Torção testicular: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão clínica: Rodolfo Favaretto
Urologista
setembro 2022
  1. Sintomas
  2. Causas
  3. Tratamento

A torção testicular é uma situação de emergência em que o testículo se torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue e podendo causar lesões graves, se não for identificada e tratada rapidamente.

Embora pouco frequente, a torção testicular é mais comum em bebês com menos de dois anos ou crianças entre os 12 e os 18 anos. O principal sintoma de torção do testículo é a dor intensa que surge de forma repentina e que pode irradiar para a virilha. Além disso, pode ainda haver inchaço e vermelhidão do escroto.

Na presença de sintomas suspeitos de torção testicular, é importante ir a uma emergência médica imediatamente, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente inclui cirurgia.

Sintomas da torção testicular

A torção testicular pode causar sinais e sintomas como:

  • Dor intensa e repentina nos testículos;
  • Inchaço do saco escrotal;
  • Aumento da sensibilidade no escroto;
  • Presença de um testículo mais elevado que o outro;
  • Dor na barriga ou nas virilhas;
  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Febre.

A torção do testículo nas crianças e adolescentes é mais frequente durante a noite e, nestes casos, é comum que a dor seja tão intensa que acorda o menino do sono.

Quando surgem sintomas indicativos de torção testicular é recomendado ir o mais rápido possível ao pronto-socorro para fazer uma avaliação médica e exame físico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da torção testicular é feito pelo urologista através do exame físico dos testículos, bolsa escrotal, virilha e abdômen, e avaliação dos sintomas.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como ultrassom testicular e exame de urina para verificar a presença de alguma infecção, e descartar outras condições de saúde que podem ter sintomas semelhantes, como epididimite, orquite, hidrocele ou tumor.

Principais causas

A principal causa da torção testicular é uma má implantação do tecido que sustenta os testículos, permitindo que possam rodar livremente dentro do escroto e levando ao surgimento da torção.

No entanto, a torção testicular também pode surgir após trauma nos testículos durante a adolescência, quando o crescimento é muito rápido, ou ser consequência da prática frequente de atividades esportivas que aumentam o risco de torção, como ciclismo ou patinação, por exemplo. Conheça outras possíveis causas de dor no testículo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para torção testicular deve ser feito o mais rápido possível em hospital com cirurgia para colocar o testículo na posição correta e permitir a passagem de sangue, evitando a morte do órgão.

A cirurgia para torção do testículo é feita sob raquianestesia e, normalmente, só é preciso retirar o testículo afetado caso tenha passado mais de 6 horas após o surgimento dos sintomas e apresente sinais de isquemia e necrose. Porém, nestes caso, é raro o surgimento de infertilidade uma vez que o problema raramente afeta os dois testículos, permitindo manter um testículo saudável.

Em alguns casos, o médico pode realizar a distorção manual, no entanto apenas nos casos em que a pessoa consegue suportar a dor. Porém, a distorção manual não representa um tratamento definitivo, podendo o testículo torcer novamente e, por isso, o tratamento mais indicado é a cirurgia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão clínica por Rodolfo Favaretto - Urologista, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • SHARP, V. J.; et al. Testicular torsion: diagnosis, evaluation, and management. Am Fam Physician. 88. 12; 835-40, 2013
  • KEAYS, M.; ROSENBERG, H. Testicular torsion. CMAJ. 191. 28; E792, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • KUMAR, M.; GAUTAM, V. Testicular Torsion. N Engl J Med. 385. 17; 1603, 2021
  • SCHICK, M. A.; STERNARD, B. T. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Testicular Torsion. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448199/>. Acesso em 12 set 2022
  • LOPES, MAURO T.; SOUZA, NOSLEN R.; NETO, VICENTE C.; NORONHA, JORGE ANTÔNIO P. Torção do testículo. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/04/882867/torcao-de-testiculo-artigo-de-revisao.pdf>. Acesso em 11 mai 2021
Revisão clínica:
Rodolfo Favaretto
Urologista
Médico formado pela Universidade de Ribeirão Preto com CRM-SP 133358 e especialista em Urologia desde 2016 pela Sociedade Brasileira de Urologia.