Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para lombalgia

O tratamento para a lombalgia pode ser feito com bolsas de água quente, massagens, alongamentos e remédios sob orientação médica, o que ajuda a desinflamar a região, alongando os músculos, combatendo a dor nas costas e devolvendo a integridade da coluna.

A lombalgia é na verdade a dor no fundo das costas que nem sempre tem uma causa específica, podendo ser resultado de doenças como artrose da coluna e hérnia de disco ou de condições como sedentarismo, má postura, e sobrecarga da coluna, além que é mais comum após os 40 anos de idade, embora possa surgir em pessoas mais novas.

Tratamento caseiro para lombalgia

Tratamento caseiro para dor na coluna lombar

Algumas estratégias que se pode adotar em casa para aliviar a dor na coluna de forma geral são:

  • Colocar uma bolsa de água quente na região deixando atuar por cerca de 20 minutos. O ideal é ficar deitado de bruços, com uma almofada baixa sob o abdômen e colocar a bolsa térmica no local da dor.
  • Colocar emplastros de medicamentos como Salompas pode ser útil para aliviar a dor muscular e facilitar o dia a dia, estes podem ser encontrados em farmácias e drogarias e não precisam de receita médica. A pomada de Voltaren ou Cataflam também podem aliviar a dor na coluna;
  • Fazer alongamentos para coluna deitando de barriga para cima e sobrar as pernas, levando os joelhos em direção ao peito. Você pode fazer esse movimento com apenas 1 perna ou com as 2 ao mesmo tempo;
  • Repousar evitando fazer exercícios ou atividades de grande esforço ou de esforço repetitivo.
  • Posicionar bem a coluna durante o repouso, sendo indicado que a pessoa durma deitada de lado com a cabeça sob um travesseiro e que tenha outro travesseiro entre as pernas para posicionar melhor o quadril. Um colchão firme também é uma boa estratégia para garantir melhores noites de sono. Confira as característica do melhor colchão e travesseiro para você aqui.

Em momentos de crises de dor, pode ser necessário o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, em comprimidos, injeções ou pomada para aliviar os sintomas. Confira em remédios para combater a lombalgia

Fisioterapia para lombalgia

A fisioterapia é sempre indicada para o tratamento da dor nas costas em qualquer idade porque além de contribuir para alívio dos sintomas também ajuda a evitar o retorno da dor. Cada pessoa precisa ser avaliada pessoalmente pelo fisioterapeuta que indicará o tratamento mas algumas opções incluem:

  • Recursos térmicos, como uso de bolsas de água morna;
  • Equipamentos como ultrassom, ondas curtas, luz de infravermelho, TENS;
  • Exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.

Os exercícios de alongamento devem ser realizados diariamente e trazem alívio da dor em poucos minutos, mas, quando a dor estiver controlada, é recomendado investir em aulas de reeducação postural global e Pilates Clínico porque assim é possível fazer um ajuste global de todas as articulações no corpo, melhorando a flexibilidade e a amplitude dos movimentos e principalmente fortalecendo os músculos mais profundos do corpo que são responsáveis pela manutenção do corpo ereto e em movimento.

Um cuidado especial deve ser dado ao músculo transverso abdominal porque ele juntamente com outros músculos do abdome e peleve, formam um cinturão de força que estabilizam a coluna lombar, protegendo-a durante os movimentos. Você pode conferir alguns exercícios de Pilates Clínico que ajudam fortalecer os músculos e combater a dor nas costas.

Veja, também, alguns truques caseiros que podem aliviar a dor ligeira:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...