Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hemoglobina na urina: principais causas e como identificar

A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.

No entanto, a presença de hemoglobina na urina nem sempre provoca sintomas e só é detectada através de exame químico com tira reagente ou exame microscópico, devendo ser tratada logo que possível pelo urologista.

A hemoglobina na urina pode surgir em crianças, adultos e mesmo na gravidez, devido infeções nos rins, a presença de pedras nos rins ou doenças renais graves, como pielonefrite ou câncer, por exemplo. Por vezes, em simultâneo com a hemoglobinuria ocorre hematuria, que é a urina com sangue e é necessário ir no médico para analisar a causa. Saiba sobre a urina com sangue. 

Hemoglobina na urina: principais causas e como identificar

Causas de hemoglobina na urina

No exame normal de urina não deve ser encontrada hemoglobina na urina. No entanto a hemoglobina pode surgir como consequência de algumas situações, como por exemplo:

  • Problemas nos rins, como nefrite aguda ou pielonefrite;
  • Queimaduras graves;
  • Câncer de rim;
  • Malária;
  • Reação transfusional;
  • Tuberculose do trato urinário;
  • Anemia falciforme;
  • Prática extenuante de atividade física;
  • Síndrome Hemolítico Urêmica.

Além disso, a presença de hemoglobina na urina pode ser devido ao frio excessivo ou à hemoglobinúria paroxística noturna, que é um tipo raro de anemia hemolítica em que há alteração na membrana das hemácias, o que resulta na sua destruição e presença de componentes das hemácias na urina. Saiba mais sobre a Hemoglobinúria Paroxística Noturna.

Como identificar

A hemoglobina na urina é positiva quando, após o exame químico com tira reagente, surgem sinais, traços ou cruzes na tira e, negativa quando não se verificam alterações.

Geralmente, quanto mais traços ou cruzes estiverem presentes na tira, maior a quantidade de sangue na urina. No entanto, é sempre necessário ler as instruções na embalagem das tiras reagentes, pois a análise dos resultados depende do laboratório das tiras reagentes.

Além do teste da tira, também se pode fazer um exame microscópico, através da sedimentoscopia, que detecta a quantidade de sangue presente. Neste caso, é considerado normal ter menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por ml. Veja como entender o exame de urina.

Principais sinais e sintomas

A hemoglobinúria nem sempre causa sintomas, porém, pode surgir alteração na urina, como urina vermelha e transparente. Em casos graves, devido à perda de grande quantidade de hemoglobina, que é responsável por transportar oxigênio e nutrientes, pode provocar cansaço fácil, fadiga, palidez e, até mesmo, anemia.

Como tratar a hemoglobina na urina

O tratamento para a hemoglobina na urina depende da causa e deve ser orientada por um urologista. Durante o tratamento pode ser necessário o uso de remédios como antibióticos ou antianêmicos ou a aplicação de sonda vesical.


Bibliografia

  • STRASINGER, Susan K.; DI LORENZO, Marjorie S. Urianalysis and body fluids. 5 ed. Estados Unidos: E. A Davis Company, 2008. 66.
  • UNIVERSITY OF CALIFORNIA SAN FRANCISCO. Hemoglobinuria. Link: <www.ucsfbenioffchildrens.org>. Acesso em 15 Jul 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem