Quando a urina está vermelha ou ligeiramente avermelhada, geralmente indica a presença de sangue, no entanto, existem outras causas que podem provocar essa alteração da coloração, como a ingestão de alguns alimentos ou remédios.
Assim, se não existirem outros sintomas, como febre, dor ao urinar ou sensação de bexiga pesada, por exemplo, provavelmente não é sangue na urina.
No entanto, caso se desconfie de algum problema no aparelho urinário ou se a alteração se mantiver por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral ou um especialista, como o urologista ou um nefrologista, para identificar se existe algum problema e iniciar o tratamento mais adequado.
Veja que outras alterações da urina pode indicar problemas de saúde.

1. Presença de sangue
A presença de sangue na urina é uma das principais causas de urina avermelhada. Porém, isso nem sempre significa que exista um problema grave no aparelho urinário, sendo que muitas vezes surge em mulheres que estão no período menstrual ou em pessoas que fizeram exercício físico muito intenso.
No entanto, se a urina vermelha surgir em outras situações e se for acompanhada de outros sintomas como dor ao urinar, febre ou cheiro intenso, pode indicar problemas como pedra nos rins, infecções do trato urinário ou até câncer na bexiga, por exemplo.
Confira as principais causas de sangue na urina e o que fazer.
2. Ingestão de beterraba ou corantes artificiais
Por vezes, a urina pode ficar avermelhada devido à ingestão de alguns alimentos, especialmente quando contêm uma grande quantidade de corantes, como acontece em bolos de aniversário com cores muito intensas ou guloseimas coloridas, por exemplo.
Mas esses corantes também podem ser naturais, como acontece em vegetais de cor escura como:
- Beterraba;
- Amora;
- Ruibarbo.
Assim, caso se tenha comido quantidades maiores destes vegetais, é muito possível que a cor vermelha esteja relacionada com a sua ingestão.
3. Uso de medicamentos
O uso contínuo de alguns remédios também pode afetar a cor da urina, deixando-a mais avermelhada. Alguns dos medicamentos que normalmente causam este efeito são:
- Rifampicina;
- Fenolftaleína;
- Daunorrubicina;
- Fenazopiridina;
- Contraste para exames, como na ressonância magnética.
Assim, caso se tenha iniciado um novo medicamento antes do surgimento da urina vermelha, deve-se consultar o médico que o receitou e avaliar a possibilidade de ser um efeito colateral do medicamento. Da mesma forma, também se pode consultar a bula do remédio para identificar se é referido algo sobre a possível alteração da coloração.
O que fazer em caso de urina vermelha
A única forma de confirmar o que está causando a coloração vermelha na urina é consultando um médico. No entanto, é possível suspeitar de que a alteração está sendo causada por causas leves, como ingestão de alimentos ou remédios, quando a coloração avermelhada surge poucas horas depois da ingestão ou quando não existem outros sintomas associados.
Assim, caso pareça que a cor está sendo causada pelo consumo de um alimento, deve-se parar a ingestão desse alimento e esperar mais 2 ou 3 dias para observar se a coloração vermelha se mantém. Já se existir suspeita de estar sendo causada por um medicamento, deve-se consultar o médico que o receitou e avaliar a possibilidade de iniciar o tratamento com outro remédio, por exemplo.
Porém, se surgirem outros sintomas junto com a alteração da cor, como febre ou dor ao urinar, é comum que exista algum problema no trato urinário e, nesse caso, deve-se consultar um médico para identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado.