Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para gastrite

Os remédios para gastrite ajudam a proteger o revestimento do estômago e, por isso, diminuem os sintomas de gastrite como sensação de má digestão, dor, queimação ou azia, criando uma barreira protetora ou diminuindo a produção de ácido gástrico.

Veja os sinais de gastrite em: Como identificar os sintomas de gastrite.

Assim, os remédios mais utilizados para aliviar os sintomas de gastrite incluem:

  • Antiácidos, como Hidróxido de alumínio, Carbonato de cálcio ou Hidróxido de magnésio: podem ser usados 3 a 4 vezes por dia para diminuir a queimação, pois aumentam o pH gástrico, aliviando as lesões sobre a mucosa e diminuindo a inflamação do estômago;
  • Protetores gástricos, como Omeprazol, Nexium, Pariet ou Tecta: devem ser tomados 1 vez por dia, em jejum, para criar uma barreira protetora no estômago que diminui irritação da membrana do estômago, especialmente no caso de úlcera;
  • Remédios que diminuem a quantidade de ácido, como Ranitidina ou Cimetidina: bloqueiam o funcionamento das células do estômago que produzem ácido, reduzindo a sua quantidade no estômago;
  • Antibióticos, como Claritromicina, Amoxicilina ou Metronidazol: são usados quando a gastrite é provocada pela infecção de H. Pylori e, normalmente, é usada uma combinação de dois durante 1 mês

No entanto, antes de tomar qualquer destes medicamentos é recomendado consultar um gastroenterologista para identificar a causa do problema e adequar as doses e horários dos medicamentos, melhorando os sintomas e promovendo a cura.

Além destes remédios, também é importante ter outros cuidados durante as crises de gastrite, como evitar alimentos muito gordurosos ou doces, por exemplo. Saiba outras dicas de alimentação em: Dieta para gastrite e úlcera.

Quando tomar remédios para gastrite nervosa

Nos casos de gastrite nervosa é recomendado tomar um protetor gástrico antes de qualquer tipo de estresse, como entrevista de emprego ou prova, por exemplo, para evitar a inflamação do estomago. Porém, caso não seja possível prever a situação de estresse e surjam sintomas, pode-se utilizar os remédios antiácidos para aliviar a queimação.

Caso os sintomas de gastrite nervosa se mantenham por mais de 1 semana é recomendado consultar um gastroenterologista para iniciar o tratamento adequado.

Quando tomar remédios para gastrite crônica

Os remédios para gastrite crônica, normalmente, são indicados pelo gastroenterologista no caso de úlcera gástrica ou infecção por H. Pylori e, por isso, podem incluir várias opções de tratamento, como um protetor gástrico em jejum, um antiácido sempre que os sintomas pioram durante o dia ou um antibiótico em horário certo, por exemplo.

Quando tomar remédios para gastrite aguda

Os casos de gastrite aguda, isto é, uma gastrite que surge repentinamente, devem ser avaliados por um gastroenterologista para avaliar a causa e iniciar o tratamento adequado. No entanto, para aliviar os sintomas até a consulta pode-se tomar remédios antiácidos sempre que a dor ou a queimação pioram.

Remédio natural para gastrite

Um ótimo remédio natural para gastrite é a vitamina de mamão, pois esta fruta possui propriedades que ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago, melhorando os sintomas.

Ingredientes

  • 1 mamão
  • 3 copos de leite de soja
  • 1 banana

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater bema té obter uma mistura homogênea. Esta bebida deve ser ingerida sempre que surge queimação do estômago, especialmente após as refeições.

Veja outros remédios naturais para gastrite em: Tratamento caseiro para gastrite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...