Glucomannan: o que é, para que serve e como tomar

outubro 2022

O glucomannan, ou glucomanano, é uma fibra vegetal que ajuda a emagrecer porque forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo da digestão dos alimentos e diminuindo a fome entre as refeições.

Além disso, o glucomannan, que é extraído da raiz de Konjac, uma planta medicinal conhecida cientificamente como Amorphophallus konjac, também ajuda a combater a prisão de ventre, porque promove a hidratação e maciez das fezes, facilitando as evacuações.

O glucomannan pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma suplementos em cápsulas, comprimidos ou em pó. Além disso, o glucomannan também é usado na fabricação de farinhas e massas, como o macarrão shirataki.

Para que serve

O glucomannan é rico em fibras que fornecem diversos benefícios para a saúde:

  1. Facilita o emagrecimento, já que é rico em fibras solúveis que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e ajudando a controlar a fome;
  2. Regular o colesterol “ruim” e triglicerídeos no sangue, porque diminui a absorção da gordura dos alimentos, ajudando a prevenir doenças como aterosclerose, pressão alta e infarto;
  3. Combate a prisão de ventre​, por conter fibras que absorvem água para as fezes, hidratando-as,  tornando-as mais macias e facilitando, assim, a evacuação;
  4. Previne a diabetes, porque ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos,controlar os níveis de glicose no sangue;
  5. Pode ajudar a prevenir o câncer colorretal, por ser rico em fibras que servem de alimento para as bactérias boas do intestino, mantendo a flora intestinal saudável;

Além disso, o glucomannan também pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, já que ajuda a combater bactérias “ruins” no intestino, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo as inflamações.

Como tomar

O glucomannan deve ser tomado entre 30 a 60 minutos antes das refeições principais, sendo normalmente indicado o uso de de 500mg a 4g desse suplemento por dia, que deve ser dividido em duas doses e tomado sempre junto com 2 copos de água, em casa tomada.

O uso de glucomannan deve ser feito por até 4 meses e somente sob a orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos secundários

O uso de glucomannan pode causar alguns efeitos colaterais leves, como inchaço, flatulência, fezes moles ou diarreia, mas esses efeitos negativos são incomuns.

Quando se toma o glucomannan com pouca água, as fezes podem ficar muito secas e duras, causando prisão de ventre grave, ou até mesmo, obstrução intestinal, uma situação grave e que necessita de atendimento médico imediato.

Além disso, se o glucomanano se expandir antes de chegar no estômago, pode causar sufocamento ou bloqueio da garganta. Por isso, deve-se tomar o glucomanano sempre junto com 2 copos de água.

Quem não pode usar

O glucomannan não é indicado para crianças, para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma que esse suplemento é contraindicado para pessoas com bloqueio no esôfago ou estômago, ou doenças que causam dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.

Pessoas que usam hipoglicemiantes, insulina ou qualquer outro medicamento devem sempre consultar um médico antes de usarem o glucomannan, porque esse suplemento pode alterar o efeito de alguns remédios.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • REIS, Bruna et al. A influência do glucomanano no controlo de peso. Acta Portuguesa de Nutrição. 46-49, 2021
  • FERREIRA Célia. Prebióticos e Probióticos: Atualização e prospecção. 2º. Rio de Janeiro, Brasil: Rubio, 2018. 37-47; 73-90.
Mostrar bibliografia completa
  • SUDHANSHU Behera et al. Konjac glucomannan, a promising polysaccharide of Amorphophallus konjac K. Koch in health care. International Journal of Biological Macromolecules. 92. 942-956, 2016
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 139357 visualizações
  • 7 Alimentos para EMAGRECER mais rápido

    13:16 | 198721 visualizações