O que você precisa saber?

Foliculite

​A foliculite é uma inflamação da raiz dos pelos que, normalmente, pode ser tratada em casa com o uso de sabão anti-séptico ou remédios receitados pelo dermatologista.

Geralmente, a foliculite é causada por pelos encravados, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias, provocando o surgimento de vermelhidão na pele e pequenas bolhas com pus, semelhantes à acne, que causam queimação e coceira.

A foliculite é mais frequente nas nádegas, pernas, virilhas, pernas, braços e barba, especialmente em pacientes que utilizam roupa apertada, raspam os pelos ou usam maquiagem.

Fotos da foliculite

Foliculite
Foliculite

Tratamento para foliculite

O tratamento para foliculite deve ser orientado por um dermatologista, mas, normalmente, é feito em casa com a higiene da área afetada com um sabão anti-séptico, como Protex, por exemplo.

Além disso, dependendo do tipo de foliculite, o médico pode indicar cuidados específicos, como:

Foliculite nas nádegas e virilhas

  • Porque surge: a foliculite nas nádegas e virilhas é mais frequente após estar em locais aquáticos, como piscinas ou banheiras de hidromassagem, pois são áreas que ficam molhadas por mais tempo.
  • O que fazer: normalmente, o tratamento é feito apenas com cremes para coceira, como Polaramine, sendo que os cremes antibióticos apenas são aconselhados pelo dermatologista nos casos mais graves.

Foliculite nas pernas

  • Porque surge: a foliculite nas pernas, geralmente, é provocada por uma infecção na pele causada por bactérias que entram em pequenas feridas, provocadas pela depilação e, por isso, também pode surgir noutras partes do corpo, como costas ou braços.
  • O que fazer: o tratamento da foliculite nas pernas pode ser feito com cremes antibióticos e lavagem do local com água morna e sabão neutro.

Foliculite na barba

  • Porque surge: a foliculite na barba é comum em homens que raspam os pelos com lâmina e, por isso, pode ser evitada com o uso de um barbeador elétrico.
  • O que fazer: o tratamento é fácil e pode ser feito em casa apenas com a lavagem da área afetada com sabão neutro e aplicação de creme hidratante. Saiba mais em: Foliculite da barba.

Foliculite no couro cabeludo

  • Porque surge: a foliculite no couro cabeludo é um problema raro provocado pelo desenvolvimento de fungos. Nos casos mais graves, a foliculite no couro cabeludo pode provocar queda de cabelo acentuada até que o tratamento comece a apresentar efeito.
  • O que fazer: seu tratamento é feito com shampoos antifúngicos, como Cetoconazol, por exemplo.

Cuidados durante o tratamento para foliculite

Para ajudar a aliviar os sintomas de foliculite, o médico pode recomendar alguns cuidados, como:

  • Lavar a pele afetada com sabão neutro ou anti-séptico, quando receitado pelo médico, 2 a 3 vezes por dia e secar bem, sem esfregar;
  • Colocar uma compressa morna sobre a região afetada, para reduzir a coceira;
  • Tomar banho com sabão neutro logo após estar na piscina, jacuzzi, spa ou outros locais públicos;
  • Não coçar ou cutucar as espinhas.

Quando os sintomas de foliculite não melhoram após 2 semanas o paciente deve consultar novamente o dermatologista para adequar o tratamento.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...