Gastrite tem cura?

Atualizado em janeiro 2024

A gastrite tem cura quando identificada e tratada corretamente pelo gastroenterologista, que pode indicar o uso de remédios para proteger o estômago ou antibióticos para combater a bactéria H. pylori, por exemplo. Veja quais são os remédios mais indicados para gastrite.

Além do tratamento com medicamentos, é importante que a pessoa tenha uma dieta adequada, evitando alimentos gordurosos e com molhos, além de não consumir bebidas alcoólicas e parar de fumar.

No entanto, quando a gastrite não é identificada ou quando o tratamento não é feito de maneira correta, a gastrite pode evoluir para o tipo crônico, em que a inflamação da mucosa gástrica dura mais de 3 meses, tornando o tratamento mais difícil e a cura mais complicada de ser alcançada. Entenda o que é a gastrite crônica.

Imagem ilustrativa número 1

Como alcançar a cura da gastrite

É possível alcançar a cura da gastrite através do tratamento indicado pelo médico, que inclui:

1. Alterações na dieta

A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.

Além disso, é importante saber que alimentos não são recomendados para a pessoa com gastrite, pois pode piorar os sintomas sentidos, como:

  • Alimentos em conserva como picles e azeitona;
  • Café, chocolate ou chocolate em pó;
  • Churrasco, paio e linguiça;
  • Alimentos crus ou mal lavados;
  • Biscoitos, bolachas, bolos e massas preparadas com gordura hidrogenada;
  • Refeições congeladas;
  • Fast food, como hambúrguer, cachorro quente, churros;
  • Cerveja, cachaça, vinho e outras bebidas alcoólicas.

O ideal é fazer uma dieta para gastrite orientada pelo nutricionista de forma individualizada e de acordo com as necessidades nutricionais e com os sintomas apresentados. Saiba como fazer a dieta para a gastrite.

2. Remédios para gastrite

Os remédios para gastrite devem ser indicados pelo gastroenterologista, de acordo com a causa e tipo de gastrite, de forma a alcançar a cura dessa doença.

Assim, podem ser recomendados remédios que inibem ou reduzem a produção de ácido pelo estômago, como omeprazol ou cimetidina, antiácidos, como o hidróxido de alumínio, ou antibióticos, como claritromicina, amoxicilina e metronidazol, por exemplo. Confira todos os remédios para gastrite.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Tratamento natural para gastrite

A cura da gastrite também pode ser alcançada de forma natural através do consumo do chá de espinheira santa (Maytenus ilicifolia), pois essa planta medicinal é capaz de diminuir a acidez do estômago, protegendo a mucosa gástrica. 

Além disso, a espinheira santa é capaz de eliminar a bactéria H. pylori, sendo, portanto, uma ótima opção natural para tratar a gastrite. Saiba mais sobre a espinheira santa.

Essa planta deve ser usada com orientação do gastroenterologista ou do nutricionista, para complementar o tratamento com a dieta e/ou remédios.

A espinheira santa é contraindicada no primeiro trimestre de gravidez, por falta de estudos científicos sobre este assunto, e não deve ser utilizada durante a amamentação, devido à possível redução do leite materno. Confira outras opções de remédios caseiros para gastrite.

Assista o vídeo a seguir com dicas para alcançar a cura da gastrite:

youtube image - Sofrendo com GASTRITE? Veja como CURAR e se livrar da dor e do desconforto