Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Forte dor abdominal e sangramento podem indicar Gravidez Ectópica

Intensa dor abdominal e perdas de sangue pela vagina são os principais sintomas de gravidez ectópica, que é quando o embrião está se desenvolvendo fora do útero.

Em cerca de 95% das vezes quando o embrião não encontra-se dentro do útero, ele está na trompas, mas ele também pode se desenvolver na cavidade abdominal, no ovário, no ligamento largo, no colo do útero ou no interstício tubário. E saber exatamente onde o embrião está é importante para saber qual o melhor tratamento, já que quando está na cavidade abdominal a gravidez pode continuar embora seja uma situação rara e delicada.

Forte dor abdominal e sangramento podem indicar Gravidez Ectópica

Sintomas da gravidez ectópica 

A gravidez ectópica rota é quando o embrião está se desenvolvendo nas trompas e já é grande o suficiente para romper a trompa da mulher. Neste caso a mulher apresenta os seguintes sinais e sintomas:

  • Dor abdominal intensa, somente de um lado da barriga;
  • Sangramento vaginal irregular, especialmente entre a 5º e 14º semana de gestação;
  • Sensação de peso na vagina;
  • Forte dor à palpação do útero;
  • Abdomen inchado;
  • Exame Beta HCG geralmente é negativo.

No caso da gravidez fora do útero, mas sem sinais de ruptura das trompas, os sintomas podem ser:

  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Sangramento vaginal após a última menstruação;
  • Forte dor à palpação do útero;
  • Dor durante o contato íntimo ou durante o exame pélvico;
  • Exame Beta HCG geralmente é positivo.

Em caso de suspeita deve-se ir imediatamente para o hospital para que o médico faça uma ultrassonografia que poderá confirmar a gravidez ectópica e indicar o tratamento mais adequado para solucionar o problema. A melhor forma de saber se o embrião está se desenvolvendo fora do útero é através da ultrassonografia realizada pelo médico porque nem sempre o exame Beta HCG dá resultado positivo.

Até quando pode ser gravidez ectópica?

A gravidez nas trompas ou nos ovários pode se desenvolver até as 14 semanas de gestação, e caso isso aconteça não é possível salvar a vida deste embrião pois não existem medicamentos, nem procedimentos que possam deslocar o embrião das trompas para o útero. Quando a gravidez ectópica se desenvolve em outros locais que não seja nas trompas, como na cavidade abdominal ela pode ser descoberta mais tarde, mas sempre através do ultrassom.

Como é feito o tratamento

O tratamento para gravidez ectópica deve ser orientado por um obstetra, porque depende da exata localização do embrião, mas pode ser feito com o uso de remédios para promover o aborto ou cirurgia para retirada do embrião e reconstrução da tuba uterina, por exemplo.

Em alguns casos, quando a gravidez ectópica é descoberta antes das 8 semanas de gestação, e o embrião é muito pequeno, o médico pode indicar a toma de medicamento chamado Metotrexato para induzir o aborto, mas quando a gravidez está mais avançada, deve ser realizada uma cirurgia para sua retirada. 

Saiba mais detalhes do tratamento em caso de gravidez ectópica.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...