Orlistate (xenical): para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
abril 2022

O orlistate é um remédio indicado para emagrecer pois age diretamente no sistema gastrointestinal, inibindo algumas enzimas no intestino, o que bloqueia a absorção de parte da gordura dos alimentos, fazendo com que seja eliminada pelas fezes. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas, com o nome comercial Xenical, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação “orlistate”, ou com os nomes similares Lipiblock ou Orlipid, por exemplo.

O orlistate deve ser usado com orientação médica e, em conjunto com uma dieta de baixa caloria, para que a perda de peso possa ser alcançada com maior facilidade. Confira um exemplo de dieta que deve ser feito com o uso do Xenical.  

Para que serve

O orlistate é indicado para o tratamento do sobrepeso ou obesidade em adultos, associado a uma dieta de baixa caloria. Além disso, é indicado para a manutenção da perda de peso, prevenindo a recuperação do peso perdido.

Por levar à perda de peso, o orlistate melhora algumas doenças associadas à obesidade ou sobrepeso, como pressão alta, colesterol alto, pré-diabetes, diabetes tipo 2, além de promover uma diminuição da quantidade de gordura visceral. 

Como tomar

O orlistate deve ser tomado por via oral, com um copo de água, junto com a alimentação que contenha 30% de gordura, ou até 1 hora após ter se alimentado. 

A dose normalmente recomendada do orlistate é de 1 cápsula de 120 mg, 3 vezes por dia, no café da manhã, almoço e jantar. No caso de não fazer uma refeição ou a refeição não conter gordura, não é necessário tomar a dose do orlistat.

Para potencializar o seu efeito, é aconselhado seguir uma dieta de emagrecimento orientada por um nutricionista, uma vez que é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura como frituras, embutidos, bolos ou biscoitos, por exemplo. 

O orlistate deve ser utilizado pelo tempo de tratamento orientado pelo médico. Além disso, durante o tratamento o médico pode recomendar o uso de suplementos vitamínicos, pois o orlistate pode interferir na absorção de vitaminas, especialmente, aquelas que necessitam de gorduras para serem absorvidas pelo intestino, como as vitaminas A, D, E e K. Neste caso, o suplemento vitamínico deve ser tomado à noite, antes de deitar ou pelo menos 2 horas antes ou depois de tomar o cápsula do orlistate. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o orlistate são diarreia, dor de estômago, náusea, fezes gordurosas e oleosas, excesso de gases, urgência para evacuar ou aumento do número de evacuações.

Além disso, deve-se interromper o tratamento com orlistate e procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dor de estômago intensa, dor na parte inferior das costas, sangue na urina, urina escura, dor ao urinar ou diminuição da quantidade de urina, inchaço nos pés, mãos ou tornozelos, cansaço excessivo, falta de ar, fezes claras ou pele e olhos amarelados.

Quem não deve tomar

O orlistate não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou amamentando, assim como por pessoas com problemas crônicos de absorção intestinal, diarreia, problemas na vesícula biliar ou por pessoas que tenham feito transplante de órgão ou que estejam em tratamento com ciclosporina.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao orlistate ou qualquer outro componente da fórmula. 

Veja outros exemplos de remédios para emagrecer.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2022.

Bibliografia

  • SAUNDERS, K. H.; et al. Obesity Pharmacotherapy. Med Clin North Am. 102. 1; 135-148, 2018
  • NARAYANASWAMI, V.; DWOSKIN, L. P. Obesity: Current and potential pharmacotherapeutics and targets. Pharmacol Ther. 170. 116-147, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • BRAY, G. A.; et al. Management of obesity. Lancet. 387. 10031; 1947-56, 2016
  • EMS S/A. Orlistate. 2015. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_orlistate_11125_1527.pdf>. Acesso em 06 abr 2022
  • GADDE, K. M.; et al. Obesity: Pathophysiology and Management. J Am Coll Cardiol. 71. 1; 69-84, 2018
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1313477 visualizações
  • Nutricionista ensina o melhor SUCO DETOX para emagrecer e desinchar

    10:54 | 705227 visualizações
  • 3 passos para emagrecer e perder barriga

    04:58 | 1331110 visualizações
  • Dicas para COMER BEM FORA DE CASA (e não engordar!)

    04:24 | 35597 visualizações
  • Emagrecer com Saúde

    03:12 | 436633 visualizações