Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Veja quais são os tipos de gastrite e o seu tratamento

Os tipos de gastrite são classificados de acordo com a sua duração, a causa da doença e o local do estômago que é atingido. O tratamento para a gastrite varia de acordo com a causa da doença, mas envolve sempre alterações nos hábitos alimentares, com redução do consumo de gorduras e pimenta, prática de atividade física e parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas.

Em geral, os sintomas da gastrite são dor no estômago, queimação, azia, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.

Veja quais são os tipos de gastrite e o seu tratamento

1. Gastrite Aguda

A gastrite aguda é causada principalmente pela presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, que pode causar os seguintes sintomas:

  • Dor;
  • Náuseas;
  • Vômitos, que têm início repentino;
  • Mal estar.

Além disso, é comum a sensação de queimação no estômago. Saiba mais sobre as causas e os sintomas de gastrite.

O que fazer: O tratamento da gastrite aguda é feito com o uso de medicamentos antiácidos, como Pepsamar, antibióticos, além de alterações nos hábitos alimentares e prática de atividade física. Quando não tratada, a gastrite aguda pode evoluir para a gastrite crônica. Saiba mais sobre o tratamento para gastrite.

2. Gastrite Nervosa

A gastrite nervosa atinge principalmente as mulheres e surge em situações de irritabilidade, medo e ansiedade. Os seus sintomas são semelhantes aos da gastrite clássica, sendo caracterizada por:

  • Azia;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Arrotos frequentes;
  • Vômitos.

Os sintomas da gastrite nervosa podem surgir a qualquer momento, sendo mais intensos nos períodos de estresse ou ansiedade, por exemplo. Saiba mais sobre a gastrite nervosa.

O que fazer: O tratamento da gastrite nervosa é feito com o uso de antiácidos, remédios calmantes, alterações na dieta e prática de atividade física, que ajuda a reduzir o estresse e o nervosismo. Além disso, pode-se usar calmantes naturais no tratamento desse tipo de gastrite, como chá de camomila, flor de maracujá e alfazema. Saiba sobre o tratamento para gastrite nervosa.

Veja quais são os tipos de gastrite e o seu tratamento

3. Gastrite Crônica

A gastrite crônica é caracterizada por uma duração prolongada dos sintomas de gastrite, com aumento progressivo da inflamação da parede do estômago. Na fase inicial, ela é chamada de gastrite superficial ou leve, quando apenas a parte mais externa da parede do estômago é atingida, enquanto que a fase final é denominada de atrofia gástrica, em que a parede do estômago está quase que completamento destruída, podendo evoluir para o câncer. Veja mais sobre a classificação da gastrite crônica.

Os principais sintomas da gastrite crônica são:

  • Sensação de queimação no estômago;
  • Mal estar;
  • Indigestão;
  • Gases;
  • Inchaço abdominal;
  • Vômitos.

Além disso, devido ao dano à parede do estômago, pode ainda haver a formação de úlceras, que podem ser bastante dolorosas. Conheça outros sintomas da gastrite crônica.

O que fazer: O tratamento da gastrite crônica é feito através de medicamentos antiácidos e protetores gástricos, como Omeprazol, dieta adequada, e uso de antibióticos, se a causa da gastrite for a bactéria H. pylori. Também é comum ser necessário tomar suplementos de vitamina B12, pois a gastrite crônica pode causar anemia devido a deficiências nessa vitamina. Saiba quais são os remédios para gastrite.

4. Gastrite Enantematosa

A gastrite enantematosa é quando há inflamação em uma camada mais profunda da parede do estômago, podendo surgir devido a infecção por bactérias, doenças autoimunes, alcoolismo ou uso frequente de medicamentos como aspirinas ou anti-inflamatórios.

Os principais sintomas da gastrite enantematosa são semelhantes aos dos outros tipos de gastrite, como:

  • Indigestão;
  • Gases e arrotos frequentes;
  • Mal estar;
  • Vômitos.

O que fazer: O tratamento para esse tipo de gastrite é feito com medicamentos antiácidos e uma dieta pobre em gorduras, doces e cafeína. Veja mais sobre a gastrite enantematosa.

5. Gastrite Eosinofílica

A gastrite eosinofílica é caracterizada por um aumento de células imunes no estômago, causando inflamação e sintomas como azia, náuseas e vômitos, sendo mais comum em pessoas com histórico de alergias.

O que fazer: O tratamento para a gastrite eosinofílica é feito o com uso de medicamentos corticoides, como por exemplo a Prednisolona.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar