Ozempic: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Ozempic é um remédio indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 não controlada em adultos, quando não se pode tomar a metformina ou ainda pode ser usada junto com outros medicamentos para equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Composto pela substância semaglutida, o Ozempic age diminuindo os níveis de açúcar no sangue por estimular secreção do hormônio insulina e diminuir a de glucagon.

Leia também: Semaglutida: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/semaglutida

O Ozempic é encontrado na forma de canetas injetáveis em farmácias e drogarias, sendo vendido por meio da apresentação de receita médica, devendo ser usado com orientação do endocrinologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Ozempic é indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 não controlada com dieta e exercícios, tendo como benefícios:

  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Geralmente, o Ozempic é indicado quando a pessoa não tolera ou tem contraindicações para o uso da metformina ou pode fazer parte do tratamento da diabetes tipo 2 junto com outros remédios.

Entretanto, o uso do Ozempic deve ser sempre feito junto com uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, e orientação do endocrinologista. Veja como fazer uma dieta saudável.

Como funciona o Ozempic?

O Ozempic contém semaglutida, assim como o Rybelsus e Wegovy, uma substância que diminui os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, ao promover a secreção do hormônio insulina e diminuir a de glucagon, só quando a glicose está alta.

Leia também: Rybelsus: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/rybelsus

Ozempic para emagrecer

Embora não seja indicado para perda de peso, algumas pessoas diabéticas em tratamento com Ozempic podem emagrecer devido ao efeito colateral desse medicamento.

Isso acontece porque o Ozempic reduz a velocidade da digestão dos alimentos, diminuindo o apetite e a preferência por alimentos ricos em gordura e, consequentemente, reduzindo a ingestão de calorias.

No entanto, o Ozempic não deve ser usado para emagrecer, já que não possui autorização da Anvisa para este objetivo.

A semaglutida aprovada pela Anvisa para perda de peso é o Wegovy. Saiba como usar o Wegovy.

Leia também: 16 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais tuasaude.com/remedio-para-emagrecer

Como usar

O Ozempic deve ser usado através de aplicação da injeção subcutânea, ou seja, sob a pele da barriga, da coxa ou da parte superior do braço, 1 vez por semana. Veja como aplicar injeção sob a pele corretamente.

A posologia recomendada do Ozempic para adultos é:

Semana de tratamento Dose e posologia
1º mês (semanas 1 a 4) 0,25 mg de Ozempic em dose única, 1 vez por semana.
2º mês (semanas 5 a 8) 0,5 mg de Ozempic em dose única, 1 vez por semana.
3º mês (semana 9 em diante) 1,0 mg de Ozempic em dose única, 1 vez por semana, se for necessário um controle glicêmico adicional.

As injeções de Ozempic devem ser aplicadas no mesmo dia da semana, em qualquer horário do dia, junto ou não de uma refeição.

As mudanças de dose do Ozempic devem sempre ser feitas com orientação do endocrinologista após avaliar a resposta ao tratamento, níveis de glicose no sangue e surgimento de efeitos colaterais.

O que fazer em caso de esquecimento

No caso de esquecer de aplicar a dose semanal do Ozempic no dia e na hora corretos, pode-se aplicá-la imediatamente até no máximo 5 dias de esquecimento.

Após 5 dias de esquecimento, deve-se pular a dose esquecida e continuar o esquema semanal conforme programado.

Como aplicar o Ozempic

Para aplicar corretamente o Ozempic, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Retirar a tampa da caneta;
  2. Colocar uma agulha nova, rosqueando-a bem na ponta caneta;
  3. Tirar a tampa interna e externa da agulha;
  4. Girar o topo da caneta selecionando a dosagem recomendada pelo médico;
  5. Inserir a agulha na pele, injeções subcutâneas, sob a pele da coxa, barriga ou parte superior do braço, num ângulo de 90º;
  6. Pressionar o botão da caneta até o marcador de doses apresentar o número 0;
  7. Contar lentamente até 6 com o botão pressionado;
  8. Retirar a agulha da pele e soltar o botão;
  9. Colocar a tampa exterior da agulha e retirar a agulha;
  10. Colocar a tampa da caneta.

Após a aplicação do Ozempic, a agulha utilizada deve ser descartada em recipientes resistentes, como latas ou garrafa pet, por exemplo, e depois levados a postos de coleta de injeções, em farmácias, drogarias ou postos de saúde.

Cuidados ao usar o Ozempic

Ao usar o Ozempic, deve-se ter o cuidado de armazená-lo corretamente, de forma a preservar a semaglutida e o efeito do remédio.

Antes de iniciar o uso da caneta, deve-se armazená-la na geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC, sendo aconselhado não guardar na porta da geladeira, pois ao abrir e fechar a porta constantemente, pode causar variações de temperatura no Ozempic.

Durante o uso do Ozempic, a caneta pode ser armazenada na geladeira ou fora da geladeira em temperatura menor que 30ºC, longe do calor e da luz.

