Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

Maio 2021

Os remédios caseiros para alergia na pele, como tomar banho de imersão com sais de Epsom, aplicar compressa de óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavar a pele com chá de tanchagem, por exemplo, ajudam a acalmar e hidratar a pele reduzindo os sintomas de coceira, vermelhidão, irritação ou inchaço.

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode surgir em diferentes regiões da corpo, como pescoço, pernas, mãos, barriga, boca, axilas ou costas, por exemplo, e pode estar relacionada a diversos fatores como picada de inseto, secura da pele ou mesmo alergia ao tecido das roupas. Saiba como identificar a alergia na pele.

Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas de alergia e devem ser usados após lavar e secar a pele. No entanto, se os sintomas não desaparecerem completamente após 1 ou 2 dias ou piorarem, é recomendado consultar o dermatologista para identificar a causa da alergia e indicar o tratamento adequado. 

Algumas opções de remédios caseiros para alergia na pele são:

1. Pasta de bicarbonato de sódio e óleo de côco

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

A pasta de bicarbonato de sódio e óleo de côco ajuda a equilibrar o pH da pele e tem ação anti-inflamatória e hidratante, ajudando a aliviar os sintomas de alergia como irritação, coceira, vermelhidão ou inchaço na pele.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 12 colheres (de sopa) de óleo de côco.

Modo de preparo

Em um recipiente limpo e seco, misturar os ingredientes até formar uma pasta. Colocar a pasta de bicarbonato de sódio e óleo de côco em um algodão ou gaze, e aplicar suavemente na região da pele com alergia e deixar agir por 10 minutos. Em seguida enxaguar suavemente em água fria. 

No caso de não ter o óleo de côco para preparar a pasta, pode-se substituir por 12 colheres de sopa de água.

2. Compressa de amor-perfeito

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

O amor perfeito, conhecido cientificamente como Viola tricolor, possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antialérgicas, sendo uma ótima opção de remédio caseiro quando usado na forma de compressa para uso tópico preparada a partir da infusão desta planta medicinal para ajudar a diminuir os sintomas de alergia na pele como vermelhidão, coceira ou inchaço.

Além disso, devido suas propriedades, a compressa de amor perfeito também pode ser usada para auxiliar no tratamento de psoríase ou eczema.

Ingredientes

  • 20 a 30 gramas de flores frescas ou secas de amor-perfeito;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores de amor-perfeito na água fervente e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Esperar amornar, coar, molhar uma gaze na infusão de amor perfeito e passar na região da pele com alergia 2 vezes ao dia.

3. Compressa de camomila

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

A camomila é uma planta medicinal que possui substâncias na sua composição, como azuleno, bisabolol e farneseno, com ação anti-inflamatória e antialérgica, sendo uma boa opção de remédio caseiro para alergia na pele, que pode ser usada na forma de compressa, ajudando a aliviar os sintomas de vermelhidão, inchaço ou coceira.

Ingredientes

  • 20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores frescas ou secas de camomila na água fervente e deixar por 15 minutos. Em seguida, coar, molhar a gaze, o algodão ou o pano e passar na área da pele com alergia pelo menos duas vezes por dia.

4. Óleo essencial de hortelã-pimenta

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

O óleo essencial de hortelã-pimenta é rico em mentol e mentona, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam a combater a coceira ou vermelhidão causadas pela alergia na pele. 

Ingredientes

  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar as gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta no copo com água e misturar. Em seguida, molhar um algodão ou uma gaze na solução e colocar na região da pele com alergia, pelo menos 2 vezes ao dia.

5. Banho de imersão com sais de Epsom

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

Os sais de Epsom são ricos em sulfato de magnésio que é facilmente absorvido pela pele, melhorando a barreira de proteção da pele, aumentando a umidade e reduzindo o inchaço e a inflamação causados pela alergia na pele.

Este banho de imersão é muito fácil de preparar e permite aliviar o inchaço e a vermelhidão rapidamente, além de relaxar.

Ingredientes

  • 1 copo de sais de Epsom;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os sais de Epsom em um recipiente com água morna, mexer até que os sais estejam bem diluídos. Adicionar essa solução na água da banheira e ficar imerso por aproximadamente 15 a 20 minutos. Em seguida, enxaguar o corpo, secar e passar um hidratante na pele. Este processo pode ser feito até 3 vezes por semana.

6. Tônico de rosas e babosa

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

O tônico de rosas e babosa ajuda a acalmar a pele porque tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que ajudam a aliviar os sintomas de alergia na pele como coceira ou irritação, além de cicatrizar feridas e hidratar a pele. 

Ingredientes

  • Pétalas de rosa vermelhas frescas;
  • Gel transparente da folha de babosa fresco.

Modo de preparo

Cortar uma folha de babosa, lavar e retirar o gel que tem dentro da folha. Lavar as pétalas de rosa vermelha fresca. Colocar tudo no liquidificador e bater, ou usar um mixer. Coar e armazenar em um frasco de vidro limpo e seco. Colocar um pouco do tônico em um algodão limpo ou gaze e aplicar na região da pele com alergia 1 vez ao dia.

Ao preparar esse tônico, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

7. Cataplasma de infusão calêndula

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

A calêndula, conhecida cientificamente como Calendula officinalis, possui propriedades anti-inflamatórias sendo uma ótima opção remédio caseiro quando usada na forma de cataplasma para uso tópico, preparado a partir da infusão desta planta, e ajuda a diminuir a inflamação e a reduzir coceira causados pela alergia na pele.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de flores de calêndula;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de calêndula na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Esperar amornar, coar e molhar uma compressa limpa e seca na infusão de calêndula, como uma gaze ou algodão, por exemplo. Aplicar a compressa na área da pele com alergia, 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos. 

8. Vinagre de maçã

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

O vinagre de maçã possui propriedades anti-inflamatórias e alcalinizantes, sendo outra boa opção de remédio caseiro para alergia na pele, pois ajuda a aliviar vermelhidão, inchaço e coceira e pode ser aplicado diretamente na pele. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Adicionar o vinagre de maçã no copo de água e misturar. Colocar um pouco dessa solução em um pedaço de algodão ou em uma gaze e passar na área da pele com alergia. Deixar agir por 5 a 20 segundos, lavar a pele, secar e aplicar um creme hidratante de uso diário. 

O vinagre de maçã pode ser feito em casa com ingredientes naturais ou comprado em supermercados. Saiba como fazer o vinagre de maçã em casa.

9. Chá de tanchagem

9 remédios caseiros para alergia na pele e como fazer

O chá de tanchagem possui propriedades antialérgicas naturais que ajudam a combater a coceira e vermelhidão da pele causadas pela alergia. 

Além disso, a tanchagem também possui propriedades que diminuem a irritação na pele e, por isso, pode ser utilizada após a exposição solar prolongada ou queimaduras causadas pelo sol, por exemplo.

Ingredientes

  • 30 g de folhas de tanchagem;
  • 1 litro de em um litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de tanchagem na água fervente. Tampar, deixar esfriar, coar e lavar a região da pele com alergia de 2 a 3 vezes por dia.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • HELLINGER, Roland; et al. Immunosuppressive activity of an aqueous Viola tricolor herbal extract. J Ethnopharmacol. 151. 1; 299–306, 2014
  • DAWID-PAC, Renata. Medicinal plants used in treatment of inflammatory skin diseases. Postepy Dermatol Alergol. 30. 3; 170–177, 2013
  • AGERO, Anna Liza C.; VERALLO-ROWELL, Vermén M. A randomized double-blind controlled trial comparing extra virgin coconut oil with mineral oil as a moisturizer for mild to moderate xerosis. Dermatitis. 15. 3; 109-16, 2004
  • LIN, Tzu-Kai; et al. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Int J Mol Sci. 19. 1; 70, 2018
  • LEE, Soon-Hee; et al. Effect of German chamomile oil application on alleviating atopic dermatitis-like immune alterations in mice. J Vet Sci. 11. 1; 35-41, 2010
  • ELSAIE, Lotfy T.; et al. Effectiveness of topical peppermint oil on symptomatic treatment of chronic pruritus. Clin Cosmet Investig Dermatol. 9. 333-338, 2016
  • WU, Jun; et al. Effective symptomatic treatment for severe and intractable pruritus associated with severe burn-induced hypertrophic scars: A prospective, multicenter, controlled trial. Burns. 42. 5; 1059-1066, 2016
  • LEE, Noo Ri; et al. Application of Topical Acids Improves Atopic Dermatitis in Murine Model by Enhancement of Skin Barrier Functions Regardless of the Origin of Acids. Ann Dermatol. 28. 6; 690–696, 2016
  • SHENEFELT, P. D. Herbal Treatment for Dermatologic Disorders. In: Benzie IFF, Wachtel-Galor S, editors. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. Chapter 18. 2nd edition. Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis, 2011.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...