O que você precisa saber?

Como tratar a Lombalgia para combater a Dor

O tratamento para a lombalgia pode ser feito com bolsas de água quente, massagens, alongamentos e remédios sob orientação médica. Isso ajuda a desinflamar a região, alongando os músculos, combatendo a dor nas costas e devolvendo a integridade da coluna.

A lombalgia é na verdade a dor no fundo das costas que nem sempre tem uma causa específica, sendo resultado do sedentarismo, má postura, alterações posturais e sobrecarga da coluna, que é mais comum após os 40 anos de idade, embora possa surgir em pessoas mais novas. Nem sempre é possível encontrar o ponto exato da dor e por isso a pessoa queixa-se de dor em toda a parte final da coluna e os exames de imagem como Raio X e Ressonância magnética nem sempre mostram alterações.

Alguns locais que podem ser afetados e causar lombalgia são o disco intervertebral, articulação sacroilíaca, músculos, fáscias, ossos, nervos e meninges e algumas causas de lombalgia incluem hérnia de disco, artrose, síndrome miofascial e artrite reumatoide. Nestes casos é importante descobrir a causa da dor e direcionar assim o tratamento para que este seja eficaz.

Como tratar a Lombalgia para combater a Dor

Tratamento caseiro para dor na coluna lombar

Algumas estratégias que se pode adotar em casa para aliviar a dor na coluna de forma geral são:

  • Colocar uma bolsa de água quente na região deixando atuar por cerca de 20 minutos. O ideal é ficar deitado de bruços, com uma almofada baixa sob o abdômen e colocar a bolsa térmica no local da dor.
  • Colocar emplastros de medicamentos como Salompas pode ser útil para aliviar a dor muscular e facilitar o dia a dia, estes podem ser encontrados em farmácias e drogarias e não precisam de receita médica. A pomada de Voltaren ou Cataflam também podem aliviar a dor na coluna;
  • Fazer alongamentos para coluna deitando de barriga para cima e sobrar as pernas, levando os joelhos em direção ao peito. Você pode fazer esse movimento com apenas 1 perna ou com as 2 ao mesmo tempo;
  • Repousar evitando fazer exercícios ou atividades de grande esforço ou de esforço repetitivo.

A posição do repouso também é importante para o controle da dor lombar e por isso é mais indicado que a pessoa durma deitada de lado com a cabeça sob um travesseiro e que tenha outro travesseiro entre as pernas para posicionar melhor o quadril. Um colchão firme também é uma boa estratégia para garantir melhores noites de sono. Confira as característica do melhor colchão e travesseiro para você aqui.

Fisioterapia para lombalgia

A fisioterapia é sempre indicada para o tratamento da dor nas costas em qualquer idade porque além de contribuir para alívio dos sintomas também ajuda a evitar o retorno da dor. Cada pessoa precisa ser avaliada pessoalmente pelo fisioterapeuta que indicará o tratamento mas algumas opções incluem:

  • Recursos térmicos, como uso de bolsas de água morna;
  • Equipamentos como ultrassom, ondas curtas, luz de infravermelho, TENS;
  • Exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.

Os exercícios de alongamento devem ser realizados diariamente e trazem alívio da dor em poucos minutos mas quando a dor estiver controlada, para evitar o retorno da dor é recomendado investir em aulas de reeducação postural global e Pilates Clínico porque assim é possível fazer um ajuste global de todas as articulações no corpo, melhorando a flexibilidade e a amplitude dos movimentos e principalmente fortalecendo os músculos mais profundos do corpo que são responsáveis pela manutenção do corpo ereto e em movimento.

Um cuidado especial deve ser dado ao músculo transverso abdominal porque ele juntamente com o pavimento pélvico e com o psoas formam um cinturão de força que estabilizam a coluna lombar, protegendo-a durante os movimentos. Estudos indicam que este músculo encontra-se inativo em praticamente todas as pessoas com lombalgia e por isso a sua reativação é tão importante para proteger a coluna e assim evitar o retorno da dor lombar. Você pode conferir alguns exercícios de Pilates Clínico que ajudam a fortalecer o transverso abdominal aqui

Mais sobre este assunto:
Carregando
...