Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar a foliculite

A foliculite é uma inflamação da raiz dos pêlos que, normalmente, pode ser tratada em casa com o uso de sabão anti-séptico ou remédios receitados pelo dermatologista.

Geralmente, a foliculite é causada por pêlos encravados, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias ou fungos, provocando o surgimento de vermelhidão na pele e pequenas bolhas com pus, semelhantes à acne, que causam queimação e coceira.

A foliculite é mais frequente nas nádegas, pernas, virilhas, pernas, braços e barba, especialmente em pessoas que utilizam roupa apertada, raspam os pelos ou usam maquiagem.

O que é e como tratar a foliculite

Como é feito o tratamento

O tratamento para foliculite deve ser orientado por um dermatologista, mas, normalmente, é feito em casa com a higiene da área afetada com um sabão anti-séptico, como Protex, por exemplo.

Além disso, dependendo do local da foliculite, o médico pode indicar outros cuidados específicos, como:

1. Rosto e barba

A foliculite no rosto é mais comum em homens, especialmente quando se raspa os pêlos da barba com lâmina e, por isso, pode ser evitada com o uso de um barbeador elétrico, por exemplo.

2. Couro cabeludo

A foliculite no couro cabeludo é um problema raro provocado pelo desenvolvimento de fungos ou bactérias. Nos casos mais graves, a foliculite no couro cabeludo pode até provocar queda de cabelo acentuada, sendo chamada de foliculite decalvante ou dissecante.

  • Como tratar: uso de shampoos antifúngicos, como Cetoconazol, ou aplicação de antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina, de acordo com a causa do problema. Alguns casos podem ser difíceis de curar, sendo necessário fazer tratamento por vários meses.
O que é e como tratar a foliculite

3. Nádegas e virilhas

Já a foliculite nas nádegas e virilhas é mais frequente após estar em locais aquáticos, como piscinas ou banheiras de hidromassagem, pois são áreas que ficam molhadas por mais tempo, permitindo o desenvolvimento de fungos e bactérias que inflamam a raiz do pêlo.

  • Como tratar: aplicação de cremes ou pomadas para coceira, como Polaramine, sendo que os cremes antibióticos e antifúngicos só devem ser usados quando aconselhados pelo dermatologista.

4. Pernas

A foliculite nas pernas, normalmente, é provocada por uma infecção por bactérias que entram em pequenas feridas, provocadas pela depilação e, por isso, também pode surgir noutras partes do corpo, como costas ou braços.

  • Como tratar: aplicação de cremes antibióticos e lavagem do local com água morna e sabão neutro.

Como fazer o tratamento caseiro

Para ajudar a aliviar os sintomas de foliculite, alguns tratamentos caseiros que ajudam a completar o tratamento do médico incluem:

  • Colocar uma compressa morna sobre a região afetada, para reduzir a coceira;
  • Tomar banho com sabão neutro logo após estar na piscina, jacuzzi, spa ou outros locais públicos;
  • Não coçar ou cutucar as espinhas.

Quando os sintomas de foliculite não melhoram após 2 semanas é recomendado consultar novamente o dermatologista para adequar o tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...