8 pomadas para assadura (e como usar)

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
fevereiro 2023
  1. Principais pomadas
  2. Como passar
  3. Como prevenir assadura

As pomadas para assadura, como pomada de óxido de zinco, dexpantenol ou calêndula, ajudam a reduzir a irritação e a vermelhidão da pele, promover sua cicatrização e aumentar a barreira de proteção da pele, podendo ser indicadas para o tratamento ou prevenção de assaduras.

As assaduras são mais comuns nos bebês, podendo surgir devido ao contato da pele com a fralda, fezes ou urina, ou até por alergia ao material da fralda ou lenço umedecido, por exemplo. No entanto, a assadura também pode surgir em adultos, devido à má higienização, uso de roupas apertadas, ou até por obesidade.

As pomadas para assadura no bebê podem ser usadas diariamente, e caso a assadura não melhore em 2 ou 3 dias, deve-se consultar o pediatra para avaliar a pele do bebê, pois em alguns casos, podem ser indicadas pomadas antibióticas ou antifúngicas, caso o bebê tenha infecções na pele. No caso de adultos, deve-se consultar o dermatologista, que pode indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Pomadas para assadura no bebê

As principais pomadas para assadura no bebê são:

1. Óxido de zinco

A pomada de óxido de zinco pode ser usada para prevenir ou tratar as assaduras, pois forma uma barreira protetora na pele, hidratando a pele e reduzindo a irritação e a vermelhidão, além de ajudar a promover a cicatrização da pele.

Alguns exemplos de pomada para assadura contendo óxido de zinco são Creme Contra Assadura Huggies Puro e Natural, Creme Contra Assadura Granado Bebê Dermocalmante ou Desitin Máxima Proteção, por exemplo.

Como usar: aplicar uma camada da pomada de óxido de zinco na pele do bebê, em toda região coberta pela fralda, a cada troca de fralda. É importante higienizar a pele do bebê, removendo a urina e as fezes, antes de aplicar a pomada.

2. Calêndula

A pomada para assadura de calêndula, ajuda a acalmar a pele do bebê, hidratar e suavizar, reduzindo a irritação ou vermelhidão, além de proteger a pele contra a umidade excessiva que pode causar assaduras, e pode ser usada tanto para prevenção das assaduras, desde o primeiro dia de vida do bebê.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com o nome Weleda Baby Creme Calêndula.

Como usar: após realizar a higienização da pele do bebê, aplicar uma camada da pomada de calêndula, em toda região que tenha contato com a fralda, a cada troca de fraldas.

3. Dexpantenol

A dexpantenol é um tipo de pró-vitamina B5, que tem ação cicatrizante, sendo indicada para prevenir ou combater assaduras, pois ajuda a regenerar as células da pele, podendo ser utilizada por bebês, crianças e também por adultos.

Esta pomada para assaduras de dexpantenol pode ser encontrada com os nomes comerciais Bepantol Baby, Bepantriz ou Neopantol.

Como usar: aplicar a pomada de dexpantenol na pele limpa do bebê, após higienização e remoção da urina e fezes. Essa pomada pode ser aplicada a cada troca de fraldas.

4. Palmitato de retinol

A pomada contendo palmitato de retinol (vitamina A), pode ser encontrada em associação com óxido de zinco, colecalciferol (vitamina D), tocoferol (vitamina E), ou óleo de amêndoas, indicada para o tratamento ou prevenção de assaduras.

Essa pomada pode ser encontrada com os nomes Hipoglós original, Hipoglós amêndoas, Babymed Menina, Babymed Menino ou Babymed Amêndoas.

Como usar: limpar a pele do bebê e aplicar uma camada da pomada Hipoglós massageando suavemente para espalhar a pomada, a cada troca de fraldas, ou conforme orientado pelo pediatra. No caso da pomada Babymed, é recomendado aplicar 2 ou mais vezes ao dia, de acordo com a gravidade da assadura, ou a cada troca de fralda durante a fase aguda da assadura.

5. Cetrimida

A pomada de cetrimida para assaduras, geralmente está associada a outras substâncias como óleo de amêndoas doce, lanolina, óxido de zinco e óleo de calêndula, com ação anti-inflamatória e antisséptica, que ajudam a prevenir ou tratar as assaduras.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome Cetrilan Creme, vendida em farmácias ou drogarias.

Como usar: para prevenir assaduras, é recomendado aplicar a pomada de cetrimida de 1 a 2 vezes por dia, na pele do bumbum do bebê. Para o tratamento de assaduras, é recomendado aplicar a pomada a cada troca de fralda.

6. Óleo de amêndoas

A pomada para assadura contendo óleo de amêndoas, glicerina, óxido de zinco ou manteiga de karité, é indicada para prevenção de assaduras no bebê, podendo ser usada desde o primeiro dia de vida.

Essa pomada ajuda a formar uma barreira protetora na pele, prevenindo o surgimento da assadura, podendo ser encontrada com o nome Baruel Baby Creme Preventivo de Assaduras ou Creme Preventivo de Assaduras Turma da Mônica Baby Amêndoas.

Como usar: aplicar uma camada da pomada na pele limpa e seca do bebê em contato com a fralda, após o banho e a cada troca de fralda.

7. Extrato de abacate

A pomada para assadura contendo extratos de abacate, vitaminas F e B5, e manteiga de karité, ajuda a acalmar e proteger a pele do bumbum do bebê, sendo indicada para prevenir assaduras.

Essa pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com o nome comercial Creme Vitaminado Preventivo Para Assaduras Mustela.

Como usar: aplicar uma camada da pomada na pele do bumbum limpa e seca a cada troca de fraldas.

8. Nistatina + óxido de zinco

A pomada de nistatina + óxido de zinco tem ação antifúngica, anti-inflamatória, cicatrizadora e protetora da pele, sendo indicada para o tratamento de assaduras que tenham infecção fúngica na pele, pois age inibindo o crescimento do fungo Candida albicans.

Essa pomada deve ser usada comente com indicação do pediatra, após avaliação da assadura, podendo ser encontrada com os nomes Dermodex ou como genérico sob a designação “nistatina e óxido de zinco”.

Como usar: aplicar uma camada da pomada na região afetada da pele do bebê, a cada troca de fraldas, ou 2 ou mais vezes por dia, para irritação em outras áreas da pele afetada. Saiba como usar a pomada de nistatina + óxido de zinco corretamente.

Como passar as pomadas para assadura

Para passar a pomada para assadura no bebê, deve-se:

  1. Lavar as mãos;
  2. Retirar a fralda do bebê e jogá-la fora;
  3. Evitar esfregar a parte limpa da fralda na pele com assadura;
  4. Limpar a pele e a região íntima do bebê com compressas molhadas em água morna, fazendo um movimento único na direção do genital para o ânus. Veja como limpar a região íntima do bebê corretamente;
  5. Secar a pele da região íntima do bebê com uma toalha ou fralda de pano limpos e secos;
  6. Aplicar a pomada para assadura colocando o equivalente a 1 grão de ervilha na ponta do dedo e passar na área avermelhada, formando uma camada branca.

Enquanto o bebê ainda tiver a assadura, deve-se limpar a pomada que se colocou anteriormente e recolocar um pouco de pomada sempre que se trocar a fralda. Saiba como cuidar da assadura do bebê.

Como prevenir a assadura

A melhor forma de prevenir as assaduras é trocar a fralda sempre que o bebê fizer xixi e cocô, não deixando a pele ficar em contato com estas substâncias por mais de 10 minutos.

Além disso, pode-se utilizar as pomadas para prevenir assaduras, aplicadas após a higienização correta da pele e região íntima do bebê.

Esta informação foi útil?

Escrito, atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • BENITEZ OJEDA, A. B.; MENDEZ, M. D. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Diaper Dermatitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559067/>. Acesso em 24 fev 2023
  • ANVISA. Bepantriz (dexpantenol) pomada dermatológica. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=BEPANTRIZ>. Acesso em 24 fev 2023
Mostrar bibliografia completa
  • ANVISA. Neopantol (dexpantenol) creme . 2017. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=NEOPANTOL>. Acesso em 24 fev 2023
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.