Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

Atualizado em Setembro 2019

A cor da urina pode ser alterada devido à ingestão de certos alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não é um sinal de alerta.

No entanto, a alteração da cor também pode indicar alguns problema de saúde, como infecção do trato urinário, pedra nos rins ou inflamação do fígado, que podem ser acompanhados de outros sintomas como urina com cheiro forte, queimação ao urinar ou dor abdominal, por exemplo. Veja o que pode estar deixando a urina escura e com cheiro forte

Qual a cor normal da urina

A cor normal da urina deve ser, idealmente, amarela ou amarela clara, por isso se estiver alterada por mais de 3 dias é recomendado ir ao clínico geral para pedir um exame de urina, diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Principais alterações na cor da urina

As alterações mais comuns na cor da urina são:

1. Urina amarelo escuro

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.

O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão diária de água e, caso se mantenha por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral.

2. Urina laranja

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina laranja pode surgir devido à ingestão exagerada de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como Fenazopiridina ou Rifampicina. Além disso, a cor laranja também pode acontecer no caso de doenças no fígado e dos ductos biliares, principalmente quando acompanhada por fezes brancas ou claras. A desidratação também pode fazer com que a urina tenha cor laranja.

O que fazer: deve-se evitar ingerir alimentos ricos em betacaroteno em excesso. No entanto, caso a alteração se mantenha ou se esteja a fazer tratamento com os remédios indicados acima, é aconselhado consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado. Veja uma lista mais completa dos alimentos que deve evitar.

3. Urina vermelha ou rosa

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A coloração vermelha ou rosa normalmente é provocada pela presença de sangue na urina e, por isso, pode ser sinal de infecção urinária, pedra nos rins ou problemas renais, crescimento da próstata, tumores, cisto nos rins ou em pessoas que fazem caminhadas ou corridas longas, podendo também ser acompanhada de outros sintomas como dor ao urinar ou febre.

Porém, a cor vermelha também pode ser causada pelo consumo de alimentos avermelhados como beterraba ou produtos com corante vermelho. Saiba mais sobre quando realmente é sangue na urina e o que fazer.

Alguns medicamentos também podem deixar a urina vermelha ou rosa, como no caso da Rifampicina e da Fenazopiridina.

O que fazer: caso se tenha ingerido alimentos avermelhados deve-se evitar comer esses alimentos para avaliar se a urina regressa ao normal. Nos outros casos é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

No caso de ser causada pelo uso de medicamentos, o aconselhado é comunicar ao médico que prescreveu a medicação para que seja avaliada a possibilidade de alterar o medicamento.

4. Urina roxa

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina roxa é uma alteração que surge apenas em alguns pacientes com sonda vesical devido à transformação de alguns pigmentos pelas bactérias que se encontram no tubo da sonda. Veja como evitar esta alteração e cuidar corretamente da sonda.

Há também uma condição rara denominada Síndrome da bolsa roxa de urina, que é mais comum que se manifeste em mulheres idosas que possuem cateter de bexiga permanente ou de longa duração, por exemplo.

O que fazer: nestes casos é recomendado consultar o clínico geral ou um urologista porque pode ser necessário iniciar o tratamento com antibióticos.

5. Urina azul

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina azul geralmente é causada pelos corantes azuis ou pelo uso de contraste azul de metileno muito utilizado em exames de tomografia computadorizada, cirurgias ao fígado, como CPRE ou remédios como Sepurin, por exemplo.

Além disso, pode ser causada por alguns outros remédios, como Amitriptilina, Indometacina e Sildenafil, que é comercializado com o nome de Viagra.

O que fazer: é uma alteração normal da urina que, geralmente, desaparece cerca até 24 horas após o uso do contraste.

6. Urina verde

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urine verde não é uma situação grave, sendo principalmente causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos, como Amitriptilina, ou pelo uso de contraste em alguns exames de diagnóstico. Saiba mais sobre as causas da urina verde.

Algumas infecções, como as provocadas por Pseudomonas, e a presença de fístula vesical no intestino, em que há a liberação de bile, também podem deixar a urina verde.

O que fazer: eliminar da alimentação alimentos muito verdes ou produtos que possam conter corantes alimentares. Porém, caso o problema se mantenha por mais de 2 dias é aconselhado ir ao clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

7. Urina marrom

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.

Da mesma forma, o excesso de alguns alimentos também podem deixar a urina escura, como é o caso da fava, por exemplo.

O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão de água e, caso a alteração se mantenha, consultar um urologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

No caso de ser causada por alimentos ou medicamentos, é aconselhado consultar o médico para que seja trocado o tratamento ou o nutricionista para que seja feita mudança na dieta.

8. Urina esbranquiçada

8 Doenças que podem alterar a cor da urina

A urina esbranquiçada, também conhecida como albuminuria, pode ser provocada pela presença de infecção urinária severa, normalmente acompanhada de queimação ao urinar e febre. Além disso, a urina esbranquiçada também pode ser causada por uma fístula linfática que surge especialmente em casos de neoplasia ou traumatismo abdominal.

O que fazer: é aconselhado consultar um clínico geral para fazer uma exame de urina e identificar o problema para iniciar o tratamento adequado.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem