Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como cuidar da saúde do Pênis

Enxugar o pênis depois de urinar e lavar adequadamente o órgão sexual depois de cada relação sexual, são alguns cuidados que garantem uma boa higiene íntima, que deve ser feita para não prejudicar a saúde íntima do homem e evitar o surgimento de doenças ou infecções graves.

O pênis é um órgão que precisa dos seus cuidados próprios, que deve ser lavado com cuidado para garantir a remoção de toda a sujeira.

Como cuidar da saúde do Pênis

Alguns passos indispensáveis na higiene íntima do homem são:

1. Enxugar o pênis depois de urinar

Embora muitos homens pensem que não é preciso enxugar o pênis, isso não é verdade, pois a umidade e restos de urina que ficam podem conduzir ao desenvolvimento de fungos e surgimento de infecções.

Assim, o ideal é que, depois de urinar, se passe um quadradinho de papel higiênico na abertura do pênis, para enxugar restos de xixi, antes de colocar de novo na cueca.

2. Lavar adequadamente o pênis no banho

Para lavar adequadamente deve-se retrair o prepúcio, que é a pele que recobre a glande do pênis, lavando em seguida com sabonete íntimo com com pH entre 5 e 6, que deve ser removido com água abundante.

É importante remover todas as secreções brancas, que são naturalmente produzidas pelo pênis, lavando todos as possíveis dobras da glande. Esta lavagem deve ser feita, pelo menos, uma vez por dia, durante o banho.

Depois do banho, também é importante secar bem o pênis com a toalha, para diminuir a umidade no  local e evitar o surgimento de infecções por fungos ou bactérias. 

3. Lavar o pênis depois da relação sexual

Depois de toda a relação sexual, o órgão sexual deve ser lavado adequadamente para garantir a remoção dos resíduos de esperma e outras secreções. Além disso, esta lavagem também é muito importante para remover os resíduos de lubrificante do preservativo que possa ter sido utilizado durante a relação sexual. 

4. Trocar de cueca sempre que necessário

Para manter uma boa higiene, é importante tocar de cueca após atividades físicas, relações sexuais e após o banho. Além disso, as cuecas devem ser sempre de algodão, pois os materiais sintéticos dificultam a transpiração da pele e aumentam acúmulo de suor, o que aumenta o risco de infecções ou doenças no pênis. 

5. Dormir sem roupa interior

Dormir sem roupa interior evita o surgimento de fungos ou infecções, pois desta forma evita-se o acúmulo de umidade, mantendo a pele seca e refrescada. Além disso, o uso de roupa interior durante a noite pode potenciar o aumento da temperatura nos testículos, o que pode prejudicar a qualidade do esperma.

Consequências da má higiene do pênis

A falta de higiene, além de potenciar o surgimento de odores desagradáveis ou de infecções por fungos ou bactérias, pode também aumentar o risco de inflamações no pênis como a balanite, que provocam sintomas desagradáveis como coceira, dor, calor, vermelhidão, corrimento amarelado ou ardência no pênis.

Caso surja muito frequentemente, a inflamação do pênis também pode resultar em alterações na células do local, o que pode causar uma situação de câncer.

Além disso, a falta de higiene também pode ter impacto na mulher, que devido à falta de cuidados por parte do homem, acaba ficando mais exposta a bactérias e fungos causadores de doenças.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem