Infecção renal: sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

Infecção renal, ou pielonefrite, é quando uma infecção do trato urinário consegue chegar aos rins, provocando inflamação e levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar.

A infecção renal pode ser causada por bactérias, como a Escherichia coli (E. Coli), assim como por fungos da espécie Candida, e até mesmo por vírus. No caso da infecção renal crônica, além da infecção por micro-organismo, a presença de lesões nos órgãos urinários ou de pedras nos rins também podem causar o aparecimento da infecção no rim. 

A infecção renal deve ser diagnosticada e tratada logo que descoberta, para evitar lesões graves nos rins ou provocar septicemia, em que o micro-organismo consegue chegar na corrente sanguínea e ir para diferentes partes do corpo, causando infecção e podendo colocar a vida da pessoa em risco. Entenda o que é septicemia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de infecção renal são:

  • Dor tipo cólica;
  • Dor forte no fundo das costas;
  • Dificuldade para urinar;
  • Vontade de urinar frequente e em pequenas quantidades;
  • Dor ou ardência a urinar;
  • Urina com mau cheiro;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas da infecção renal normalmente surgem de forma repentina e intensa, desaparecendo ao fim de alguns dias quando o tratamento é feito adequadamente. Quando a infecção não é tratada, a inflamação nos rins pode causar danos permanentes, que acabam afetando o funcionamento renal e levando ao aparecimento de insuficiência renal.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar a existência de uma infecção no rim é importante consultar um nefrologista ou urologista, que fará o diagnóstico da doença através da avaliação dos sintomas.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nefrologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico também deverá fazer um exame físico, como palpação e percussão na região lombar, e exame de urina para verificar a presença de sangue ou de células brancas no sangue. Veja como é feito o exame de urina.

Possíveis causas 

A causa mais comum de infecção renal ocorre devido a infecção pela bactéria Escherichia coli, que vive no intestino, e que pode ser transferida da região anal para os órgãos genitais quando a pessoa não faz uma higiene adequada após eliminar as fezes ou após o contato íntimo. Essa bactéria entra no trato urinário através da uretra, que é o tubo que transporta a urina para fora do corpo, podendo se multiplicar, atingir a bexiga e subir para os rins.

Outras bactérias de infecções em outras partes do corpo também podem se espalhar pela corrente sanguínea e atingir os rins, provocando a infecção renal, principalmente em pessoas com infecções em alguma articulação artificial, prótese ou válvula cardíaca, por exemplo.

A infecção renal também pode ser causada pelo fungo Candida albicans que faz parte da flora bacteriana normal vaginal e que quando ocorre um descontrole da flora, esse fungo pode se multiplicar e entrar na uretra, subindo até os rins.

Além disso, alguns fatores como problemas renais, pedra nos rins, diabetes ou sistema imunológico enfraquecido, podem aumentar o risco de desenvolver infecção renal.

Infecção renal na gravidez

A infecção renal na gravidez é bastante comum e é normalmente consequência de uma infecção prolongada na bexiga. 

Na gravidez, o aumento dos níveis de hormônios, como a progesterona, leva ao relaxamento do trato urinário, facilitando a entrada de bactérias na bexiga, onde se multiplicam e causam inflamação do órgão. Nos casos em que a infecção não é diagnosticada ou tratada de forma eficaz, os micro-organismos continuam se multiplicando e começam a subir no trato urinário, até atingir os rins e provocar a sua inflamação. 

O tratamento da infecção renal durante a gravidez pode ser feito com antibióticos que não causem danos ao bebê. Saiba como curar a infecção urinária na gravidez.

Como é feito o tratamento

O tratamento da infecção renal vai depender da causa da infecção e se é aguda ou crônica. Nos casos em que a infecção é provocada por bactérias, o tratamento consiste no uso de antibióticos, por um período que pode variar de 10 a 14 dias dependendo da orientação médica. Alguns analgésicos ou anti-inflamatórios também são indicados para aliviar a dor. 

O tratamento mais eficaz para as infecções renais crônicas consiste na eliminação das suas causas. Alguns medicamentos para infecção renal, como os antibióticos, também podem ser usados no tratamento da infecção renal crônica, se existirem sinais de infecção por bactérias. 

Durante o tratamento da infecção renal, a ingestão de grandes quantidades de água é importante para facilitar a cura da doença.