Além disso, depois de iniciado o uso da caneta de Ozempic, a validade é de 6 semanas, devendo ser descartada após esse prazo.

Não congelar a caneta de Ozempic e não usar se o líquido da caneta estiver congelado.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais mais comuns do Ozempic são sensação de enjoo, vômito, dor de cabeça e diarreia.

O Ozempic também pode causar má digestão, dor de estômago, refluxo ou azia, prisão de ventre, arrotos, tontura, cansaço, perda de apetite, perda de peso, gases intestinais, pedra na vesícula e aumento de enzimas pancreáticas.

Além disso, o Ozempic também pode causar hipoglicemia em pessoas com diabetes, que usam ou não medicamentos contendo sulfonilureia ou insulina.

Os efeitos colaterais menos comuns incluem alteração no gosto de alimentos, batimentos cardíacos acelerados, pancreatite, retinopatia, gastroparesia, obstrução intestinal e reações no local da injeção, como mancha roxa, dor, irritação ou coceira.

Cabeça de Ozempic

A "cabeça de Ozempic" é um termo popular que surgiu nas redes sociais devido ao tamanho desproporcional da cabeça em relação ao corpo em pessoas que usam esse medicamento.

Entretanto, o Ozempic não causa o aumento da cabeça. Esse resultado pode surgir em pessoas com o rosto ou a cabeça mais robustos ou "cheinhos" que, com a perda de peso corporal, mantêm o tamanho da cabeça, provocando essa diferença.

Rosto de Ozempic

Outro termo popular é o "rosto de Ozempic", ou "Ozempic face", que corresponde ao envelhecimento ou flacidez facial provocado pela perda de peso rápida, devido a perda de gordura e musculatura facial.

Ozempic causa efeito rebote?

O Ozempic pode causar efeito rebote, sendo caracterizado pelo ganho do peso perdido ou até mais após o término do tratamento.

O efeito rebote acontece principalmente em pessoas que mudam a dosagem ou param de usar o remédio sem a orientação do médico.

Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebote

Quem não pode usar

O Ozempic não pode ser usado por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, pessoas com diabetes tipo 1 ou cetoacidose diabética.

Mulheres grávidas ou amamentando também não devem usar o Ozempic, pois ainda não se sabe se esse medicamento afeta o bebê ou se passa para o leite.

Pessoas que farão uma cirurgia com anestesia, que usam medicamentos fitoterápicos ou remédios, principalmente contendo varfarina ou anticoagulantes, devem falar com o médico antes de usar o Ozempic.

Além disso, se a pessoa ou familiar já teve carcinoma medular de tireoide, ou se a pessoa apresentar neoplasia endócrina múltipla tipo 2, deve conversar com o médico antes de usar o Ozempic.

Dúvidas comuns sobre o Ozempic

Algumas dúvidas comuns sobre o Ozempic são:

1. O que é Ozempic natural?

O "Ozempic natural" é um termo popular que surgiu nas redes sociais para indicar possíveis opções naturais, como a berberina, que promovem o mesmo efeito desse medicamento.

Isso acontece porque a berberina pode complementar o tratamento da diabetes, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, quando usada com orientação médica.

2. Ozempic precisa de receita?

Sim, o Ozempic precisa de receita médica, porque este medicamento é de uso injetável, além de ser contraindicado em algumas situações e poder causar efeitos colaterais sérios.

Leia também: Para comprar Ozempic precisa de receita? tuasaude.com/medico-responde/ozempic-precisa-de-receita

3. O que é super Ozempic?

O "super Ozempic" é um novo medicamento chamado VK2735 que pode ajudar no emagrecimento, promovendo a queima de gordura corporal até 5x mais rápido que os medicamentos atuais.

No entanto, esse medicamento ainda está em fase de testes e, por isso, não tem data para ser vendido.

4. O que é Ozempic manipulado?

O Ozempic manipulado é uma versão do produto original produzido em farmácias de manipulação.

No entanto, a Novo Nordisk, que é a fabricante desse medicamento afirmou que não fornece ou autoriza a semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outro fabricante, além de não ser autorizado e regulado pela Anvisa.

Assim, por ser irregular, o Ozempic manipulado não possui garantia de eficácia, segurança e qualidade, podendo causar risco e ameaça à saúde.

5. Ozempic causa depressão?

Até o momento não foi identificado que o Ozempic ou outros medicamentos contendo semaglutida, causem depressão.

No entanto, é importante sempre falar com o médico se apresentar desenvolvimento ou piora da depressão, pensamentos suicidas ou qualquer alteração no humor ou comportamento.

6. O que são seios de ozempic?

Os "seios de Ozempic" são sinais de flacidez que podem surgir nas mamas de algumas mulheres como efeito colateral desse medicamento.

Isso acontece porque a perda rápida de peso corporal também provoca uma perda de gordura nos seios, diminuindo o volume e a firmeza.

Vídeos relacionados

Remédios para EMAGRECER: o que você precisa saber

11:38 | 19.132 visualizações

5 passos para controlar a vontade COMER DOCES

11:22 | 58.985 visualizações