Rybelsus: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Rybelsus é um antidiabético indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 mal controlada em adultos, devendo fazer parte de uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio contém semaglutida na sua composição que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, controlando a glicemia e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Leia também: Semaglutida: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/semaglutida

O Rybelsus pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg, e deve ser usado somente com orientação do endocrinologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Rybelsus é indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 mal controlada em adultos, nas seguintes situações:

  • Intolerância ou contraindicações para usar a metformina;
  • Junto com outros remédios para diabetes, como sulfonilureias ou insulina.

O Rybelsus deve ser usado junto com uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos, com acompanhamento médico regular para avaliar os níveis de açúcar no sangue, através dos exames de glicemia. Veja os valores de referência para glicemia.

Como funciona

O Rybelsus é um antidiabético da classe dos agonistas do receptor GPL-1, assim como o Ozempic, Wegovy, Saxenda, Trulicity e Victoza. Saiba como usar o Victoza.

Esse remédio é um hormônio sintético, semelhante ao glucagon produzido naturalmente pelo corpo, que age estimulando a produção e liberação de insulina pelo pâncreas e diminuindo a produção de glucagon.

Isso resulta em no melhor controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas, além de reduzir o esvaziamento gástrico após uma refeição, dando maior sensação de saciedade, o que diminui a ingestão de alimentos durante o dia.

Leia também: Ozempic: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/ozempic

Rybelsus para emagrecer

O Rybelsus não tem indicação para emagrecer, no entanto, pessoas diabéticas apresentaram uma perda de peso de cerca de 2 a 4 kg com durante o tratamento com Rybelsus, associado à dieta balanceada e exercícios físicos. Veja como deve ser a dieta para diabetes.

Isso porque o Rybelsus melhora o controle da glicemia e a saciedade após a alimentação, o que faz com que a pessoa ingira menos calorias durante o dia.

É importante ressaltar que o Rybelsus não tem indicação e aprovação da Anvisa para emagrecer, no entanto, a semaglutida injetável com o nome Wegovy é aprovada para a perda de peso. 

Leia também: Wegovy (semaglutida): para que serve e como usar tuasaude.com/wegovy

Como tomar

O Rybelsus deve ser tomado por via oral, com um copo de água, em jejum, no mínimo 30 minutos antes do café da manhã.

A posologia do Rybelsus para adultos é:

Comprimido de Rybelsus

Dose e Posologia

Rybelsus 3 mg

1 comprimido de Rybelsus 3 mg, 1 vez por dia, durante o 1º mês (semanas 1 a 4).

Rybelsus 7 mg

1 comprimido de Rybelsus 7 mg, 1 vez por dia, durante o 2º mês (semanas 5 a 8).

Rybelsus 14 mg

1 comprimido de Rybelsus 14 mg, 1 vez por dia, a partir do 3º mês (semana 9 em diante),se for necessário um controle glicêmico adicional.

A dose máxima diária do Rybelsus é de 14 mg por dia, e só deve ser aumentada a cada 4 semanas com orientação do endocrinologista.

Não é recomendado tomar 2 comprimidos de 7 mg para ter uma dose de 14 mg.

Caso o Rybelsus seja usado com outros remédios para diabetes, a dose dos outros remédios deve ser ajustada pelo endocrinologista, para reduzir o risco de hipoglicemia.

O que fazer se esquecer de tomar

No caso de esquecer de tomar o comprimido de Rybelsus, deve-se pular a dose esquecida e tomar o próximo comprimido no dia seguinte no horário programado normalmente.

Não se deve tomar dois comprimidos Rybelsus ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.

Rybelsus comprimido

O comprimido de Rybelsus tem uma cor branca a amarelo claro e formato oval, sendo que de um lado tem escrito a dose em mg e do outro lado escrito “novo”.

A cartela de Rybelsus possui diferentes cores de acordo com a dose do remédio, que são:

  • Rybelsus 3 mg: cartela verde;
  • Rybelsus 7 mg: cartela vermelha;
  • Rybelsus 14 mg: cartela azul.

A cartela de Rybelsus tem cores diferentes para não provocar confusão na hora de tomar o comprimido, tendo cada cartela 30 comprimidos, que dão para 1 mês de tratamento.

É importante sempre conferir a dose do Rybelsus antes de tomar, para garantir estar tomando a dose certa de acordo com o indicado pelo médico.

Rybelsus combo 3 mg + 7 mg

Rybelsus combo 3 mg + 7 mg é um programa de desconto do laboratório Novo Nordisk que fabrica esse medicamento.

Esse desconto é aplicado quando a pessoa compra os comprimidos de Rybelsus 3mg e Rybelsus 7 mg ao mesmo tempo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Rybelsus são: 

  • Náuseas, vômitos ou diarreia;
  • Excesso de gases, arrotos ou barriga inchada;
  • Perda do apetite ou dor de estômago;
  • Dor de cabeça ou tontura;
  • Dor de garganta ou coriza;
  • Cansaço.

Além disso, o Rybelsus pode causar hipoglicemia, principalmente quando usado junto com outros remédios antidiabéticos. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.

Embora seja mais raro, o Rybelsus também pode causar reação anafilática, pancreatite aguda ou obstrução intestinal. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro.

Leia também: Pancreatite aguda: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pancreatite-aguda

Quem não deve usar

O Rybelsus não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou pessoas com diabetes tipo 1 ou cetoacidose diabética.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à semaglutida ou qualquer outro componente dos comprimidos.

O Rybelsus também não deve ser usado por pessoas histórico pessoal ou familiar de câncer na tireoide ou neoplasia endócrina múltipla tipo 2.

Pessoas com problemas nos rins, pâncreas ou estômago, retinopatia diabética, que vão se submeter à cirurgia ou que estejam usando outros medicamentos ou fitoterápicos, devem informar sobre essas condições ao médico, antes de iniciar o uso de semaglutida.

Vídeos relacionados

Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber

11:38 | 19.165 visualizações

8 Melhores frutas para DIABETES

16:43 | 452.910 visualizações

MELHORES EXERCÍCIOS PARA DIABETES

03:55 | 361.402 visualizações

Alimentação para DIABÉTICO

03:14 | 1.362.764 visualizações