Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que os valores alterados da hemoglobina podem indicar

A hemoglobina, ou Hb, é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função transportar oxigênio para os tecidos. A Hb é constituída pelo grupamento heme, que é formado por ferro, e cadeias globinas, que podem ser alfa, beta, gama ou delta, resultando nos principais tipos de hemoglobina, como:

  • HbA1, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias beta e está presente em maior concentração no sangue;
  • HbA2, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias delta;
  • HbF, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias gama e está presente em maior concentração em recém-nascidos, tendo sua concentração diminuída de acordo com o desenvolvimento.

Além desses tipos principais, ainda há a Hb Gower I, Gower II e de Portland, que estão presentes durante a vida embrionária, havendo diminuição da sua concentração e aumento da HbF à medida que o nascimento se aproxima.

Glóbulos vermelhos do sangue que carregam hemoglobina
Glóbulos vermelhos do sangue que carregam hemoglobina

Há ainda algumas hemoglobinas variantes ou anormais que podem estar presentes devido a alterações estruturais ou funcionais na hemoglobina, podendo indicar algumas doenças, como anemia falciforme e talassemia, por exemplo. Por isso, é importante a realização da eletroforese de hemoglobina, além de outros exames, para verificar a possibilidade de doenças relacionadas à síntese de hemoglobina. Entenda como é feita a eletroforese de hemoglobina.

A concentração de hemoglobina na hemácia pode ser medida por meio de exame de sangue convencional, o hemograma, ou por meio de um aparelho de medição rápida, semelhante ao aparelho da diabetes. De acordo com a quantidade de hemoglobina presente na hemácia e com o resultado dos outros exames hematológicos, é possível saber o estado geral de saúde da pessoa.

Valores de referência da hemoglobina

Os valores de referência da hemoglobina são:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 11,5 a 13,5 g/dL;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL;
  • Homens: 14 a 18 g/dL;
  • Mulheres: 12 a 16 g/dL;
  • Grávidas: 11 g/dL.

Estes valores podem variar entre os laboratórios de análises clínicas.

O que pode ser a hemoglobina alta

A hemoglobina alta no sangue pode ser causada por:

  • Uso de tabaco;
  • Desidratação;
  • Enfisema pulmonar;
  • Fibrose pulmonar;
  • Policitemia;
  • Tumor nos rins;
  • Uso de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina.

A hemoglobina alta é caracterizada por sintomas como tontura, pele de cor azulada nos lábios e nas pontas dos dedos e, em casos mais raros, perda temporário de visão e de audição.

Causas da hemoglobina baixa

A diminuição da quantidade de hemoglobina pode acontecer em caso de anemia, cirrose, linfoma, leucemia, hipotireoidismo, insuficiência renal, talassemia, porfiria e hemorragia, por exemplo. Além disso, a hemoglobina baixa também pode acontecer devido à deficiência de ferro e vitaminas, além do uso de medicamentos para tratar câncer e AIDS, por exemplo.

O número baixo de hemoglobina no sangue pode causar sintomas como cansaço frequente, falta de ar e palidez, devendo ser identificada a causa e iniciado o tratamento de acordo com orientação médica.

Caso tenha feita um exame de sangue recentemente e queira saber o que pode significar, coloque seus dados a seguir:

Erro
help
Erro
help
Erro
help
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Imagem que indica que o site está carregando

Hemoglobina glicada

A hemoglobina glicada, também chamada por hemoglobina glicosilada, é um teste diagnóstico que tem como objetivo verificar a quantidade de glicose médica no sangue durante 3 meses, sendo muito indicada para diagnóstico e acompanhamento da diabetes, bem como avaliação da sua gravidade.

O valor normal da hemoglobina glicada é 5,7% e o confirmação da diabetes é feita quando o valor é igual ou superior a 6,5%. Saiba mais sobre a hemoglobina glicada.

Hemoglobina na urina

A presença de hemoglobina na urina é denominada hemoglobinúria e normalmente é indicativo de infecção nos rins, malária ou envenenamento por chumbo, por exemplo. A identificação de hemoglobina na urina é feito por meio de um teste simples de urina, chamado de EAS.

Além da hemoglobina, os valores do hematócrito também indicam alterações no sangue como anemia e leucemia. Veja o que é o hematócrito e como entender o seu resultado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar