O Saxenda é um medicamento injetável utilizado para o emagrecimento de pessoas com obesidade ou sobrepeso, pois ajuda a diminuir o apetite e a controlar o peso corporal, podendo causar a redução de até 10% do peso total, quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular.
O princípio ativo deste remédio é a liraglutida, o mesmo que já é utilizado na composição de medicamentos para o tratamento do diabetes, como o Victoza. Esta substância atua nas regiões do cérebro que regulam o apetite, fazendo com que se sinta menos fome e, por isso, o emagrecimento acontece pela redução do número de calorias consumidas ao longo do dia.
Este medicamento é produzido pelos laboratórios Novo Nordisk e pode ser comprado nas farmácias convencionais, com prescrição médica. Cada caixa contém 3 canetas que são suficientes para 3 meses de tratamento, quando utilizada a dose mínima recomendada.

Quem pode utilizar
O Saxenda está indicado para o tratamento da:
- Obesidade em adultos com IMC superior a 30 kg/m2 ou
- Pessoas adultas com IMC superior a 27 kg/m2 com doenças associadas, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemia ou colesterol alto.
A classificação do índice de massa corporal (IMC) ajuda a calcular e indicar qual deve ser o peso ideal, podendo auxiliar no planejamento da dieta e da perda de peso. Saiba qual o seu IMC, utilizando a nossa calculadora online:
Como usar
O Saxenda deve ser utilizado conforme a orientação do médico, sendo que a posologia recomendada pelo fabricante é de uma aplicação por dia debaixo da pele do abdômen, coxa ou braço, a qualquer hora, independente dos horários das refeições. A dose inicial recomendada é de 0,6 mg, que pode ser aumentada gradualmente da seguinte forma:
Semana | Dose Diária (mg) |
1 | 0,6 |
2 | 1,2 |
3 | 1,8 |
4 | 2,4 |
5 e seguintes | 3 |
Não deve ser ultrapassada a dose máxima de 3 mg por dia. É importante lembrar que se deve seguir o plano de tratamento indicado pelo médico, sendo que as doses e a duração do tratamento devem ser respeitados.
Além disso, o tratamento com Saxenda só terá eficácia se for seguido um plano com uma dieta equilibrada, de preferência, associada a exercícios físicos regulares. Confira as dicas de emagrecimento saudável orientado pela nossa nutricionista em programa para emagrecer em 10 dias.
Como aplicar a injeção
Para aplicar corretamente o Saxenda na pele, devem-se seguir os passos:
- Retirar a tampa da caneta;
- Colocar uma agulha nova na ponta da caneta, enroscando até apertar;
- Tirar a proteção exterior e interior da agulha, jogando fora a proteção interior;
- Rodar o topo da caneta para selecionar a dose indicada pelo médico;
- Inserir a agulha na pele, fazendo um ângulo de 90º;
- Pressionar o botão da caneta até o marcador de doses apresentar o número 0;
- Contar lentamente até 6 com o botão pressionado e, só depois, retirar a agulha da pele;
- Colocar a tampa exterior da agulha e remover a agulha, jogando-a no lixo;
- Colocar a tampa da caneta.
Se houver dúvidas sobre a forma de utilizar a caneta, é importante consultar um profissional de saúde para receber as instruções mais corretas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Saxenda incluem enjoo, vômito, diarreia, prisão de ventre e perda de apetite.
Embora seja mais raro, pode também ocorrer indigestão, gastrite, desconforto gástrico, dor na região superior do estômago, azia, sensação de empachamento, aumento de arrotos e gases intestinais, boca seca, fraqueza ou cansaço, alterações no paladar, tontura, cálculos biliares, reações no local da injeção e hipoglicemia.
Quem não pode tomar
O Saxenda está contraindicado para pacientes com alergia à liraglutida ou qualquer outro componente presente no medicamento, crianças e adolescentes com menos de 18 anos, durante a gravidez e lactação e também não deve ser utilizado por quem toma outros remédios agonistas do receptor de GLP-1, como o Victoza.
Conheça outros remédios muito utilizados para tratar o excesso de peso, como a Sibutramina ou o Xenical, por exemplo.