente ou cansaço excessivo.

Alguns destes sintomas, principalmente a ferida que surge no pênis e que não cicatriza, pode ser indicativo de outras doenças, como herpes, sífilis ou doenças autoimune, por exemplo. 

Por isso, o melhor é consultar um urologista para fazer os exames de diagnóstico necessários, confirmar a causa e iniciar o tratamento adequado. Conheça outras causas de ferida no pênis.

Urina com sangue é sinal de câncer de pênis?

De forma geral, a presença de sangue na urina não é um sintoma característico do câncer de pênis, porém pode ser indicativo de câncer de próstata ou infecção urinária.

Por isso, é importante que o urologista seja consultado para que seja feita uma avaliação para identificar a causa de urina com sangue e, assim, ser possível iniciar o melhor tratamento. Conheça as principais causas de urina com sangue.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de pênis é feito pelo urologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico analisando as características das lesões no pênis.

Marque uma consulta com o urologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, é normalmente indicada a realização de uma biópsia com o objetivo de verificar se há alguma alteração nas células do pênis que sejam indicativas de malignidade. Veja como é feita a biópsia.

Quando o diagnóstico do câncer de pênis é confirmado, o homem é encaminhado para o oncologista para iniciar o tratamento.

Possíveis causas

O câncer de pênis é causado por alterações no DNA das células da pele do pênis que passam a se multiplicar de forma anormal e descontrolada.

Alguns fatores podem aumentar o risco de câncer de pênis, como: 

  • Histórico de fimose ou de infecções sexualmente transmissíveis (IST's);
  • Balanite ou inflamação crônica;
  • Traumas no pênis;
  • Falta de circuncisão neonatal;
  • Tabagismo;
  • Infecção pelo vírus HPV ou HIV;
  • Líquen escleroso.

Além disso, a má higiene íntima, pode aumentar o risco de câncer de pênis, pois aumenta a quantidade de secreção acumulada sob o prepúcio. Veja como realizar a higiene íntima corretamente.

Ter esses fatores de risco não necessariamente indicam que o homem irá desenvolver o câncer de pênis, no entanto é importante que consulte o urologista de forma regular, principalmente a partir dos 60 anos.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer de pênis deve ser feito com orientação do oncologista e/ou urologista e, normalmente, é iniciado com cirurgia para remover o máximo de tecido afetado.

Após a cirurgia, dependendo da quantidade de tecido removido, o homem pode desenvolver disfunção erétil. Nestes casos, o médico pode recomendar o uso de uma prótese peniana. Saiba mais sobre a prótese peniana e como funciona.

Nos estágios mais avançados do câncer de pênis, pode ser necessária a amputação completa do órgão, ou até a emasculação, que consiste na retirada total de todo o órgão sexual e testículos.

Após o tratamento inicial com cirurgia, pode ser recomendada a quimioterapia ou radioterapia para eliminar as células tumorais restantes.

Leia também: Quimioterapia: o que é, como é feita, efeitos colaterais (e cuidados) tuasaude.com/efeitos-colaterais-da-quimioterapia

Como evitar o surgimento do câncer

Para evitar o câncer de pênis é importante ter alguns cuidados como:

  • Fazer a higiene diária do pênis, especialmente debaixo do prepúcio, para evitar infecções bacterianas e virais;
  • Utilizar camisinha durante o contato íntimo;
  • Não fumar.

Embora não haja uma causa específica para o desenvolvimento de câncer no pênis, estes cuidados ajudam a evitar alguns fatores de risco, como má higiene ou infecção por HPV, por exemplo.

Como lavar o pênis corretamente

Para fazer uma higiene adequada do pênis deve-se puxar a pele que cobre a cabeça do pênis para trás e lavar com água e sabão de pH neutro.

No final do banho, é também importante voltar a puxar a pele da cabeça do pênis para trás e secar bem a região que fica por baixo do prepúcio. Confira o passo a passo para manter a higiene e saúde do pênis.

Vídeos relacionados