Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fexaramine: o que é e como funciona

A fexaramine é uma nova substância que está a ser estudada por ter um efeito benéfico na perda de peso e no aumento da sensibilidade à insulina. Vários estudos em camundongos obesos comprovam que esta substância induz o corpo a queimar gordura e leva, consequentemente, à perda de peso, através da redução da massa gorda, sem que seja necessária qualquer mudança na alimentação.

Esta molécula, ao ser ingerida, imite os mesmos "sinais" que são emitidos quando se ingere uma refeição. Assim, ao sinalizar ao organismo de que uma nova refeição está a ser ingerida, é induzido um mecanismo de termogênese, para "criar espaço" para as novas calorias que supostamente vão ser ingeridas, mas como o que está a ser ingerido é um remédio sem calorias, este mecanismo leva à perda de peso.

Ao contrário de outras substâncias agonistas do mesmo receptor que foram previamente desenvolvidas, o tratamento com fexaramine restringe a sua ação ao intestino, levando ao aumento de peptídeos intestinais, resultando num intestino mais saudável e na diminuição da inflamação sistêmica.

Fexaramine: o que é e como funciona

Todos estes fatores fazem do fexaramine um forte candidato para o tratamento da obesidade e de doenças associadas ao excesso de peso, incluindo diabetes tipo 2 e doenças do fígado gordo.

Além disso, verificou-se também que o fexaramine imita alguns dos efeitos metabólicos benéficos da cirurgia bariátrica, que é um procedimento bastante eficiente na redução do peso corporal, melhorando a saúde das pessoas obesas. Em ambos os casos, a sensibilidade à insulina é melhorada, os níveis de glicose diminuem, o perfil de ácidos biliares é melhorado, a inflamação intestinal é reduzida e, finalmente, o peso corporal é reduzido.

Estudos futuros ajudarão a revelar se o fexaramine levará a novos tratamentos para a obesidade.

Esta substância tem efeitos colaterais?

O fexaramine ainda está em fase de estudos e, por isso, não é possível saber se provoca efeitos colaterais. No entanto, ao contrário de outros remédios que são usados para emagrecer, o fexaramine exerce a sua ação sem ser absorvida para a corrente sanguínea, evitando determinados efeitos colaterais que são causados pela maioria dos remédios para emagrecer.

Quando será comercializada?

Ainda não se sabe ao certo se o medicamento irá entrar no mercado e quando poderá ser comercializado, uma vez que ainda está em fase de estudos, mas pensa-se que caso tenha bons resultados, poderá ser lançado em cerca de 1 a 6 anos.


Bibliografia

  • FILHO, C. Daniel de Magalhaes et. al.. FXR an emerging target to combat obesity. Dig Dis.. 35. 3; 185-190, 2017
  • SALK INSTITUTE. Fexaramine Tricks Mice Into Losing Weight. 2015. Link: <www.youtube.com>. Acesso em 09 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem