Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Torção do testículo: o que é e o que fazer

O que se deve fazer em caso de suspeita de torção do testículo é ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar um urologista, assim que surgem os primeiros sintomas como dor forte nos testículos, inchaço ou sensibilidade ao toque.

Normalmente, a torção testicular é um problema raro que surge antes dos 25 anos de idade quando um testículo torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue e podendo provocar lesões graves no testículo.

A torção do testículo é uma emergência médica pois é necessário iniciar o tratamento até 12 horas após o surgimento dos sintomas para evitar o desenvolvimento de danos que podem levar a infertilidade.

Fotos da torção do testículo

Testículo normalTestículo normal
Torção do testículoTorção do testículo

O que causa torção no testículo

A principal causa da torção dos testículos é um problema genético que provoca enfraquecimento do tecido que suporta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção do cordão espermático.

Além disso, a torção testicular também pode surgir após trauma nos testículos devido a acidentes ou pontapés, por exemplo, após atividade vigorosa ou durante a adolescência, quando o crescimento é muito rápido.

Tratamento para torção do testículo

O tratamento para torção do testículo deve ser feito o mais rápido possível no hospital com cirurgia para colocar o testículo no local correto e permitir a passagem de sangue, evitando a morte do órgão.

A cirurgia para torção do testículo é feita sob anestesia geral e, normalmente, só é preciso retirar completamente o testículo afetado caso tenham passado mais de 12 horas após o surgimento dos sintomas. Porém, nestes caso, é raro o surgimento de infertilidade uma vez que o problema raramente afeta os dois testículos, permitindo manter um testículo saudável.

Sintomas da torção do testículo

Os sintomas mais comuns da torção do testículo incluem:

  • Dor intensa e repentina nos testículos;
  • Inchaço e aumento da sensibilidade no escroto;
  • Presença de um testículo mais elevado do que o outro;
  • Dor na barriga ou nas virilhas;
  • Dor forte ao urinar;
  • Náuseas, vômitos e febre.

A torção do testículo nas crianças e adolescentes é mais frequente durante a noite e, nestes casos, é comum que a dor seja tão intensa que acorda o menino do sono.

Quando surgem estes sintomas é recomendado ir o mais rápido possível ao pronto-socorro para fazer uma ultrassonografia, diagnosticar a torção testicular e iniciar o tratamento adequado.

Veja o que podem ser outras causas de dor em: Dor nos testículos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...