O que significa a cor da urina (escura, amarela, branca, laranja)

Atualizado em outubro 2022

A cor da urina pode ser alterada devido à ingestão de certos alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não é um sinal de alerta. No entanto, a alteração da cor também pode indicar alguns problema de saúde, como infecção do trato urinário, pedra nos rins ou inflamação do fígado.

A cor normal da urina é amarelo-claro, sendo indicativo de que a pessoa está devidamente hidratada e que o nível de hidratação é suficiente para promover a eliminação adequada de toxinas. Porém, nos casos em que a urina apresenta uma coloração mais escura ou outra cor que não amarela e transparente e é acompanhada de outros sintomas como urina com cheiro forte, queimação ao urinar ou dor abdominal, por exemplo, é importante que o médico seja consultado. Veja o que pode estar deixando a urina escura e com cheiro forte

Caso a cor da urina permaneça alterada por mais de 3 dias, é recomendado consultar o clínico geral, urologista ou ginecologista para que seja feita uma avaliação dos possível sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser recomendada a realização do exame de urina para identificar a causa da alteração da cor.

Imagem ilustrativa número 1

1. Urina transparente

A urina transparente é normalmente indicativo de que a pessoa está bebendo água em excesso, de forma que a urina fica muito diluída.

O que fazer: normalmente não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento, porém o médico pode indicar que a pessoa beba um pouco menos de água durante o dia, já que é comum que nesses casos a pessoa apresente vontade de ir ao banheiro com muita frequência.

2. Urina amarelo escuro

A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.

O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão diária de água e, caso se mantenha por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral.

3. Urina laranja

A urina laranja pode surgir devido à ingestão exagerada de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como Fenazopiridina ou Rifampicina. Além disso, a cor laranja também pode acontecer no caso de doenças no fígado e dos ductos biliares, principalmente quando acompanhada por fezes brancas ou claras. A desidratação também pode fazer com que a urina tenha cor laranja.

O que fazer: deve-se evitar ingerir alimentos ricos em betacaroteno em excesso. No entanto, caso a alteração se mantenha ou se esteja a fazer tratamento com os remédios indicados acima, é aconselhado consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado. Veja uma lista mais completa dos alimentos que deve evitar.

4. Urina vermelha ou rosa

A coloração vermelha ou rosa normalmente é provocada pela presença de sangue na urina e, por isso, pode ser sinal de infecção urinária, pedra nos rins ou problemas renais, crescimento da próstata, tumores, cisto nos rins ou em pessoas que fazem caminhadas ou corridas longas, podendo também ser acompanhada de outros sintomas como dor ao urinar ou febre.

Porém, a cor vermelha também pode ser causada pelo consumo de alimentos avermelhados como beterraba ou produtos com corante vermelho. Saiba mais sobre quando realmente é sangue na urina e o que fazer.

Alguns medicamentos também podem deixar a urina vermelha ou rosa, como no caso da Rifampicina e da Fenazopiridina.

O que fazer: caso se tenha ingerido alimentos avermelhados deve-se evitar comer esses alimentos para avaliar se a urina regressa ao normal. Nos outros casos é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

No caso de ser causada pelo uso de medicamentos, o aconselhado é comunicar ao médico que prescreveu a medicação para que seja avaliada a possibilidade de alterar o medicamento.

5. Urina roxa

A urina roxa é uma alteração que surge apenas em alguns pacientes com sonda vesical devido à transformação de alguns pigmentos pelas bactérias que se encontram no tubo da sonda. Veja como evitar esta alteração e cuidar corretamente da sonda.

Há também uma condição rara denominada Síndrome da bolsa roxa de urina, que é mais comum que se manifeste em mulheres idosas que possuem cateter de bexiga permanente ou de longa duração, por exemplo.

O que fazer: nestes casos é recomendado consultar o clínico geral ou um urologista porque pode ser necessário iniciar o tratamento com antibióticos.

6. Urina azul

A urina azul geralmente é causada pelos corantes azuis ou pelo uso de contraste azul de metileno muito utilizado em exames de tomografia computadorizada, cirurgias ao fígado, como CPRE ou remédios como Sepurin, por exemplo.

Além disso, pode ser causada por alguns outros remédios, como Amitriptilina, Indometacina e Sildenafil, que é comercializado com o nome de Viagra.

O que fazer: é uma alteração normal da urina que, geralmente, desaparece cerca até 24 horas após o uso do contraste.

7. Urina verde

A urina verde não é uma situação grave, sendo principalmente causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos, como Amitriptilina, ou pelo uso de contraste em alguns exames de diagnóstico. Saiba mais sobre as causas da urina verde.

Algumas infecções, como as provocadas por Pseudomonas, e a presença de fístula vesical no intestino, em que há a liberação de bile, também podem deixar a urina verde.

O que fazer: eliminar da alimentação alimentos muito verdes ou produtos que possam conter corantes alimentares. Porém, caso o problema se mantenha por mais de 2 dias é aconselhado ir ao clínico geral para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

8. Urina marrom

A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.

Da mesma forma, o excesso de alguns alimentos também podem deixar a urina escura, como é o caso da fava, por exemplo.

O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão de água e, caso a alteração se mantenha, consultar um urologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.

No caso de ser causada por alimentos ou medicamentos, é aconselhado consultar o médico para que seja trocado o tratamento ou o nutricionista para que seja feita mudança na dieta.

9. Urina branca

A urina branca, também conhecida como albuminuria, pode ser provocada pela presença de infecção urinária severa, normalmente acompanhada de queimação ao urinar e febre. Além disso, a urina esbranquiçada também pode ser causada por uma fístula linfática que surge especialmente em casos de neoplasia ou traumatismo abdominal.

O que fazer: é aconselhado consultar um clínico geral para fazer uma exame de urina e identificar o problema para iniciar o tratamento adequado.

Vídeos relacionados