5 formas para eliminar gases presos rapidamente

Atualizado em agosto 2023

Existem várias formas de eliminar os gases intestinais presos, porém uma das mais simples e práticas consiste em tomar um chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desta forma é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural, enquanto se caminha.

Nos casos em que não é possível eliminar os gases apenas com o uso deste chá, pode ser necessário realizar massagens abdominais para evitar o acúmulo excessivo de gases que pode provocar dores muito agudas, que podem até ser confundidas com infarto. Saiba reconhecer os sintomas de gases para não confundir com infarto.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

1. Pressionar o abdômen

Imagem ilustrativa número 1

Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. Para isso, deve-se deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, fazendo pressão na região. Esta também é uma ótima opção para eliminar gases em bebês e crianças, pois não apresenta qualquer tipo de risco para saúde.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Fazer uma massagem abdominal

Imagem ilustrativa número 2

Outra alternativa muito eficiente é fazer uma massagem abdominal, com movimentos circulares suaves, na direção de cima para baixo, como se estivesse empurrando os gases para fora do corpo.

3. Tomar chás contra gases

youtube image - 3 chás mais poderosos para acabar com os gases

Tomar o chá de erva-cidreira com funcho ao longo do dia, também é uma boa opção porque possui propriedade antiespasmódica que, além de eliminar os gases, ajuda a diminuir a dor em forma de pontada na região abdominal. Além disso, a água presente no chá ajuda a hidratar o bolo fecal, o que contribui para soltar o intestino. O chá de carqueja também é uma boa opção, assim como o de gengibre. Veja como preparar os remédios caseiros para gases.

4. Tomar um suco laxante

Tomar um copo de suco de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, pela manhã é uma boa estratégia para começar bem o dia, e conseguir combater o intestino preso. Basta preparar o suco batendo os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar.

O suco de laranja também é uma boa opção para ir tomando ao longo do dia e optar por passar o dia comendo apenas frutas também pode ajudar a soltar o intestino, mas isso não deve ser feito por mais de 1 dia porque esta é uma dieta muito restritiva. Confira mais exemplos de frutas laxantes.

5. Usar um remédio de farmácia

Outra forma de conseguir eliminar os gases é recorrer aos remédios de farmácia, que podem ser comprados sem receita médica, mas com indicação do farmacêutico. Os remédios podem fazer com que os gases saiam do organismo, alguns exemplos são Simeticona (Luftal), Carvão vegetal ou Almeida Prado 48. Veja mais exemplos de remédio para gases.

Se mesmo ao seguir estas orientações, a pessoa ainda continuar com gases presos e sofre de prisão de ventre, pode-se fazer um clister em casa para eliminar as fezes e juntamente os gases. Para isso deve-se comprar na farmácia um remédio em forma de supositório que deve ser introduzido pelo ânus e que depois de alguns minutos provoca a eliminação de uma grande quantidade de fezes, o que limpa o intestino e elimina completamente os gases presos, trazendo alívio dos sintomas de forma rápida e eficiente. Saiba como fazer um clister em casa.