Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor de cabeça constante: 7 causas e como aliviar

A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade. Por exemplo, a dor de cabeça constante que surge numa região específica da cabeça, como a parte frontal, o lado direito ou o lado esquerdo, muitas vezes está relacionada à enxaqueca, já a dor de cabeça que é acompanhada de tontura pode se sinal de pressão alta ou, até, de gravidez.

No entanto, a dor de cabeça também pode estar relacionada a alguns problemas de saúde, como gripe, problemas de visão ou alterações hormonais e, assim, sempre que é muito forte ou sempre que demora mais de 3 dias para desaparecer é aconselhado consultar um clínico geral, para identificar a possível causa e iniciar o tratamento adequado. 

Veja como identificar e tratar cada tipo de dor de cabeça.

Dor de cabeça constante: 7 causas e como aliviar

A seguir estão algumas das causas mais comuns para o aparecimento de dor de cabeça constante:

1. Calor

O calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes na cabeça, resultando em dor de cabeça;

2. Problemas de visão

Os problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça, principalmente em crianças, pois faz com que a pessoa force a visão para enxergar as coisas. Conheça outras causas de dor de cabeça em criança.

3. Estresse ou ansiedade

Nas situações de estresse ou ansiedade, a pessoa costuma não conseguir dormir direito e tem a mente sempre ativa, o que prejudica a concentração em algumas situações. O corpo e a mente cansada favorecem a dor de cabeça, que pode ser interpretada como uma tentativa do corpo de que é preciso relaxar.

4. Alimentação

Em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate, por exemplo, podem resultar em dor de cabeça. Por outro lado, quando a pessoa não come, ou seja, fica em jejum, pode também resultar em dor de cabeça constante, já que há hipoglicemia.

5. Doenças

Alguns problemas de saúde como resfriado, sinusite e dengue, por exemplo, podem ter como manifestação clínica a dor de cabeça constante que normalmente desaparece à medida que a doença é solucionada.

6. Bruxismo

O bruxismo é o ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite, o que pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar dor de cabeça todo dia.

7. Alterações hormonais

As alterações na concentração de hormônio circulante no sangue, principalmente na TPM e durante a gravidez, também podem provocar dor de cabeça.

Dor de cabeça constante: 7 causas e como aliviar

Como aliviar a dor de cabeça constante

Para aliviar a dor de cabeça que acontece todo dia, uma opção é realizar a massagem na cabeça. Além da massagem, podem ser adotadas outras estratégias para aliviar as dores de cabeça diárias como:

  • Colocar uma compressa gelada na cabeça, na testa ou na nuca, já que a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais aliviam a dor de cabeça;
  • Ficar num local calmo e tranquilo, ao abrigo da luz para conseguir descansar um pouco;
  • Beber um copo de água fresca com gotas de limão para reidratar o corpo;
  • Evitar ficar no sol por mais de 1 hora, mesmo com chapéu e óculos de sol;
  • Tomar um analgésico para dor de cabeça, como o Paracetamol, por exemplo;
  • Andar descalço na grama, por exemplo, para reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Tomar um chá de canela para acelerar a menstruação, se a causa da dor de cabeça for a TPM.

Seja qual for a causa da dor de cabeça, o uso de analgésicos por mais de 3 dias é desaconselhado, pois pode piorar a dor de cabeça. Veja algumas opções de remédios caseiros para dor de cabeça.

Adequar a alimentação também é muito importante porque determinados alimentos ajudam a prevenir a dor de cabeça. Assista o vídeo para saber como se alimentar:

Quando ir ao médico

É aconselhado ir ao clínico geral ou neurologista, quando há dor de cabeça todos os dias por mais de 5 dias. É importante avaliar se há outros sintomas envolvidos como alterações da visão ou perda do equilíbrio, por exemplo.

O médico poderá fazer diversas perguntas sobre o estado geral de saúde do indivíduo e solicitar exames para identificar a causa da dor de cabeça ou se corresponde a uma enxaqueca, por exemplo, podendo então orientar como aliviar e solucionar a dor de cabeça. Confira 5 passos para aliviar a dor de cabeça sem remédios.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem