Urina vermelha: 11 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em março 2024

A urina vermelha ou ligeiramente avermelhada pode ser causada pelo consumo de alimentos, como beterraba, menstruação, cistite, prostatite, pedra nos rins ou até uso de remédios, como a fenazopiridina, por exemplo.

Geralmente, quando causada por condições de saúde, a urina vermelha pode indicar a presença de sangue e estar acompanhada de outros sintomas, como febre, dor ou ardor ao urinar, cólica renal ou sensação de bexiga pesada.

Leia também: O que significa a cor da urina (escura, amarela, branca, laranja) tuasaude.com/o-que-pode-alterar-a-cor-da-urina

É importante consultar o urologista, nefrologista ou o clínico geral sempre que existir urina vermelha por mais de 3 dias ou presença de outros sintomas para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

11 causas de urina vermelha

As principais causas de urina vermelha são:

1. Consumo alimentos vermelhos

O consumo de alimentos vermelhos, como beterraba, amora, ruibarbo ou alimentos com corantes artificiais vermelhos, como acontece em bolos de aniversário com cores muito intensas ou guloseimas coloridas, pode resultar em urina vermelha.

Além disso, o vinho tinto também pode causar urina avermelhada.

O que fazer: a urina vermelha causada por esses alimentos não é considerada um problema de saúde, sendo recomendado evitar o consumo excessivo desses alimentos, optando por uma dieta diversificada e balanceada, de preferência com a orientação de um nutricionista. Saiba como fazer uma dieta balanceada.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Menstruação

Durante a menstruação, é muito comum a urina ficar avermelhada, devido a presença do sangue menstrual, sendo uma condição normal.

O que fazer: por ser considerada uma condição normal, não é necessário tratamento, sendo recomendado que durante a menstruação se tenha cuidados com a higiene, como trocar o absorvente com frequência, realizar a limpeza do disco ou copo menstrual, além de lavar a região íntima com água e sabonete ginecológico.

3. Cistite

A cistite é a inflamação na bexiga normalmente causada por bactérias, como a Escherichia coli, por exemplo, causando sintomas como dor abdominal, sensação de peso na bexiga, febre baixa e persistente ou dor ou queimação ao urinar.

Além disso, a urina pode ficar vermelha, escura ou turva e com mau cheiro.

As principais causas da cistite são má higiene íntima, contato íntimo sem o uso de preservativos, uso de espermicidas ou cateter urinário, gravidez ou até pedra nos rins.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento orientado pelo urologista ou ginecologista que podem indicar o uso de antibióticos, como fosfomicina, ciprofloxacino ou amoxicilina, por exemplo, para eliminar as bactérias e aliviar os sintomas. Veja como é feito o tratamento da cistite.

4. Uretrite

A uretrite é a inflamação na uretra, que é o canal por onde a urina é eliminada, causando sintomas como vontade frequente para urinar, dor ou ardor para urinar e corrimento amarelo, podendo também ter a presença de sangue na urina, deixando-a vermelha.

Normalmente, a uretrite é causada por infecções sexualmente transmissíveis (IST'S), como clamídia, gonorreia, tricomoníase ou herpes, por exemplo, mas também pode surgir devido a traumas ou irritações na uretra.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo urologista ou ginecologista e normalmente envolve o uso de antibióticos, como amoxicilina, eritromicina, ceftriaxona, azitromicina ou metronidazol, por exemplo, o que varia de acordo com o microrganismo causador da infecção. Entenda como é feito o tratamento da uretrite.

Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura) tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dst

5. Glomerulonefrite

A glomerulonefrite é a inflamação dos glomérulos renais, que são responsáveis por filtrar o sangue, removendo toxinas, causando sintomas como urina vermelha devido a presença de sangue, vontade urgente para urinar mas em pequena quantidade, dor abdominal e febre.

Essa inflamação pode ser causada por infecções por bactérias, vírus ou parasitas, doenças autoimunes ou doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo. 

O que fazer: o tratamento é feito pelo nefrologista, geralmente, com internamento hospitalar e uso de antibióticos aplicados diretamente na veia. Nos casos mais graves, pode-se desenvolver injúria renal, antigamente conhecida como insuficiência renal, podendo ser indicado a hemodiálise. 

6. Pedra nos rins

As pedras nos rins, também chamadas de cálculos renais, também podem causar urina vermelha devido ao pequeno sangramento que acontece quando a pedra se desloca dos rins, em direção à uretra para ser eliminada.

Isso pode causar uma agressão nas células de revestimento do trato urinário, podendo levar ao surgimento de pequenas quantidades de sangue na urina. Veja todos os sintomas de pedra nos rins.

Como tratar: deve-se procurar pronto-socorro imediatamente para fazer analgésicos diretamente na veia para aliviar a dor. Em alguns casos, o médico pode fazer cirurgia, como litotripsia, ureteroscopia ou nefrolitotomia, para remover ou partir a pedra em pedaços menores para ser eliminada na urina.

7. Prostatite

A prostatite é a inflamação da próstata que pode levar ao surgimento de sangue na urina, deixando-a com aspecto avermelhado, além de sangue no esperma, dor ao urinar, febre ou calafrios.

Essa inflamação pode ser causada por infecções bacterianas ou por lesões ou cirurgias na região da próstata, por exemplo.

O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo urologista de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de antibióticos no caso de infecções bacterianas e/ou anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e o desconforto.

Leia também: Urina com sangue: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/urina-com-sangue

8. Hiperplasia benigna da próstata

A hiperplasia benigna da próstata é o aumento da próstata, muito comum após os 50 anos, causando sintomas como vontade frequente para urinar, dificuldade para esvaziar completamente a bexiga ou jato de urina fraco.

No entanto, devido a sangramentos na próstata aumentada, e eliminação do sangue através da urina, causando a urina vermelha.

O que fazer: o tratamento é feito pelo urologista com o uso de remédios como tansulosina ou finasterida, por exemplo, ou cirurgia.

9. Câncer

O câncer de próstata, de bexiga ou nos rins também podem levar ao surgimento de sangue na urina e, consequentemente, urina vermelha.

Geralmente, nos estágios iniciais, o câncer não apresenta sintomas, mas à medida que evolui podem surgir também outros sintomas como jato de urina fraco, dor ao urinar, cansaço excessivo ou perda de peso sem motivo aparente.

O que fazer: deve-se consultar o urologista ou o nefrologista para confirmar o tipo de câncer e, assim, fazer o tratamento com a orientação do oncologista, que pode indicar cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.

Leia também: 12 sintomas que podem indicar câncer tuasaude.com/sintomas-de-cancer

10. Exercícios físicos

Exercícios físicos intensos também podem causar urina vermelha, sendo essa condição chamada hematúria induzida por exercícios.

Isso ocorre porque os exercícios físicos intensos podem afetar o processo de filtragem dos rins, favorecendo a eliminação de proteínas e glóbulos vermelhos na urina.

O que fazer: geralmente a urina vermelha causada por exercícios intensos melhora em cerca de 72 horas. Caso não melhore ou seja acompanhada de outros sintomas como urina preta, dor nas costas ou febre, deve-se ir ao pronto-socorro para realizar exames, identificar a causa, que pode ser infecção urinária ou renal , ou rabdomiólise, por exemplo, e assim iniciar o tratamento mais adequado.

Leia também: Urina preta: 8 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-urina-preta

11. Uso de medicamentos

O uso contínuo de alguns remédios também pode afetar a cor da urina, deixando-a mais avermelhada.

Alguns dos medicamentos que normalmente causam este efeito são fenazopiridina, rifampicina, fenolftaleína, daunorrubicina, doxorrubicina ou contraste para exames, como na ressonância magnética.

Além disso, remédios anticoagulantes, que diminuem a coagulação sanguínea, também podem causar sangramentos genitourinários, e resultar em presença de sangue na urina e urina vermelha.

O que fazer: deve-se consultar o médico que o receitou e avaliar a possibilidade de ser um efeito colateral do medicamento ou outra se alguma condição pode estar causando esse sintoma. Em hipótese nenhuma se deve interromper o uso de remédio por conta própria e sem orientação médica.

Quando ir ao médico

Deve-se consultar o urologista, o nefrologista ou o clínico geral quando a urina vermelha não melhora em 2 a 3 dias ou é acompanhada de sintomas como:

  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Mau cheiro na urina;
  • Jato de urina fraco;
  • Dor nas costas ou dor abdominal;
  • sensação de peso na bexiga;
  • Febre ou calafrios.

Assim, o médico deve solicitar exames de urina e de sangue para identificar a causa da urina vermelha, e indicar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados