10 remédios caseiros para gastrite (e como preparar)

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para gastrite são chás, como o de espinheira-santa, de erva-doce ou de camomila, e sucos, como suco de batata, de aloe vera ou de couve com mamão e melão, porque têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica, ajudando a reduzir sintomas como má digestão, queimação e dor.

Outros cuidados que também são importantes no tratamento da gastrite são fazer pequenas refeições, fracionando-as de 3 em 3 horas, por exemplo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de temperos apimentados e frituras.

Embora possuam benefícios, os remédios caseiros para gastrite não devem substituir o tratamento recomendado pelo médico e, por isso, devem ser usados para complementar o tratamento indicado e ajudar na recuperação. Veja como é feito o tratamento da gastrite.

Imagem ilustrativa número 3

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:

1. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa é um excelente remédio caseiro para gastrite, porque possui taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeos, como o arabinogalactano, que ajudam a diminuir a acidez e proteger o estômago do próprio ácido que produz. Conheça todos os benefícios da espinheira-santa.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água numa panela e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente. Tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá em jejum, ou meia hora antes das refeições. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia.

2. Suco de batata

Um ótimo remédio caseiro para gastrite é o suco de batata, pois esse tubérculo é alcalino e age neutralizando a acidez do estômago, aliviando a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Ingredientes:

  • 1 batatas inglesa crua;
  • De 100 a 200 ml de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Descascar e colocar a batata e a água num liquidificador e bater por uns minutos. Coar o suco e beber sem adoçar. Esse suco pode ser consumido 1 vez ao dia e de preferência 30 minutos antes do café da manhã.

3. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um bom remédio caseiro para gastrite, poque contém anetol, estragol, eugenol e ácido málico, que são compostos com ação analgésica, antiácida, anti-inflamatória e digestiva, que ajudam a aliviar os sintomas como má digestão, enjoos e dor. Confira mais sobre os benefícios do chá de erva-doce.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de sementes de erva-doce secas amassadas ou esmagadas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Colocar a água numa panela e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, acrescentar as sementes de erva-doce, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber o chá ainda morno. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia, por até 2 semanas seguidas.

4. Chá de capim-limão

O chá de capim-limão, ou capim santo, é um remédio caseiro que ajuda no tratamento da gastrite, porque possui propriedades antioxidantes, bactericidas e anti-inflamatórias, neutralizando e diminuindo a acidez gástrica e ajudando no tratamento da gastrite, e do H. pylori, uma bactéria que pode ser alojar no estômago, causando sintomas como dor e queimação.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas frescas de capim-limão;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Numa chaleira ou panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Em seguida, adicionar as folhas de picadas de capim-limão, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber em seguida. É recomendado beber o máximo de 4 xícaras desse chá por dia.

5. Suco de aloe vera

Por estimular a secreção de enzimas digestivas e neutralizar os ácidos do estômago, o suco de aloe vera, ou babosa, é um bom remédio caseiro para gastrite, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Ingredientes:

  • 100g de gel de babosa;
  • 1 L de água.

Modo de preparo:

Colocar o gel de babosa e a água no liquidificador e bater até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber. Se desejar, pode-se acrescentar mel ou adoçante à bebida.

É recomendado beber meio copo (de 200 mL) desse suco até 3 vezes por dia, pois quantidades maiores podem ter efeito contrário e causar irritação no estômago.

6. Chá de camomila

O chá de camomila é um bom remédio caseiro para gastrite, porque tem ação digestiva e anti-inflamatória, ajudando a aliviar sintomas como náuseas, azia e má digestão.

Além disso, por ter propriedades antimicrobianas, o chá de camomila também pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Ferver a água em uma panela e, após apagar o fogo, acrescentar as flores de camomila. Tampar a panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 4 xícaras desse chá por dia.

7. Suco de pera

Por ser rico em flavonoides, compostos bioativos que ajudam a combater a inflamação do estômago, melhorando a saúde digestiva, o suco de pera é um remédio caseiro indicado para ajudar no tratamento da gastrite.

Ingredientes:

  • 1 pera madura;
  • 100 mL de água;
  • Gelo à gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a pera, retirar o miolo, descartando-o, e cortar em cubos grandes. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Transferir para um copo e beber. Beber esse suco 2 vezes por dia.

8. Chá de funcho

O chá de funcho ajuda no tratamento da gastrite, por ser um remédio caseiro com boas quantidades de taninos, anetol, saponinas e flavonoides, compostos bioativos com ação anti-inflamatória e digestiva que ajudam a melhorar a digestão e combater a dor no estômago.

Ingredientes:

  • 200 ml de água;
  • 1 colher de chá (de 5 a 7 g) de sementes ou folhas frescas de funcho.

Modo de preparo:

Numa chaleira ou panela, ferver a água e, pós apagar o fogo, acrescentar as sementes ou folhas de funcho. Tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.

9. Suco de couve

O suco de couve é uma boa opção de remédio caseiro para gastrite, pois ajuda na cicatrização e alivia a queimação. Isso porque a couve contém glicosinolatos, alcalóides, vitamina C, betacaroteno e catequinas, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antiácidas.

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve com o talo;
  • 1 xícara (de chá) de melão cortado em cubos;
  • 1 xícara (de chá) de água de coco;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de couve e cortá-las em pedaços grandes. Colocar as folhas de couve e os demais ingredientes num liquidificador e bater por 3 minutos ou até obter uma mistura homogênea. Coar o suco e beber até 4 porções por dia.

10. Chá de gengibre

Por ser um potente antioxidante, anti-inflamatória e antiemética, o chá de gengibre combate inflamações no estômago e melhora a digestão. Por isso, esse chá é uma ótima opção de remédio caseiro para gastrite.

Ingredientes:

  • 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e o gengibre numa panela, ou chaleira, e levar ao fogo para ferver por cerca de 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.