Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Gastrite

O tratamento da gastrite deve ser estabelecida pelo gastroenterologista já que depende da causa que está na sua origem, podendo ser realizado com diferentes medicamentos, como inibidores da produção de ácido, antiácidos ou mesmo antibiótico, caso a gastrite seja causada por uma infecção. 

Em alguns casos, a gastrite pode ser causada por maus hábitos como uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides, má alimentação ou alcoolismo e, nestes casos, a alteração destes hábitos pode resolver o problema, sem que seja necessário usar medicamentos. Saiba como identificar os sintomas de gastrite.

Remédios para Gastrite

1. Inibidores da produção de ácido

Os inibidores da produção de ácido são remédios que reduzem a produção de ácido no estômago, reduzindo sintomas como dor, queimação ou azia, característicos da gastrite.

Estes medicamentos podem atuar por dois mecanismos diferentes, através da inibição da bomba de prótons, de que são exemplos o o omeprazol, esomeprazol, lansoprazol ou pantoprazol, ou bloqueando a ação da histamina, como é o caso da ranitidina, famotidina ou cimetidina, por exemplo.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com estes medicamentos são dor de cabeça, diarreia, erupções cutâneas, dor abdominal, excesso de gases intestinais, náuseas e prisão de ventre, sonolência, cansaço e dor muscular.

2. Antiácidos

Os antiácidos agem neutralizando a acidez do estômago e embora proporcionem um alívio imediato, não são tão eficientes como os inibidores da produção de ácido. Alguns exemplos de antiácidos são o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e o bicarbonato de sódio.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de antiácidos são prisão de ventre ou diarreia, dependendo do medicamento indicado pelo médico.

3. Antibióticos

Maior parte das gastrites resultam de uma infecção causada pela Helicobacter pylori, que é uma bactéria que resiste à acidez do estômago. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com estes antibióticos são diarreia, vômitos, má digestão, náusea, dor abdominal, reações na pele, dor de cabeça, alterações do paladar e insônia.

Além destes remédios, também é importante ter outros cuidados durante as crises de gastrite, como evitar alimentos muito gordurosos ou doces, por exemplo. Saiba outras dicas de alimentação para gastrite.

Quando tomar remédios para gastrite crônica

Os remédios para gastrite crônica devem ser indicados pelo gastroenterologista e podem incluir várias opções de tratamento, como um inibidor da produção de ácido em jejum, um antiácido sempre que os sintomas pioram durante o dia ou um antibiótico em horário certo, por exemplo.

Quando tomar remédios para gastrite aguda

Os casos de gastrite aguda, isto é, uma gastrite que surge repentinamente, devem ser avaliados por um gastroenterologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Entretanto, para aliviar os sintomas até à consulta, a pessoa pode tomar remédios antiácidos quando sentir dor ou a queimação.

Remédio natural para gastrite

Um ótimo remédio natural para gastrite é a vitamina de mamão, pois esta fruta possui propriedades que ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago, melhorando os sintomas.

Ingredientes

  • 1 mamão;
  • 3 copos de leite de soja;
  • 1 banana.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater bem até obter uma mistura homogênea. Esta bebida deve ser ingerida sempre que surge queimação do estômago, especialmente após as refeições. Veja outros remédios naturais para gastrite.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem