10 principais sintomas de câncer no estômago

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
julho 2022

Os principais sintomas de câncer no estômago são:

  1. Perda de peso sem causa aparente;
  2. Diminuição do apetite;
  3. Desconforto abdominal persistente, principalmente acima do umbigo;
  4. Dor ao apalpar o abdômen;
  5. Náuseas;
  6. Sensação de estômago cheio, mesmo após uma refeição leve;
  7. Cansaço excessivo;
  8. Vômito, podendo ter sangue, em alguns casos;
  9. Presença de sangue nas fezes, fezes escuras e com cheiro forte, em alguns casos;
  10. Azia constante.

Em alguns casos, é possível também que a pessoa apresente alguns nódulos palpáveis na região abdominal, íngua no pescoço, aumento do tamanho do fígado e pele e olhos amarelados, o que pode ser indicativo de que o câncer já está em uma fase mais avançada. Na presença de sinais e sintomas sugestivos de câncer no estômago, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que sejam feitos exames e iniciado o tratamento mais adequado.

O câncer no estômago normalmente não leva ao aparecimento de grandes sintomas e, por isso, é comum que esse tipo de câncer seja identificado apenas na fase mais avançada da doença, o que pode comprometer a eficácia do tratamento e diminuir as chances de cura. Veja mais sobre o câncer de estômago.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do câncer no estômago é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral inicialmente a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

No entanto, como os sintomas são semelhantes aos de outras doenças que podem afetar o sistema gastrointestinal, são normalmente solicitados exames mais específicos para identificar possíveis alterações no estômago e descartar outras hipóteses diagnósticas, como úlceras gástricas e infecção por H. pylori, por exemplo.

Dessa forma, pode ser recomendado pelo médico a realização de uma endoscopia digestiva alta com o objetivo de avaliar as características do estômago. Caso durante a endoscopia seja identificada alguma alteração, pode ser coletada uma amostra do estômago para que seja feita uma biópsia e, assim, verificar as características das células do local, confirmando ou descartando o diagnóstico de câncer.

Caso sejam identificados sinais de malignidade, o médico pode solicitar a realização de uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética para verificar o estágio do câncer e, assim, ser possível definir o melhor tratamento.

Quem tem mais risco

O câncer no estômago não tem uma causa específica, mas alguns fatores podem aumentar o risco desse tipo de câncer como excesso de peso, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, histórico de infecção por H. pylori e/ou úlceras gástricas não tratadas, exposição frequente e prolongada à radiação, consumo excessivo de alimentos em conserva e histórico de anemia perniciosa, acloridria ou atrofia gástrica, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em julho de 2022.

Bibliografia

  • AMERICAN CANCER SOCIETY. About Stomach Cancer. 2021. Disponível em: <https://www.cancer.org/content/dam/CRC/PDF/Public/8838.00.pdf>. Acesso em 21 mar 2022
  • INCA. Câncer de estômago. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-estomago>. Acesso em 21 mar 2022
Mostrar bibliografia completa
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Signs and Symptoms of Stomach Cancer. Disponível em: <https://www.cancer.org/cancer/stomach-cancer/detection-diagnosis-staging/signs-symptoms.html>. Acesso em 21 mar 2022
  • ONCOGUIA. Sinais e Sintomas do Câncer de Estômago. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-estomago/5610/274/>. Acesso em 21 mar 2022
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.