A hemoglobina, ou Hb, é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue, também conhecidos como hemácias, e tem como principal função transportar oxigênio para os tecidos.
A concentração de hemoglobina na hemácia pode ser medida por meio de exame de sangue convencional, o hemograma, ou por meio de um aparelho de medição rápida, semelhante ao aparelho da diabetes. Assim, de acordo com a quantidade de hemoglobina presente na hemácia e com o resultado dos outros exames hematológicos, é possível saber o estado geral de saúde da pessoa.
De forma geral, a hemoglobina alta pode ser consequência da desidratação, uso de tabaco ou enfisema pulmonar, enquanto que a diminuição da quantidade de hemoglobina costuma estar relacionada com anemia, talassemia ou ser consequência de hemorragia, por exemplo.

Tipos de hemoglobina
A hemoglobina pode ser classificada em alguns tipos de acordo com os seus constituintes. A Hb é formada pelo grupamento heme, que é formado por ferro, e cadeias globinas, que podem ser alfa, beta, gama ou delta, resultando nos principais tipos de hemoglobina, como:
- HbA1, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias beta e está presente em maior concentração no sangue;
- HbA2, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias delta;
- HbF, que é formada por duas cadeias alfa e duas cadeias gama e está presente em maior concentração em recém-nascidos, tendo sua concentração diminuída de acordo com o desenvolvimento.
Além desses tipos principais, ainda há a Hb Gower I, Gower II e de Portland, que estão presentes durante a vida embrionária, havendo diminuição da sua concentração e aumento da HbF à medida que o nascimento se aproxima. O tipo de hemoglobina é identificado através da eletroforese de hemoglobina, que também é útil para diagnosticar doenças relacionadas à síntese de hemoglobina. Entenda como é feita a eletroforese de hemoglobina.
Valores de referência da hemoglobina
Os valores de referência da hemoglobina são:
- Crianças de 2 a 6 anos: 11,5 a 13,5 g/dL;
- Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL;
- Homens: 14 a 18 g/dL;
- Mulheres: 12 a 16 g/dL;
- Grávidas: 11 g/dL.
A concentração de hemoglobina é medida através do hemograma, que indica, além da hemoglobina, a quantidade de hemácias e outros índices, como VCM, HCM e CHCM, que devem ser avaliados em conjunto. Conheça mais sobre o hemograma.
Como saber se a hemoglobina está normal
Caso tenha feita um exame de sangue recentemente e queira saber o que pode significar, coloque seus dados na calculadora a seguir:
Hemoglobina alta
A hemoglobina alta no sangue pode ser causada por:
- Uso de tabaco;
- Desidratação;
- Enfisema pulmonar;
- Fibrose pulmonar;
- Policitemia;
- Tumor nos rins;
- Uso de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina.
A hemoglobina alta é caracterizada por sintomas como tontura, pele de cor azulada nos lábios e nas pontas dos dedos e, em casos mais raros, perda temporário de visão e de audição.
Hemoglobina baixa
A diminuição da quantidade de hemoglobina pode acontecer em caso de anemia, cirrose, linfoma, leucemia, hipotireoidismo, insuficiência renal, talassemia, porfiria e hemorragia, por exemplo. Além disso, a hemoglobina baixa também pode acontecer devido à deficiência de ferro e vitaminas, além do uso de medicamentos para tratar câncer e AIDS, por exemplo.
O número baixo de hemoglobina no sangue pode causar sintomas como cansaço frequente, falta de ar e palidez, devendo ser identificada a causa e iniciado o tratamento de acordo com orientação médica.